Segundo dona Zenaide, a base de conhecimento que tinha do idioma, ainda do ensino médio, a ajudou nos estudos. Apesar disso, ela se matriculou em uma escola regular de inglês e começou o curso do zero. Sua maior dificuldade foi entender os áudios e interpretar os textos no novo idioma.
Seus problemas, de acordo com seu relato, foram solucionados por conta de uma palavra: motivação. “Resolvi essa dificuldade porque tinha uma grande motivação consistente. Eu queria ser bem sucedida naquilo que a instituição me confiou”, destaca a estudante. “Acredito que não existe uma idade ideal para aprender nenhum idioma.
O que é ideal é a gente se sentir motivada e entender que um novo idioma abre horizontes para a gente, enriquece nossa identidade, agrega valores, ensina muitas lições, dos desafios que vão aparecendo”.
Leia também:
+ Guia definitivo para você aprender inglês com facilidade
+ Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?
Assim como dona Zenaide, Giovana de Luca, professora do idioma há 20 anos, também acredita que é possível aprender inglês – independentemente da idade. “No entanto, são necessárias mudanças no jeito de ensinar (abordagens, métodos, técnicas, estratégias, etc.) bem como no comportamento de quem aprende”, destaca a professora.
“É preciso fazer mudanças no método tradicional para que o cérebro dos adultos possam adquirir a língua mais naturalmente”, explica Giovana. “Isso envolve quebra de paradigmas, mudanças nos livros de ensino, melhor preparo dos professores para atender ao público adulto e uma série de outras mudanças”.
Demanda mais esforço?
A resposta para essa pergunta é “sim”. Quem começa a estudar inglês depois dos 18 anos, provavelmente, não terá a mesma facilidade para aprender o idioma quando comparado com alguém que começou aos 12 anos. Isso, entretanto, não é um impeditivo.
De acordo com uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, publicada em 2018, a melhor idade para começar a aprender um novo idioma é por volta dos 10 anos.
O texto ainda destaca que, quando se começa a estudar uma língua até os 18 anos, é possível alcançar proficiência parecida com a de um nativo. Apesar disso, é sim possível iniciar os estudos depois dessa fase e aprender inglês – mas, como dito, será necessária uma maior dedicação de quem aprende e uma mudança no método de ensino.
“Você pode aprender inglês ou qualquer outro idioma na idade que você quiser”, ressalta a teacher. “Logicamente que quando você é mais velho, se você vai começar seu segundo idioma, após os 60 anos, você vai precisar de um pouco mais de esforço. Mas isso não é, jamais, um impeditivo”.