Isso quer dizer que, mesmo tendo solicitado a isenção da taxa na Página do Participante, quando abrirem as inscrições, o candidato que deseja fazer a prova do Enem 2025 deve se inscrever normalmente.
A única diferença é que, caso o pedido de isenção tenha sido aprovado, o candidato precisa se inscrever na Página do Participante, mas não precisará pagar a taxa de inscrição da prova.
Agora, se o participante tiver seu pedido de isenção negado, deve se inscrever na Página do Participante e pagar a taxa dentro do prazo fornecido pelo Inep.
Leia também: 9 dicas de quem tirou nota 1000 na redação do Enem
Calendário justificativa de ausência e isenção da taxa no Enem 2025
Confira a seguir os prazos informados pelo Inep para justificar a ausência e pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025:
- Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 14 a 25 de abril de 2025;
- Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 12 de maio de 2025;
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 12 a 16 de maio de 2025;
- Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 22 de maio de 2025.
Confira: Quem tem direito à isenção do Enem?
+ Como conseguir uma bolsa de estudo com a nota do Enem?
Quer ajuda pra estudar pro Enem?
Vai fazer a prova do Enem? Então não perca tempo e baixe agora o Plano de Estudo Enem de Boa, criado pela Quero Bolsa. Trata-se de um cronograma diário de estudo, que traz explicações, vídeo-aulas e exercícios com resolução.
O melhor é que o material é 100% gratuito e super fácil de acessar. É simples, clique no botão abaixo e confira: