Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Júnior, pleno e sênior: qual é a diferença entre esses níveis?

por Natália Plascak Jorge em 21/08/19 12 mil visualizações

junior, pleno e sênior

Muita gente por aí, na hora de procurar emprego ou até mesmo negociar uma promoção no trabalho, fica em dúvida sobre as diferenças dos níveis júnior, pleno e sênior

Para ajudar nas explicações dessas nomenclaturas dos cargos no mercado de trabalho, a Revista Quero procurou alguns especialistas que tiram de letra essas definições.

A analista de tendências da Glassdoor, Ana Prado, adianta: “de uma forma geral, esses cargos se diferenciam pelo nível de complexidade das tarefas, tempo de experiência e autonomia dos profissionais”. 

Diferenças entre júnior, pleno e sênior

  • Júnior
    Um cargo júnior executa funções de menor complexidade e tem menos autonomia para tomar decisões. Por estar em início de carreira, não se exige desse profissional tantas competências técnicas. 
  • Pleno
    Já um profissional de nível pleno está há mais tempo no mercado e executa tarefas de maior complexidade. Espera-se que ele demonstre maior maturidade profissional e seu poder de decisão é intermediário. 
  • Sênior
    Um profissional sênior é aquele que demonstra boa capacidade não apenas de executar tarefas ainda mais complexas, mas também de planejamento e liderança. Para isso, costuma-se exigir um nível maior de maturidade técnica e também emocional, além de se esperar que seja um bom tomador de decisões.

Como se tratam de diferentes responsabilidades e atividades, a remuneração desses profissionais também costuma sofrer distinções. "Os salários são diferentes. De forma geral, o salário do sênior é três a quatro vezes maior que o do júnior", lembra o coordenador do Progep-FIA (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas), professor Joel de Souza Dutra.

Como identificar se você é júnior, pleno ou sênior

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana. 

Além disso, você pode consultar outros profissionais do mercado que trabalham ou já trabalharam com você para pedir uma opinião. “Busque entender quais são as competências específicas exigidas para cargos de diferentes níveis em sua própria área. Isso é possível lendo descrições de vagas ou conversando com profissionais para entender melhor como é sua rotina de trabalho. Fazer essa análise é importante não só para entender em que nível você se encaixa, mas também para identificar pontos de melhoria que irão lhe possibilitar crescer na carreira”, destaca a analista de tendências. 

É importante ter em mente também que, quando o assunto é mudança, nem sempre se consegue algo rapidamente. "Sair de um degrau para outro não acontece do dia para a noite. O usual é a pessoa incorporar gradativamente maior complexidade em suas atribuições e responsabilidades e aproximar-se cada vez mais do degrau seguinte", completa Joel.

Para isso, existe bastante aprimoramento profissional que pode até ser alcançado com uma graduação ou pós-graduação. Se você precisa de uma força para pagar, não se esqueça de que o Quero Bolsa pode ajudar!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54