O que significa ter inglês básico?
Você sabe o que é ter inglês básico? Veja quais são as habilidades de quem domina esse nível do idioma.
No inglês básico, a pessoa é capaz de entender e utilizar expressões simples. Ela consegue também se apresentar, apresentar outras pessoas e fazer algumas perguntas básicas como as que envolvem informações pessoais. A fala, geralmente, é mais lenta e com pouca fluidez.
Muitas escolas de idiomas possuem testes de nivelamento capazes de identificar o nível de conhecimento no idioma para classificar os estudantes nas turmas de inglês básico, intermediário e avançado.
Você também pode tentar fazer uma autoavaliação para ter uma noção disso e analisar alguns pontos da sua familiaridade com a língua.
Programa Quero Inglês 2025
Se você está pensando em turbinar o seu inglês este ano, não perca esta oportunidade!
Participe do Programa Quero Inglês 2025, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, às 20h, e concorra a uma bolsa para aprender o idioma mais falado do mundo.
Como identificar inglês básico e intermediário?
- Vocabulário
Normalmente, uma pessoa com nível básico de inglês utiliza palavras simples e comuns, como “but” para dizer “mas”. Quem tem inglês intermediário consegue usar sinônimos como “however, nevertheless”. Nas conversas, o vocabulário de quem tem inglês básico é mais limitado. Já quem tem inglês intermediário consegue se virar melhor em situações como ao fazer compras sozinho, por exemplo.
- Pronúncia
Alguns erros podem ser considerados típicos de quem tem inglês básico, como o fonema th. Como o português não tem esse som, é preciso muita prática para falar de forma correta. - Leitura e escrita
O inglês básico evidencia escrita e leitura de textos mais simples, como as que uma criança na fase de alfabetização consegue entender. Já uma pessoa com inglês intermediário apresenta um nível de compreensão mais amplo, com temas mais diversos, como os de romance. Para escrever, demonstra uma certa dificuldade com algo mais elaborado, mas consegue estruturar bem uma redação. - Escuta
Os ouvidos de quem tem inglês básico também não são muito aguçados, afinal, existe uma certa dificuldade de ouvir aquilo que é mais complexo e dito em uma velocidade mais rápida. Já no inglês intermediário, a pessoa consegue entender melhor as ideias centrais com uma compreensão maior sobre o que ouve.
Alguns conteúdos que podem ser estudados nas aulas de inglês básico
- Cumprimentos
- Quantidades, números e letras
- Comidas e bebidas
- Membros da família
- Partes do corpo
- Cores
- Dias da semana
- Meses e estações do ano
- Profissões
- Nacionalidades e países
- Informações pessoais
- Verbos básicos simples
- Adjetivos: personalidades, descrições e sentimentos
Leia mais: + 9 formas de dizer “oi” em inglês
+ 9 Séries Para Aprender Inglês Sozinho
Você sabia?
Saber qual é o nível de inglês de uma pessoa é uma tarefa complicada. Isso porque o desempenho em cada uma das habilidades pode sofrer algumas variações.
O que pouca gente sabe é que os níveis podem mudar dependendo da escola de idiomas, afinal, cada uma possui uma régua diferente para medir o conhecimento da língua.
Para processos seletivos no exterior (estudar ou trabalhar), não há essa subjetividade. O que existe é um parâmetro internacional medido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).
Assim, há um padrão e condições de igualdade na hora de avaliar os resultados da prova. Segundo esse quadro, são seis níveis de domínio do inglês: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
Leia também: + Quais são os países mais baratos para estudar inglês?
+ Já estou muito velho para aprender inglês?
A
O “A” está relacionado aos níveis iniciais e básicos do inglês. Quem domina esse nível consegue entender e usar expressões familiares e cotidianas para suas necessidades básicas. São alunos que possuem contato recente com a língua e são capazes de se comunicar em tarefas simples e rotinas com uma troca rápida e fácil de informações.
B
O “B” conta com um pouco mais de conhecimento e entendimento no idioma. O B1 pode ser considerado o nível intermediário, aquele em que existe uma compreensão maior sobre assuntos mais familiares. Uma pessoa classificada nesse nível também consegue reproduzir discursos simples sobre alguns temas que conhece. Já o B2, engloba aqueles que apresentam mais independência em relação ao idioma. Eles também compreendem ideias principais de textos com um grau maior de complexidade. A partir dele pode haver uma espontaneidade com falantes nativos sem aquela tensão absurda durante uma conversa.
C
O “C” é o nível mais alto dessa classificação e solicitado para aqueles que pretendem estudar ou trabalhar fora do país. No C1, existe a habilidade de entender textos longos e complexos e de se comunicar com fluência e espontaneidade. No C2, há um domínio pleno do inglês. A pessoa entende sem esforço praticamente tudo que escuta ou lê e fala de modo fluente.
Fonte: Fundação Estudar
Como descobrir o seu nível de acordo com o CEFR?
Para saber em qual desses níveis cada um está, é preciso fazer o teste de proficiência internacional de inglês. É importante saber que existem diferentes modelos de certificação (como as de Cambridge, por exemplo), mas todos eles avaliam as habilidades (falar, escutar, ler e escrever). Assim, é possível saber o desempenho em cada uma dessas áreas.
Ou seja, você pode saber qual é a habilidade que domina mais e qual precisa de mais atenção para ser melhorada. Quanto mais cedo os pontos de melhoria forem identificados, mais rápido será possível alcançar os objetivos traçados, já que isso pode ser trabalhado por mais tempo.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.