logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem e Encceja 2024 terão mudanças, diz Inep; entenda quais são

por Isabella Baliana em 04/04/24

Nesta quinta-feira (04), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os exames do Enem e Encceja passarão por mudanças a partir de 2024, no que diz respeito à identificação dos participantes e ao nome social.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A novidade tem como objetivo ampliar a segurança nas aplicações das provas. Assim, segundo o Inep, a partir de agora será aceita a documentação válida para estrangeiros, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.

Veja: Redações nota 1000 no Enem 2023: leia exemplos
Plano de Estudo Enem de Boa: saiba como estudar de graça e online para o Enem

Enem e Encceja 2024 terão mudanças, diz Inep; entenda

Além disso, em conformidade com iniciativas já implementadas, os documentos digitais também poderão ser apresentados para identificar o participante, por meio do aplicativo Gov.br.

Outra mudança foi na questão do Boletim de Ocorrência (B.O.). "Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovação da identificação, a apresentação do B.O. em caso de perda de documentos físicos não será mais aceita", pontua o Inep.

Confira: Encceja 2024: veja 8 temas que podem cair na redação
Encceja 2024: justificativa de ausência começa hoje (25)

Conforme explica o Inep, o procedimento para se inscrever com o nome social também passará por mudanças. Agora, travestis, transexuais ou transgêneros deverão se cadastrar na Receita Federal para receber o tratamento pelo nome social.

"Nesse sentido, não será mais necessário enviar documentos comprobatórios, como era feito até então. Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal", afirma o comunicado.

Leia mais: Calendário Encceja 2024: confira todas as datas da prova
Foi mal no Enem? Ainda tem como entrar na faculdade! Veja opções

Atenção ao prazo para pedir isenção da taxa no Enem

O Inep reitera que o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024 será entre 15 e 26 de abril. O prazo também valerá para as justificativas de ausência na edição de 2023. 

Confira todas as datas e saiba como realizar os procedimentos acessando aqui: Enem 2024: datas da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa são divulgadas pelo Inep.

Saiba mais: Faculdades que aceitam a nota do Encceja
Tirou menos de 600 no Enem? Veja faculdades que você passaria
Edital do Encceja 2024 é liberado; veja datas, inscrições e resultado

Além do Enem, como entrar na faculdade?

Pela Quero Bolsa é possível entrar no curso superior que você deseja sem usar a nota do Enem ou ter que cumprir critérios de renda! 

Milhares de universidades espalhadas por todo o Brasil são parceiras da Quero Bolsa, oferecendo cursos em todas as áreas do conhecimento com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo:

Encontre bolsas de estudo

Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa: 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54