Significado de cada sigla
Antes de partirmos para cada letra da sigla, é importante que você entenda um conceito que será utilizado a seguir. Estamos falando do termo “cisgênero” ou “cisgeneireidade”. Indivíduos que se identificam com o gênero designadas ao nascer, a partir de características puramente biológicas, são cisgêneros.
Chegou a hora de entender a que grupo cada letra da sigla se refere e quais são as características desses indivíduos que os fazem serem reconhecidos como um coletivo. Confira:
L – Lésbicas
Esta orientação sexual diz respeito as mulheres, cisgênero ou transgênero, que se sentem atraídas por outras mulheres, independente de sua identificação com o sexo designado ao nascer.
É importante ressaltar que a orientação diz respeito à identificação e não às experiências. Portanto, uma mulher lésbica não precisa ter tido uma relação anterior com outra mulher para se identificar com este termo.
G – Gays
Assim como no caso das lésbicas, esta orientação sexual se refere a homens que se sentem atraídos por outros homens, sendo eles cisgêneros ou transgêneros.
A origem do termo gay está no inglês, e referia-se, inicialmente, a um indivíduo “alegre”. Com o tempo, assim como em muitos outros casos, o termo passou a ser usado pela própria comunidade para se referir a esses indivíduos.
Confira: O que é LGBTQIA+?
B – Bissexuais
Os bissexuais são pessoas que se relacionam afetivamente tanto com pessoas do mesmo gênero quanto do gênero oposto. O diminutivo “Bi” é bastante utilizado, informalmente, para se referir a este grupo.
Existem discordâncias quanto à diferença entre os bissexuais e os pansexuais, já que, no fim das contas, os dois termos querem dizer que uma pessoa se atrai por outra independentemente de seu gênero. A diferença, neste caso, está na auto identificação de cada indivíduo.
T – Transexuais
Este conceito é relacionado à identidade de gênero e não à sexualidade dos indivíduos deste grupo, referindo-se às pessoa que possuem uma identidade de gênero diferente do sexo designado ao nascer. Esta é a diferença, na terminologia, entre os cisgêneros e os transexuais.
Transgêneros podem ser homens ou mulheres que procuram se adequar à identidade de gênero. Isso não quer dizer, contudo, que todas as pessoas trans recorrem a intervenções cirúrgicas ou médicas para alterar sua aparência.
Mulher trans é uma pessoa que se identifica com o gênero feminino, embora tenha sido biologicamente designada como pertencente ao sexo/gênero masculino ao nascer. O homem trans se identifica como sendo do gênero masculino, embora tenha sido biologicamente designado como pertencente ao sexo/gênero feminino em seu nascimento.
Homens e mulheres trans são os principais termos utilizados para se referir a estes indivíduos. No entanto, algumas mulheres trans, preferem ser chamadas e se identificam como travestis, motivadas, geralmente, por questões políticas e de resistência, já que, durante muito tempo, este termo foi atrelado à marginalização das mulheres trans.