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Ensino Básico

Veja como aproveitar os itinerários formativos do Novo Ensino Médio

por Yuri Marques em 21/03/22 830 visualizações

A Lei nº 13.415/2017, que aprova a mudança do Ensino Médio, foi sancionada em 2017. Desde então, as escolas brasileiras começaram a adaptar o currículo para adotar as novas diretrizes. Porém, é em 2022 que começa oficialmente a sua implementação e dentre as principais mudanças se encontram os itinerários formativos

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São muitas as dúvidas que se passam na cabeça dos estudantes e de suas famílias sobre o Novo Ensino Médio. Por isso, a equipe da Revista Quero separou os principais pontos que giram em torno desta mudança e como utilizar os itinerários formativos a favor deles. 

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Por que o Novo Ensino Médio foi criado?

Não é recente que se fala em reformular o Ensino Médio. Isso se dá pelo fato de que esse é o ciclo de ensino com maior número de evasão e baixo índice de aprendizagem. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), 4,4% dos jovens, entre 15 a 17 anos, estavam fora da escola. 

Itinerários formativos

Assim, com o intuito de incentivar mais os estudantes e garantir uma educação de qualidade, alterou-se a estrutura do Ensino Médio. Desse modo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi o órgão responsável por definir quais conteúdos seriam ofertados juntamente com o novo formato de ensino. 

O que muda com o Novo Ensino Médio?

O modelo de aprendizagem do Novo Ensino Médio garante a possibilidade para que jovens terminem o ciclo de ensino com uma formação técnica e profissionalizante. Dessa forma, foi preciso fazer uma série de mudanças em sua estrutura curricular.

A alteração da grade curricular é uma das principais mudanças do Novo Ensino Médio. O novo modelo passará a ser dividido em áreas de conhecimento, assim como é no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, as antigas disciplinas serão diluídas em tais áreas, ficando da seguinte forma:

  • linguagens e suas tecnologias (abordará as disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglesa);

  • matemática e suas tecnologias (abordará a disciplina de Matemática);

  • ciências da natureza e suas tecnologias (abordará as disciplinas de Biologia, Física e Química) ;

  • ciências humanas e sociais aplicadas (abordará as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia);

Além disso, no antigo modelo os alunos tinham que cumprir 2.400 horas ao longo dos três anos. Agora, a carga horária mudou para 3.000 horas, que foi dividida em: 1.800 horas para formação básica dos estudantes e 1.200 horas destinadas aos itinerários formativos. 

O que são os itinerários formativos?

 Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que os alunos poderão escolher cursar durante o Ensino Médio. Assim, através de tais itinerários, eles poderão aprofundar suas competências de uma a duas áreas de conhecimento que tenham interesse. 

Portanto, a partir das opções de itinerários formativos que a escola oferecer, o aluno deverá escolher aquele que se identifica mais. Segundo Áquila Barros, especialista em formação complementar e gestor de projetos educacionais da BEĨ Educação, “os estudantes podem diversificar e enriquecer sua formação, descobrir afinidades e exercitar competências necessárias para a vida adulta.”

Porém, a escolha desses itinerários formativos pode ser difícil. Assim, Barros dá 5 dicas para que os estudantes consigam aproveitar melhor os itinerários formativos. São elas: 

    1) Se interessar pelo itinerário escolhido:
    De acordo com ele, o intuito da criação dos itinerários formativos não é para que os estudantes se limitem. Portanto, é preciso que eles sintam um verdadeiro interesse pelos assuntos escolhidos. 

    2) Utilizar os itinerários como teste para uma futura escolha profissional:
    A escolha de um curso na faculdade pode ser muito difícil para os jovens. É muito comum, por exemplo, eles começarem a cursar algo e, após algum tempo, acabarem não se identificando com a escolha. De acordo com Áquila, isso pode mudar com os itinerários formativos pois:

    “Os itinerários podem servir como uma simulação prática do que o jovem irá estudar em determinado curso, então essa é uma grande vantagem para testar escolhas profissionais”.

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    3) Estar aberto a conhecer assuntos:
    Os estudantes precisam estar dispostos a conhecerem novos temas e assuntos. Assim, através da formação complementar, eles podem descobrir vocações que nem eles mesmos sabiam. 

    4) Conversar com professores e psicólogos
    A indecisão no processo de escolha dos itinerários formativos é muito comum. Por isso, Barros aconselha que os alunos aproveitem e tirem dúvidas, conversem sobre suas expectativas em relação ao Ensino Médio e o que desejam nessa etapa com os profissionais da escola. Com certeza eles irão dar uma excelente orientação para eles. 

    5) Interaja com colegas e fortaleça laços
    As matérias optativas são ótimas formas para os alunos enriquecerem os assuntos. Porém, para Áquila, elas também são oportunidades deles aprenderem a trabalhar em grupo e fortalecer laços sociais. 

    Atualmente, as competências socioemocionais são muito valiosas para a vida adulta. Portanto, compreender as diferenças, saber conciliar interesses e saber quando ouvir e falar são questões que algumas escolas costumam deixar de lado. Porém, conhecer pessoas novas e a possibilidade de trabalhar em grupo são os benefícios dos itinerários formativos, de acordo com Barros. 

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    Yuri Marques

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