Enem 2024: quem pediu isenção precisa fazer a inscrição?
Entenda se quem pediu isenção no Enem 2024 precisa também fazer a inscrição para participar
Entenda se quem pediu isenção no Enem 2024 precisa também fazer a inscrição para participar
Aqueles candidatos que possuem a isenção, não precisam pagar a taxa de inscrição para se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e assim realizam a prova de graça.
Em 2024, o período para pedir a isenção foi entre os dias 15 e 26 de abril.
Veja: Cuidados na inscrição do Enem: veja quais dados não podem ser alterados
+ Plano de estudo gratuito para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
No entanto, muitas pessoas confundem o ato de pedir a isenção da taxa com o ato de se inscrever na prova. Afinal, quem solicitou a isenção precisa se inscrever no Enem? E ainda, no caso da isenção ser aprovada, isso quer dizer que o candidato já está inscrito na prova? Veja as respostas abaixo!
Veja: Enem 2024: como saber se o pedido de isenção foi aceito?
Quem pediu a isenção da taxa no Enem precisa fazer inscrição?
Sim! A aprovação ou não do pedido de isenção do Enem 2024 ou da justificativa de ausência na edição de 2023 não garante a inscrição no exame.
Segundo o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os candidatos, sendo isentos ou não de pagar a taxa de inscrição, devem fazer a inscrição dentro do prazo estabelecido, que no Enem 2024 é do dia 27 de maio a 7 de junho.
Isso quer dizer que, mesmo tendo solicitado a isenção da taxa na Página do Participante, quando abrirem as inscrições, o candidato que deseja fazer a prova do Enem deve se inscrever normalmente.
A única diferença é que, caso o pedido de isenção tenha sido aprovado, o candidato precisa se inscrever na Página do Participante, mas não precisará pagar a taxa de inscrição da prova.
Agora, se o participante tiver seu pedido de isenção negado, deve se inscrever na Página do Participante e pagar a taxa dentro do prazo fornecido pelo Inep.
Leia também: 9 dicas de quem tirou nota 1000 na redação do Enem
Calendário justificativa de ausência e isenção da taxa no Enem 2024
Confira a seguir os prazos informados pelo Inep para justificar a ausência e pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024:
- Justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024: 15 a 26 de abril de 2024;
- Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024: 13 de maio de 2024;
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024: 13 a 17 de maio de 2024;
- Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024: 24 de maio de 2024.
Confira: Quem tem direito à isenção do Enem?
+ Enem 2024: não deixe de fazer isso antes das inscrições
Calendário Enem 2024
Confira abaixo as principais datas do calendário oficial do Enem 2024. Para conferir o calendário completo, é só acessar: Calendário Enem 2024.
- Inscrições: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
- Aplicação da prova: 3 e 10 de novembro de 2024;
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024;
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.
Entenda: Enem Digital vai acabar? Entenda
+ Suspensão do Novo Ensino Médio: veja o que muda no Enem 2024
Quer ajuda pra estudar pro Enem?
Vai fazer a prova do Enem? Então não perca tempo e baixe agora o Plano de Estudo Enem de Boa, criado pela Quero Bolsa. Trata-se de um cronograma diário de estudo, que traz explicações, vídeo-aulas e exercícios com resolução.
O melhor é que o material é 100% gratuito e super fácil de acessar. É simples, clique no botão abaixo e confira:
Além do Enem, como passar na faculdade?
Sabia que, pela Quero Bolsa é possível entrar no curso superior que você deseja sem usar a nota do Enem? Pois é!
São mais de 1.000 mil universidades espalhadas por todo o Brasil, oferecendo cursos em todas as áreas com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo:
Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Veja mais: Sisu: qual curso dá para fazer com 500 pontos no Enem?
+ Enem: quantas questões precisa acertar para ir bem?