Os níveis de inglês indicam o grau de conhecimento que uma pessoa possui sobre a língua. Para identificá-los, geralmente, os estudantes do idioma fazem uma prova para avaliar seus conhecimentos de gramática do idioma.
Além disso, muitas vezes é necessário participar de uma conversa com o coordenador ou algum professor de uma escola de inglês (considerando as habilidades de fala, compreensão e escrita).
Saber exatamente em qual nível a pessoa se encaixa pode ser uma tarefa difícil e variar bastante de escola para escola, afinal, cada uma segue uma metodologia de ensino e um padrão de exigência.
Muita gente por aí pode ficar em dúvida sobre quais são os níveis de inglês e o que eles representam. Basicamente, eles podem ser divididos em:
Nível básico
Nível intermediário
Nível avançado
Algumas escolas apresentam algumas variações, principalmente envolvendo o nível intermediário, e possuem também os níveis pré-intermediário e intermediário superior. Outras possuem ainda o pós-avançado.
Em cada um dos níveis de inglês, é possível saber quais são as habilidades que as pessoas, normalmente, dominam em relação ao idioma.
Nível básico Quando a pessoa está no nível básico de inglês, ela consegue entender e usar expressões simples. É capaz de se apresentar e apresentar outras pessoas, perguntar e responder questões como lugar em que vive, idade e coisas das quais mais gosta. A comunicação, geralmente, é lenta e com grandes pausas.
Nível intermediário Aqueles que chegaram ao nível intermediário de inglês têm mais facilidade de se virarem na língua. Compreendem bem assuntos mais complexos e conseguem se comunicar de uma forma fluída na maioria das vezes, mas ainda apresentam um certo receio na hora de falar.
Nível avançado No nível avançado, existe bastante confiança e clareza na comunicação. A fluência e a espontaneidade são características fortes em uma pessoa que atingiu esse nível do idioma. A utilização da língua acontece de uma forma natural nos mais diversos ambientes (sociais, acadêmicos e profissionais).
Lembre-se: esses níveis indicam o conhecimento sobre o idioma e não se o curso oferece um pacote de serviços simples ou complexo, melhor ou pior, ok?
A1, A2, B1, B2, C1 e C2: níveis de inglês segundo o CEFR
Para estudar ou trabalhar no exterior, a coisa fica um pouco diferente. Existe um parâmetro internacional medido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).
Dessa forma, há uma padronização e condições de igualdade na hora de avaliar os níveis de inglês. De acordo com esse quadro, são seis níveis em que uma pessoa pode ser classificada:
A1 – Iniciante (Beginner)
A2 – Básico (Elementary)
B1 – Intermediário (Intermediate)
B2 – Intermediário avançado (Uper Intermediate)
C1 – Avançado (Advanced)
C2 – Proficiente/Fluente (Proficient)
Nível A
O “A” se refere aos níveis iniciais e básicos do inglês. Quem tem esse nível é capaz de compreender e utilizar expressões do dia a dia para suprir necessidades básicas. São pessoas que estão tendo um primeiro contato com a língua e se comunicam para trocas rápidas de informações.
Nível B
O “B” mostra que a pessoa já possui um pouco mais de conhecimento e entendimento sobre idioma. O B1 é o nível intermediário, em que existe uma compreensão maior sobre assuntos mais conhecidos.
Nível B2 de inglês
Segundo a escala do CEFR, o nível B2 de inglês é descrito como um nível intermediário-alto e representa aqueles com uma independência maior e entendem textos mais difíceis. Nesse nível, há uma espontaneidade maior com os nativos sem aquela preocupação durante a conversa.
Uma pessoa que possui o nível B2 de inglês é capaz de, por exemplo:
Compreender as ideias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas em sua área de especialização.
Comunicar-se com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com falantes nativos sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores.
Produzir textos claros e detalhados sobre uma ampla variedade de assuntos e explicar um ponto de vista sobre um tema fornecendo as vantagens e desvantagens de várias opções.
Compreender as ideias principais de programas de TV e filmes sobre assuntos atuais e culturais
Compreender e participar de negociações e reuniões de trabalho em inglês
O “C” indica o nível mais alto dessa classificação. No C1, compreende-se textos mais longos e complexos e existe fluência e espontaneidade na hora de se comunicar. No C2, a pessoa domina plenamente o inglês e entende sem esforço praticamente tudo que escuta ou lê.
Assim que você termina a prova, fica sabendo o número de questões que acertou e a indicação do teste de proficiência mais adequado para você fazer.
A prova não é um exame Cambridge English. As pontuações e os níveis do teste são aproximados. Sua pontuação neste teste não pode ser utilizada como prova de qualificação formal no idioma.
Na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% para vários níveis de estudo. Basta entrar na plataforma, selecionar o curso do seu interesse e ver as oportunidades disponíveis.