MEC anuncia parceria com nova instituição portuguesa para utilização da nota do Enem
No total, 42 instituições de ensino portuguesas permitem o ingresso por meio da nota do Enem
O Ministério da Educação (MEC) realizou mais uma parceria com uma instituição de ensino portuguesa para o ingresso de brasileiros por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa vez, o acordo foi fechado com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe).
Situada na cidade de Fafe, no norte de Portugal, essa é a 42º instituição a aceitar a nota do exame brasileiro. “Esse tipo de convênio é uma forma de facilitar o acesso dos estudantes brasileiros às instituições internacionais”, disse Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem.
Veja também:
Como usar a nota do Enem para estudar em Portugal
Trabalhar em Portugal: veja quais são os profissionais mais procurados
De acordo com Enrique Vásquez Justo, presidente da IESFafe, o instituto está pronto para receber os alunos brasileiros. “Oferecemos curso de licenciatura e mestrado nas áreas de educação, tecnologia, gestão de empresa e turismo”, ressaltou.
Além disso, Lopes também afirma que o intuito é expandir o acordo para outros países: “Iniciamos as tratativas com a Embaixada da Espanha para que as instituições de ensino superior espanholas também aceitem o Enem como prova de acesso.”
Enem Portugal
O Enem Portugal existe desde 2014 por meio do Decreto-Lei nº 36, que regulamentou o o estatuto do estudante internacional em Portugal. Desde maio de 2016 é possível realizar todo o procedimento de inscrição de forma remota.
O acordo formalizado permite a consulta direta às informações do desempenho de estudantes brasileiros para fins de seleção e acesso às instituições portuguesas.