Não fez o Enem no ano passado e vai fazer neste ano? Então, fique atento: o período para justificar a ausência e solicitar a isenção da taxa de inscrição para 2025 está chegando e será entre os dias 14 e 25 de abril. Mas afinal, quem realmente precisa justificar a ausência?
A seguir, entenda quem deve fazer essa justificativa e quais os motivos aceitos pelo exame para que sua ausência seja validada. Além disso, conheça um material completo e gratuito para te ajudar a estudar para a prova!
Quem precisa fazer a justificativa de ausência do Enem?
A justificativa de ausência do Enem só é obrigatória para os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição no exame do ano passado (2024), faltaram nos dois dias de prova e agora querem pedir novamente a isenção da taxa no Enem 2025.
Ou seja, aqueles candidatos que pagaram a inscrição do Enem 2024, não fizeram a prova e não pretendem solicitar isenção este ano, não precisam justificar a ausência no Enem.
Vale ressaltar que, caso o candidato não justifique a ausência, ou se a justificativa for reprovada após análise e ele não pedir recurso, ele será obrigado a pagar a taxa de inscrição do Enem 2025 para poder fazer a prova.
Quais justificativas o Enem aceita para justificar a ausência?
Se você faltou no Enem do ano anterior e agora vai justificar a ausência para conseguir a isenção da taxa, saiba que, segundo o edital, é preciso enviar alguns documentos que comprovem e expliquem porque você não compareceu nos dias da prova. Os documentos aceitos são:
Assalto/furto – Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do assalto/furto ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF).
Acidente de trânsito – Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do acidente de trânsito ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF).
Casamento/união estável – Certidão de Casamento ou Contrato de União Estável legível.
Morte na família – Certidão de Óbito do cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
Maternidade – Certidão de Nascimento ou de adoção legível, em que conste o nome completo da participante.
Paternidade – Certidão de Nascimento ou de adoção legível, em que conste o nome completo do participante.
Mudança de domicílio para acompanhamento de familiar – Documento expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de familiar (cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado) deslocado para outra cidade, com documentação que comprove o parentesco.
Privação de liberdade – Mandado de prisão ou documento congênere que ateste privação de liberdade, contendo nome completo do participante, identificação e assinatura do responsável pelo órgão competente.
Emergência/internação/repouso médico ou odontológico – Atestado Médico ou Odontológico legível, com o nome completo do participante especificando a necessidade da internação/repouso ou CID. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar, contendo o nome completo do participante.
Trabalho – Declaração com o nome completo do participante e a justificativa de exercício de atividade profissional. A declaração deve conter o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com a identificação e a assinatura do empregador responsável pela declaração.
Intercâmbio acadêmico – Documento assinado, em língua portuguesa, da Instituição de Ensino Internacional que comprove intercâmbio, contendo identificação da Instituição de Ensino, nome completo do participante e o período do curso.
Atividade escolar – Declaração ou documento assinado que comprove a participação do estudante em atividade escolar, no Brasil ou no exterior.
Atenção! Segundo o edital, serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. Os documentos devem ser legíveis para análise, sob pena de serem considerados documentos inválidos.
Próximas datas Enem 2025
Período para justificativa de ausência e solicitação de isenção: 14 a 25 de abril de 2025
Resultado da solicitação: 12 de maio de 2025
Período para recursos: 12 a 16 de maio de 2025
Resultado dos recursos: 22 de maio de 2025
Publicação do edital do Enem 2025: ainda não informado.
Inscrições do Enem 2025: datas ainda não divulgadas.
É para isso que a Quero Bolsa, em parceria com um professor especializado, criou o Plano de Estudos Enem de Boa!
O plano cobre todos os conteúdos que caem no Enem 2025, mês a mês, de abril até outubro, e inclui resumos, exercícios resolvidos e videoaulas! Para baixar é 100% grátis, só acessar abaixo e fazer seu cadastro:
Pela Quero Bolsa é possível entrar no curso superior que você deseja sem usar a nota do Enem!
São mais de 1.000 mil universidades espalhadas por todo o Brasil, oferecendo cursos em todas as áreas com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas disponíveis, é só acessar o botão abaixo: