A COVID-19 é a doença causada pelo novo coronavírus, ou SARS-CoV-2. O nome refere-se a: "Síndrome Aguda Respiratória Grave” (SARS) e “coronavírus” (CoV). Devido à semelhança ao SARS-CoV, descoberto em 2002, o novo coronavírus foi registrado como SARS-CoV-2.
Trata-se de um vírus respiratório que pertence à família Coronaviridae. Nessa mesma família também se encontram os vírus responsáveis pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
Em 2002, foram registrados casos de SARS-CoV provenientes de hospedeiros como morcego e pangolim. No Brasil foram registradas cerca de 800 mortes pela doença. Posteriormente em 2012, um novo vírus da família Coronaviridae foi isolado: o MERS-CoV. Esse foi encontrado na Arábia Saudita e se espalhou rapidamente pelo Oriente Médio. Nesse caso, a transmissão ocorria da seguinte maneira: morcego-camelo-humano.
Os primeiros casos da COVID-19 foram registrados em dezembro de 2019, em um mercado na cidade de Wuhan, na China. Acredita-se que o SARS-CoV-2 possui como hospedeiro algumas espécies de animais consumidas como iguarias na cidade. O primeiro caso no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro de 2020. O paciente era um homem de 61 anos que viajou à Itália no início daquele mês. Atualmente, já são mais dezoito milhões de casos e mais de meio milhão de mortos no país.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚