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Ensino Básico

Novo Ensino Médio: o que é e como vai funcionar? Entenda!

por Redação Revista Quero em 04/05/23 3,5 mil visualizações

Alvo de muitos debates e polêmicas atualmente, o novo ensino médio é uma reformulação do ensino médio brasileiro que visa modernizar a educação e atender às necessidades do século XXI. 

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Com mudanças significativas na estrutura curricular, a proposta busca oferecer maior flexibilidade e personalização do ensino. Assim, as escolas públicas e privadas precisam se adequar às novas diretrizes curriculares, adaptando suas práticas pedagógicas e investindo na capactiação dos professores.

A implementação do novo ensino médio começou em 2022 e estava sendo progressivamente aplicada em todo o Brasil até ser suspensa, em abril de 2023, pelo Ministério da Educação (MEC). Entenda mais sobre o ocorrido aqui: Suspensão do Novo Ensino Médio: veja o que muda no Enem 2024.

Foto: Reprodução/O Globo
 Novo Ensino Médio: o que é e como vai funcionar? Entenda!

Principais mudanças e objetivos do novo ensino médio

As principais mudanças do novo ensino médio incluem a flexibilização curricular, a introdução de itinerários formativos, a inserção do ensino técnico e profissionalizante e a ênfase no desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Os objetivos dessa reforma, segundo as autoridades, são melhorar a qualidade da educação, aumentar a motivação e o engajamento dos alunos e reduzir as taxas de evasão escolar, uma vez que o aluno sairia da escola já podendo adentrar no mercado de trabalho, caso queira. 

Entretanto, essa mudança traz consigo diversos desafios. Os principais incluem a adequação das escolas às mudanças curriculares, a capacitação dos professores e a garantia de que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, uma vez que a realidade entre escolas particulares e públicas ainda é muito discrepante. 

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Disciplinas obrigatórias e flexibilidade curricular 

No novo ensino médio, as disciplinas obrigatórias são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e incluem áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. Além disso, os alunos também devem cumprir uma carga horária mínima de educação física, arte, língua inglesa e língua portuguesa.

Entretanto, uma das diferenças do modelo antigo está na flexibilidade curricular, na qual os alunos escolhem as matérias que desejam cursar. Assim, os alunos têm a oportunidade de escolher itinerários formativos de acordo com seus interesses e aptidões, o que permite uma maior personalização do ensino e protagonismo no processo educacional.

Dentro deste cenário, também se destaca o papel crucial dos professores na implementação da flexibilização curricular. Eles precisam estar preparados para trabalhar com itinerários formativos e desenvolver práticas pedagógicas que estimulem o protagonismo dos alunos. 

Assim, uma formação continuada é essencial para que os educadores possam se adaptar às novas diretrizes curriculares e oferecer um ensino personalizado e de qualidade.

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Itinerários formativos no novo ensino médio

O novo ensino médio é estruturado em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. Essas áreas englobam as disciplinas obrigatórias e servem como base para a organização dos itinerários formativos.

Por sua vez, os itinerários formativos são trajetórias de aprendizado que os alunos podem escolher de acordo com seus interesses e aptidões. Eles permitem a personalização do ensino e são organizados a partir das quatro áreas de conhecimento, além de incluir o ensino técnico e profissionalizante.

Contudo, a implementação dos itinerários formativos envolve vários desafios, como: garantir a oferta de opções diversificadas para os alunos, capacitar os professores e adaptar a infraestrutura das escolas. Além disso, é preciso promover a articulação entre os diferentes itinerários e as disciplinas obrigatórias, garantindo uma formação consistente e integrada.


A inserção do ensino técnico no novo ensino médio

O ensino técnico e profissionalizante ganha destaque no novo ensino médio, sendo incorporado aos itinerários formativos. Essa mudança visa oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades específicas e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

Assim, com a possibilidade de inserção mais rápida no mercado e o desenvolvimento de habilidades necessárias, essa modalidade de ensino pode contribuir tanto para a redução das taxas de evasão escolar quanto para o sucesso profissional daquele estudante

Para que isso ocorra, portanto, é necessário uma parceria entre escolas e empresas, garantindo qualidade e relevância para o ensino técnico e profissionalizante.

Essa colaboração permite a atualização constante dos currículos, a realização de estágios e a oferta de oportunidades de emprego para os alunos. Além disso, essa parceria contribui para a aproximação entre a educação e as demandas do mercado de trabalho, gerando benefícios para ambos os setores.

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Habilidades socioemocionais e o desenvolvimento do aluno

As habilidades socioemocionais são fundamentais no novo ensino médio, pois contribuem para o desenvolvimento integral do aluno. Essas habilidades incluem aspectos como empatia, resiliência, comunicação e trabalho em equipe, e são essenciais para o sucesso dos estudantes na vida pessoal, acadêmica e profissional.

Dentro do ambiente escolar, as habilidades socioemocionais podem ser promovidas por meio de práticas pedagógicas que estimulem a interação, reflexão e colaboração entre os alunos. Além disso, a escola deve proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde os estudantes se sintam seguros para expressar suas opiniões e emoções.

A importância do desenvolvimento integral do aluno 

O desenvolvimento integral do aluno é uma das principais metas do novo ensino médio. A formação que contemple tanto o aspecto cognitivo quanto o socioemocional é fundamental para preparar os jovens para os desafios da vida adulta e contribuir para a formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados.

Neste cenário, a família tem um papel crucial no desenvolvimento socioemocional dos alunos, pois é no ambiente familiar que os jovens vivenciam suas primeiras experiências de relacionamento e aprendem valores e comportamentos. Por isso, o ideal é que a escola estabeleça uma parceria com as famílias, promovendo a troca de informações e a participação dos pais no processo educacional. 

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Avaliação e monitoramento do Novo Ensino Médio 

Com tantas mudanças curriculares e pedagógicas, a avaliação no novo ensino médio também deverá ser reformulada.

O foco deve ser na avaliação formativa, que considera o processo de aprendizagem dos alunos e permite a identificação de dificuldades e avanços ao longo do percurso educacional. 

Além disso, o acompanhamento do desempenho dos alunos é essencial para garantir a qualidade da educação no novo ensino médio. A escola deve estabelecer mecanismos de monitoramento e avaliação que permitam a identificação de lacunas no processo de aprendizagem e a tomada de decisões para a melhoria do ensino. 

Esses mecanismos de avaliação podem ser feitos utilizando novas plataformas tecnológicas. Elas podem ser utilizadas para a coleta e análise de dados, a elaboração de diagnósticos e a proposição de intervenções pedagógicas, por exemplo. 

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A importância do feedback para o aprimoramento do ensino 

O feedback é fundamental para o aprimoramento do ensino no novo ensino médio. Professores, alunos e gestores devem estar engajados em um processo contínuo de comunicação e reflexão sobre as práticas pedagógicas e os resultados alcançados. 

O feedback não deve ser visto como algo negativo, mas sim construtivo e focado na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação integral dos estudantes e o sucesso do novo ensino médio.

A implementação dessa reforma envolve desafios e oportunidades, e requer o engajamento de todos os envolvidos no processo educacional. Só assim será possível construir um ensino médio mais flexível, personalizado e voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o sucesso dos jovens no futuro. 

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Debates envolvendo o novo ensino médio

O novo ensino médio traz uma proposta inovadora para a educação brasileira, alinhada com as demandas atuais e focada no desenvolvimento integral dos alunos. Entretanto, para que ocorra sua implementação efetiva, há vários embates. 

Alguns dos desafios envolvem a capacitação de professores, a adaptação da infraestrutura escolar, o estabelecimento de parcerias e a atualização dos sistemas de avaliação e monitoramento. Isso tudo requer esforços conjuntos de gestores, educadores, alunos, famílias e sociedade como um todo. 

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Entretanto, o que ocorre é que algumas escolas conseguem fazer essas adaptações porque possuem recursos para isso e, muitas outras (principalmente as públicas), não. Assim, a desigualdade educacional e do acesso ao ensino superior tende a aumentar ainda mais. 

Além disso, a implementação do novo ensino médio também traria mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), maior vestibular do país e porta de entrada de milhões de alunos no ensino superior. 

Assim, devido a uma série de críticas e manifestações de estudantes e professores em todo o país, o Ministério da Educação decidiu suspender o cronograma da implementação do novo ensino médio durante 60 dias. Esse tempo servirá para que o governo, autoridades, diretores, professores e estudantes consigam debater e encontrar soluções para os problemas apresentados. 

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