logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Idiomas

Níveis de inglês: veja quais são e descubra o seu

por Natália Plascak Jorge em 24/04/19 5,6 mil visualizações

Atualizado em 15/04/2024

Os níveis de inglês indicam o grau de conhecimento que uma pessoa possui sobre a língua. Para identificá-los, geralmente, os estudantes do idioma fazem uma prova para avaliar seus conhecimentos de gramática do idioma.

Além disso, muitas vezes é necessário participar de uma conversa com o coordenador ou algum professor de uma escola de inglês (considerando as habilidades de fala, compreensão e escrita).

Saber exatamente em qual nível a pessoa se encaixa pode ser uma tarefa difícil e variar bastante de escola para escola, afinal, cada uma segue uma metodologia de ensino e um padrão de exigência.

Escada que demonstra os níveis de inglês em cada degrau: básico, intermediário e avançado

Leia mais:
11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês
+ Conheça 9 músicas indicadas para aprender inglês

Quais são os níveis de inglês?

Muita gente por aí pode ficar em dúvida sobre quais são os níveis de inglês e o que eles representam. Basicamente, eles podem ser divididos em:

  • Nível básico
  • Nível intermediário
  • Nível avançado

Algumas escolas apresentam algumas variações, principalmente envolvendo o nível intermediário, e possuem também os níveis pré-intermediário e intermediário superior. Outras possuem ainda o pós-avançado.

Encontre bolsas de estudo

Confira: 4 profissões para quem fala inglês
Descubra os melhores sites para aprender inglês sozinho

Níveis de inglês: qual a diferença de cada um?

Em cada um dos níveis de inglês, é possível saber quais são as habilidades que as pessoas, normalmente, dominam em relação ao idioma.

  • Nível básico
    Quando a pessoa está no nível básico de inglês, ela consegue entender e usar expressões simples. É capaz de se apresentar e apresentar outras pessoas, perguntar e responder questões como lugar em que vive, idade e coisas das quais mais gosta. A comunicação, geralmente, é lenta e com grandes pausas.
  • Nível intermediário
    Aqueles que chegaram ao nível intermediário de inglês têm mais facilidade de se virarem na língua. Compreendem bem assuntos mais complexos e conseguem se comunicar de uma forma fluída na maioria das vezes, mas ainda apresentam um certo receio na hora de falar.
  • Nível avançado
    No nível avançado, existe bastante confiança e clareza na comunicação. A fluência e a espontaneidade são características fortes em uma pessoa que atingiu esse nível do idioma. A utilização da língua acontece de uma forma natural nos mais diversos ambientes (sociais, acadêmicos e profissionais).

Lembre-se: esses níveis indicam o conhecimento sobre o idioma e não se o curso oferece um pacote de serviços simples ou complexo, melhor ou pior, ok?

Veja também:
+ Onde encontrar e como escolher um curso de inglês grátis
+ 9 séries para aprender inglês sozinho

A1, A2, B1, B2, C1 e C2: níveis de inglês segundo o CEFR

Para estudar ou trabalhar no exterior, a coisa fica um pouco diferente. Existe um parâmetro internacional medido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

Dessa forma, há uma padronização e condições de igualdade na hora de avaliar os níveis de inglês. De acordo com esse quadro, são seis níveis em que uma pessoa pode ser classificada: 

  • A1 - Iniciante (Beginner)
  • A2 - Básico (Elementary)
  • B1 - Intermediário (Intermediate)
  • B2 - Intermediário avançado (Uper Intermediate)
  • C1 - Avançado (Advanced)
  • C2 - Proficiente/Fluente (Proficient)

Professora de inglês ensinando sobre os níveis de inglês aponta para uma lousa, onde está escrito do you speak english

Nível A

O “A” se refere aos níveis iniciais e básicos do inglês. Quem tem esse nível é capaz de compreender e utilizar expressões do dia a dia para suprir necessidades básicas. São pessoas que estão tendo um primeiro contato com a língua e se comunicam para trocas rápidas de informações.

Nível B

O “B” mostra que a pessoa já possui um pouco mais de conhecimento e entendimento sobre idioma. O B1 é o nível intermediário, em que existe uma compreensão maior sobre assuntos mais conhecidos. 

Nível B2 de inglês

Segundo a escala do CEFR, o nível B2 de inglês é descrito como um nível intermediário-alto e representa aqueles com uma independência maior e entendem textos mais difíceis. Nesse nível, há uma espontaneidade maior com os nativos sem aquela preocupação durante a conversa.

Uma pessoa que possui o nível B2 de inglês é capaz de, por exemplo:

  • Compreender as ideias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas em sua área de especialização.
  • Comunicar-se com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com falantes nativos sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores.
  • Produzir textos claros e detalhados sobre uma ampla variedade de assuntos e explicar um ponto de vista sobre um tema fornecendo as vantagens e desvantagens de várias opções.
  • Compreender as ideias principais de programas de TV e filmes sobre assuntos atuais e culturais
  • Compreender e participar de negociações e reuniões de trabalho em inglês
Veja: 12 músicas da Beyoncé para estudar inglês
Loirinha no Brasil: veja 9 músicas da Taylor Swift para aprender inglês

Nível C

O “C” indica o nível mais alto dessa classificação. No C1, compreende-se textos mais longos e complexos e existe fluência e espontaneidade na hora de se comunicar. No C2, a pessoa domina plenamente o inglês e entende sem esforço praticamente tudo que escuta ou lê.

Fonte: Fundação Estudar

Fonte: Cambridge

Veja também: Aprenda inglês criando um caderno de vocabulário
Conheça as expressões em inglês mais usadas nas redes sociais

Descubra seu nível de inglês com esse teste

A Universidade de Cambridge disponibiliza em seu site uma prova que pode ajudar as pessoas a identificarem o seu nível de inglês e os testes de proficiências mais adequados para esse grau de conhecimento. 

Assim que você termina a prova, fica sabendo o número de questões que acertou e a indicação do teste de proficiência mais adequado para você fazer.

A prova não é um exame Cambridge English. As pontuações e os níveis do teste são aproximados. Sua pontuação neste teste não pode ser utilizada como prova de qualificação formal no idioma.

Estude inglês sem sair de casa

Saiba mais: "Oi" em inglês: 9 formas de como falar
Adjetivos em inglês: veja o que são, como usar, exemplos de frases e exercícios

Bolsas de estudo de até 80%

Na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% para vários níveis de estudo. Basta entrar na plataforma, selecionar o curso do seu interesse e ver as oportunidades disponíveis.

Encontre bolsas de estudo


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54