Quem tem direito à isenção do Enem?
Veja quais são os critérios definidos pelo Inep sobre quem tem direito à isenção do Enem e confira o prazo para pedir a isenção da taxa
Atualizado em 15/04/2024
Todos os anos, antes de abrirem as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos têm um período para solicitar a isenção da taxa de inscrição da prova. Por meio da isenção, é possível fazer o Enem sem pagar nada.
Veja: Isenção Enem 2024 já começou; saiba como solicitar
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Em 2024, o prazo para fazer o pedido de isenção começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril. O valor da taxa de inscrição do Enem deste ano ainda não foi divulgado, porém, na edição passada, a taxa custou R$ 85,00.
O resultado do pedido será divulgado no dia 13 de maio e, aqueles que tiverem o pedido negado podem solicitar recurso entre os dias 13 e 17 de maio de 2023.
Veja: Enem 2024: datas da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa são divulgadas pelo Inep
+ Calendário Enem 2023
Leia mais: Plano de estudo gratuito: estude para o Enem do zero e de graça
+ Enem e Encceja 2024 terão mudanças, diz Inep; entenda quais são
Quem tem direito à isenção da taxa do Enem?
Não são todos os participantes que desejam fazer a prova que tem direito à isenção da taxa de inscrição. Para poder ser isento e não pagar a taxa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) exige alguns critérios.
Segundo o edital nº 34, de 28 de março de 2024, divulgado pelo Inep, será isento da taxa de inscrição para o Enem 2024 o participante que preencha um dos requisitos:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2024, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda familiar por pessoa igual ou abaixo de um salário mínimo e meio;
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Vale ressaltar que, segundo o Inep, para todos os requisitos de solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, pois poderá ser solicitado o envio.
A partir desses requisitos, pode-se dizer que todos aqueles participantes que não estão cursando o último ano do ensino médio em escola pública, ou não cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas em escolas particulares, ou não estão inscritos no CadÚnico ou, ainda, não cumprem os critérios de renda exigidos, não poderão ter direito à isenção da taxa de inscrição do Enem.
Leia também: + Suspensão do Novo Ensino Médio: veja o que muda no Enem 2024
Plano de estudos completo e gratuito pro Enem!
Se você vai fazer o Enem deste ano, mas não sabe por onde começar a estudar ou tem dificuldade para se organizar nos conteúdos a serem estudados, não perca tempo e baixe agora o Plano de Estudo Enem de Boa, criado pela Quero Bolsa!
Trata-se de um cronograma diário de estudo, que traz explicações, vídeo-aulas e exercícios com resolução. O melhor é que o material é 100% gratuito. Baixe já:
Baixar plano de estudo gratuito
Confira mais: Enem: quantas questões precisa acertar para ir bem?
Além do Enem, como passar na faculdade?
Sabia que, pela Quero Bolsa é possível entrar no curso e na faculdade que você deseja sem usar a nota do Enem? Pois é!
São mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o Brasil, oferecendo cursos em todas as áreas com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo:
Confira a seguir algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa: