Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Idiomas

Níveis de inglês: entenda as etapas de aprendizagem do idioma

por Natália Plascak Jorge em 24/04/19 1,2 mil visualizações


Os níveis de inglês indicam o grau de conhecimento que uma pessoa possui sobre a língua. Para identificá-los, geralmente, os estudantes do idioma fazem uma prova (avaliando conhecimentos de gramática) e participam de uma conversa com o coordenador ou algum professor de uma escola de inglês (considerando as habilidades de fala, compreensão e escrita).

Saber exatamente em qual nível a pessoa se encaixa pode ser uma tarefa difícil e variar bastante de escola para escola, afinal, cada uma segue uma metodologia de ensino e um padrão de exigência.

Quais são os níveis de inglês?

Muita gente por aí pode ficar em dúvida sobre quais são os níveis de inglês e o que eles representam. Basicamente, eles podem ser divididos em:

  • nível básico
  • nível intermediário
  • nível avançado

Algumas escolas apresentam algumas variações, principalmente envolvendo o nível intermediário, e possuem também os níveis pré-intermediário e intermediário superior. Outras possuem ainda o pós-avançado.

Quais são as habilidades de cada um dos níveis de inglês?

Em cada um dos níveis de inglês, é possível saber quais são as habilidades que as pessoas, normalmente, dominam em relação ao idioma.

  • Nível básico
    Quando a pessoa está no nível básico de inglês, ela consegue entender e usar expressões simples. É capaz de se apresentar e apresentar outras pessoas, perguntar e responder questões como lugar em que vive, idade e coisas das quais mais gosta. A comunicação, geralmente, é lenta e com grandes pausas.
    Saiba mais: inglês básico
  • Nível intermediário
    Aqueles que chegaram ao nível intermediário de inglês têm mais facilidade de se virarem na língua. Compreendem bem assuntos mais complexos e conseguem se comunicar de uma forma fluída na maioria das vezes, mas ainda apresentam um certo receio na hora de falar.
    Saiba mais: inglês intermediário
  • Nível avançado
    No nível avançado, existe bastante confiança e clareza na comunicação. A fluência e a espontaneidade são características fortes em uma pessoa que atingiu esse nível do idioma. A utilização da língua acontece de uma forma natural nos mais diversos ambientes (sociais, acadêmicos e profissionais).
    Saiba mais: inglês avançado
Lembre-se! Esses níveis indicam o conhecimento sobre o idioma e não se o curso oferece um pacote de serviços simples ou complexo, melhor ou pior, ok?

Os níveis de inglês, segundo o CEFR

Para estudar ou trabalhar no exterior, a coisa fica um pouco diferente. Existe um parâmetro internacional medido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

Dessa forma, há uma padronização e condições de igualdade na hora de avaliar os níveis de inglês. De acordo com esse quadro, são seis níveis em que uma pessoa pode ser classificada: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

A

O “A” se refere aos níveis iniciais e básicos do inglês. Quem tem esse nível é capaz de compreender e utilizar expressões do dia a dia para suprir necessidades básicas. São pessoas que estão tendo um primeiro contato com a língua e se comunicam para trocas rápidas de informações.

B

O “B” mostra que a pessoa já possui um pouco mais de conhecimento e entendimento sobre idioma. O B1 é o nível intermediário, em que existe uma compreensão maior sobre assuntos mais conhecidos. Já o B2, representa aqueles com uma independência maior e entendem textos mais difíceis. A partir disso, há uma espontaneidade maior com os nativos sem aquela preocupação durante a conversa.

C

O “C” indica o nível mais alto dessa classificação. No C1, compreende-se textos mais longos e complexos e existe fluência e espontaneidade na hora de se comunicar. No C2, a pessoa domina plenamente o inglês e entende sem esforço praticamente tudo que escuta ou lê.

Fonte: Fundação Estudar

Fonte: Cambridge

A Universidade de Cambridge disponibiliza em seu site uma prova que pode ajudar as pessoas a identificarem o seu nível de inglês e os testes de proficiências mais adequados para esse grau de conhecimento. Assim que você termina a prova, fica sabendo o número de questões que acertou e a indicação do teste de proficiência mais adequado para você fazer.

A prova não é um exame Cambridge English. As pontuações e os níveis do teste são aproximados. Sua pontuação neste teste não pode ser utilizada como prova de qualificação formal no idioma.

E aí? Conseguiu identificar o seu nível de inglês? Em qual deles você se encontra atualmente? Já pensou em voltar a estudar a língua?

Bolsa de estudo para cursos de Inglês

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54