Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

O que é o novo ensino médio?

O Novo Ensino Médio entra em vigor oficialmente esse ano. Saiba o que é o novo ensino médio e quais as principais mudanças que irão acontecer.

Em 2017 foi aprovada uma lei que propõe mudanças no ensino médio das escolas públicas e privadas de todo o país. Desde então, as instituições de ensino básico estão realizando estratégias para se adaptar a essa nova realidade. Nesse cenário, ainda esse ano os estudantes já irão encontrar o novo ensino médio nas escolas de todo o país.

Veja também:+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para educação infantil

Novo Ensino Médio

São diversas as mudanças que esse novo formato propõe. Dentre eles, encontra-se  o aumento das horas letivas anuais, a mudança no objetivo do próprio ensino médio e a alteração na grade curricular. Sendo assim, o novo ensino médio promete preparar os alunos não somente para a faculdade, mas também para o mercado de trabalho. 

Leia também: + Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa

Novo ensino médio: o que é e o que muda?
O novo ensino médio é uma mudança no modelo de aprendizagem. Agora, os jovens terão a oportunidade de terminar o ensino médio com uma formação técnica e profissionalizante. Assim, o estudante receberá o certificado de conclusão do ensino médio juntamente com o diploma de uma área específica escolhida pelo próprio aluno. 

 Com isso, as instituições de ensino precisaram mudar a sua estrutura curricular até  março de 2022. Nesse sentido, uma das principais mudanças é em relação a carga horária que foi de 2.400 para 3.000 horas. Tais horas deverão ser divididas ao longo dos três anos do ensino. 

Além disso, dessas 3.000 horas, 1.800 deverão ser voltadas à formação básica dos estudantes. Já as 1.200 horas serão destinadas para aprofundar o aprendizado e ampliar o crescimento pessoal dos alunos. Isso significa que se antes os alunos tinham o tempo de aula, em média, de 4 horas, agora passarão a ter de 5 horas. 

Outra grande mudança do novo ensino médio é a grade curricular. As antigas disciplinas passarão a ser levadas para a sala de aula como áreas do conhecimento. Esse modelo já é muito comum em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As áreas do conhecimento são dividias em: 

  • linguagens e suas tecnologias (abordará as disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglesa);

  • matemática e suas tecnologias (abordará a disciplina de Matemática);

  • ciências da natureza e suas tecnologias (abordará as disciplinas de Biologia, Física e Química) ;

  • ciências humanas e sociais aplicadas (abordará as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia);

Dessa forma, nenhuma das disciplinas que são abordadas atualmente em sala de aula irão ser removidas da grade curricular. No novo modelo de ensino médio, elas serão trabalhadas de maneira integrada. 

Saiba mais: + Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Itinerários formativos 
Os itinerários formativos são uma das principais novidades do novo ensino médio. Eles podem ser feitos na forma de trabalhos, projetos, disciplinas, oficinas e outros pelos alunos que poderão escolher de acordo com a área do conhecimento que querem se dedicar mais. 

Através dos itinerários formativos, o aluno conseguirá aprofundar o seu conhecimento em uma ou duas áreas que sejam do seu interesse. Assim, as escolas precisam oferecer, no mínimo, duas opções de itinerários que os alunos podem escolher. 

Projeto de vida
Outra grande novidade que vem com o novo ensino médio  é o chamado “projeto de vida”. Ele deverá ser oferecido nas instituições com o intuito de ajudar os jovens a entenderem o que desejam seguir no futuro. Assim, ele será uma forma de orientação profissional.

Portanto, além de auxiliar os jovens a compreenderem o que eles querem para sua vida, tem-se o objetivo da escola mostrar como conseguirá ajudá-los a alcançar tal desejo.

É de livre escolha das escolas como elas irão abordar o projeto de vida com os alunos. Porém, de acordo com a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular), os estudantes deverão ser baseadas em 3 pilares:

  • pessoal (o objetivo é ensinar ao estudante o autoconhecimento e ajudá-los a identificar suas principais habilidades, interesses e dificuldades);

  • social (aqui os jovens devem refletir sobre sua relação interpessoal com familiares, colegas e até com o mundo. Além disso, é importante que ele pense em como ele pode ajudar e impactar o mundo);

  • profissional (o intuito aqui é de ajudá-lo a escolher qual itinerário formativo , se deseja fazer faculdade ou não e qual carreira quer seguir).

Portanto, é muito importante que mães, pais e responsáveis que possuem adolescentes que irão entrar no ensino médio, no momento de escolher a escola, perguntem como será aplicado o novo ensino médio no colégio. Isso é fundamental nesse momento de vida em que os jovens, mais do que nunca, precisam de orientação para saber o que irão fazer no futuro. 

Encontre bolsas de estudo

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações