A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 acontecerá no dia 25 de agosto, um domingo. Além das provas, os participantes também fazem uma redação que vale 10 pontos no total.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Assim, em cada ano cai um tema diferente sobre o qual o candidato deve escrever uma redação. Em 2023, os temas de redação foram “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas”, no Encceja Ensino Fundamental e “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”, no Encceja Ensino Médio.
Leia: Calendário Encceja 2024: confira todas as datas da prova
+ Edital do Encceja 2024 é liberado; veja datas, inscrições e resultado

Veja: Como escrever um artigo de opinião?
A redação do Encceja é uma etapa fundamental para conseguir a certificação do ensino básico. Para ser aprovado na redação, é preciso tirar no mínimo 5 pontos. E se você está estudando para o Encceja, que tal conferir alguns temas que podem cair?
A Revista Quero consultou a coordenadora de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, Margarete Xavier e o professor de redação da escola Vereda, Jonas Pereira, que listaram alguns possíveis temas.
Confira a seguir os temas que podem cair na redação do Encceja 2024!
Veja mais: Encceja 2024: justificativa de ausência começa hoje (25)
+ 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja
Qual será o tema de redação do Encceja 2024?
O tema de redação da prova do Encceja só é divulgado aos participantes no dia da prova, durante o exame. Assim, não é possível saber qual será o tema de redação exato do Encceja 2024 antes da prova.
No entanto, baseado em temas que já caíram e em problemáticas sociais problemas que impactam a sociedade como um todo, é possível identificar alguns temas que tem maior probabilidade de caírem no exame. Assim, confira a seguir possíveis temas de redação do Encceja 2024!
Confira: Faculdades que aceitam a nota do Encceja
+ Material de estudo pro Encceja: onde e como encontrar?
8 temas que podem cair na redação do Encceja 2024
Segundo o professor de redação Jonas Pereira, as propostas de redação do Encceja possuem temas diferentes para cada nível de ensino: Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Além disso, os temas “seguem o critério da razoabilidade de um problema social, atrelado a assuntos como meio ambiente, saúde, segurança, moradia, alimentação, direitos humanos, educação e cidadania“.
Assim, alguns temas listados pelo professor que podem estar presentes na redação do Encceja 2024 são:
A coordenadora de conteúdo Margarete Xavier também separou 8 possíveis temas de redação que podem cair no exame deste ano e assim os participantes já podem começar a treinar, confira!
Conforme analisa a coordenadora, as novas tecnologias, como as IAs, alteram as relações de trabalho constantemente. Em uma sociedade contemporânea, na qual o digital é obrigatório, se atualizar é um pré-requisito para os funcionários e empresas. “Isso exige constante mudança, o que sinaliza requalificação como garantia de empregabilidade”, relata.
2. Evasão escolar no Brasil
Atualmente, muito se fala sobre o problema da evasão escolar no Brasil e quais seriam as formas ideais de combater a questão. Inclusive, recentemente o governo federal criou o Programa Pé de Meia, que cria um fundo para custeio de uma bolsa mensal e outros bônus a alunos de famílias de baixa renda que estejam matriculados no Ensino Médio público.
Além disso, o cenário da evasão escolar ainda é agravado por fatores como a cor da pele. “Com base no Censo Escolar 2019, o Cedra (Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdade Racial) constatou que a taxa de abandono dos estudantes negros no EM é o dobro da de estudantes brancos. Nesse sentido, sem estudo, as consequências disso são subemprego e perpetuação da pobreza”, completa a coordenadora.
Saiba mais: Como faço para saber onde vai ser a prova do Encceja?
+ Qual prova escolher no Encceja?
3. Novo Ensino Médio
A coordenadora afirma que o desafio de implantar o Novo Ensino Médio dequalidade na educação pública pode ser um tema que venha a cair.
Isso porque o novo Ensino Médio, instituído em 2017, surgiu a partir da ideia de dar mais flexibilidade e autonomia aos estudantes, no entanto, tem problemas visíveis relativos à precária infraestrutura das escolas e à formação dos professores.
“Mesmo assim, estudantes consideram bom o projeto: 2400 horas obrigatórias do currículo comum para todas as matérias, embora já exista acordo para redução dessa carga horária. O ensino técnico profissionalizante será escolhido pelo aluno, mas sem comprometer a formação geral básica”, explica.
4. Racismo estrutural no Brasil
A coordenadora Margarete pontua que o racismo estrutural no Brasil existe e permeia a formação do povo brasileiro. Além disso, por anos, consolidou-se como prática no país ver o negro como inferior, como traficante, como desonesto, o que não é real.
“Vítima da violência e suspeito em qualquer “batida policial”, em geral sem escolaridade completa, sofre constante discriminação. Há necessidade de reverter esse quadro. Não basta se declarar antirracista, e sim lutar contra o racismo”, ressalta a coordenadora.
Leia mais: Qual o valor da prova do Encceja?
+ Encceja 2024: veja quando abrem as inscrições
5. Violência policial e câmeras de segurança nas fardas
A questão da violência policial e o uso de câmeras de vigilância nas fardas a fim de coibir ações policiais no enfrentamento à criminalidade é uma outra possibilidade de tema de redação do Encceja levantada pela coordenadora.
“A violência policial tem sido frequente em certas comunidades. Notícias sobre a ação da polícia, como acontece na Baixada Santista revela o problema. Para coibir essa prática, discute-se o uso de câmeras corporais nas fardas policiais. Seriam elas a garantia de que a ação entre polícia e infrator não fariam vítimas inocentes?”, questiona.