Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Melhores faculdades de Medicina de São Paulo

O curso de Medicina é conhecido por ser o mais concorrido entre os oferecidos na graduação. Veja quais são as melhores faculdades da área

Você sonha em atuar na medicina e quer saber quais são as melhores graduações de São Paulo? Veja a lista das principais a seguir!

A graduação em Medicina é uma jornada que exige preparação, disciplina e condições de estudar. Isso começa antes do vestibular e continua nos cursos de especialização e residência. 

Encontre bolsa de estudos de até 80% para Medicina 

O estado de São Paulo possui cerca de 40 universidades públicas e privadas que oferecem o curso de Medicina e são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo o curso mais disputado de todos, essa graduação exige muita disciplina, foco e uma rotina de estudos bem organizada.

melhores faculdades medicina são paulo

Por isso, se você sonha em cursar uma graduação de medicina, veja quais são as melhores faculdades do estado de São Paulo e algumas dicas para se preparar para a carreira mais disputada dos vestibulares!

Leia mais
15 pós-graduações mais procuradas da Medicina
+ Conheça as 50 melhores faculdades de Medicina, segundo o MEC

Universidade de Campinas (Unicamp)

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina, a Unicamp foi fundada em 1962 e possui um vestibular próprio para os novos ingressantes de todos os cursos. A duração dura pelo menos seis anos ou, no máximo, nove anos.

Medicina é o curso mais antigo da universidade (fundado em 1963) e oferece diversos programas de pesquisa, assistência médica e docência, além de possuir um complexo docente-assistencial completo composto pelo Hospital de Clínicas, Hemocentro, Gastrocentro, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), entre outros vários centros de saúde da rede pública de Campinas.

Universidade de São Paulo (USP)

Considerada a maior universidade da América Latina, a USP oferece cursos de Medicina em duas cidades paulistas: a capital e Ribeirão Preto. Em São Paulo, há 175 vagas por ano, enquanto, em Ribeirão Preto, 122 vagas.

Para ingressar nos cursos da USP, existem duas formas: uma é o vestibular da instituição, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). A outra é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu), cuja prova é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp

O curso de graduação da Unesp é oferecido na cidade de Botucatu e oferece 90 vagas por ano. Metade delas é destinado aos estudantes que aderem ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Para ingressar no curso, é preciso realizar a prova organizada pela própria instituição.

Desde 2019, o curso possui uma nova estrutura curricular, que passou a ser organizada em eixos formativos feitos para integrar diferentes áreas e valorizar a pesquisa e os projetos de ações de extensão na formação profissional. Os eixos formadores envolvem biologia, fisiologia, integralidade do cuidado, clínicas das doenças, raciocínio científico, habilidades médicas e atividades eletivas. 

Nessa nova estrutura, o internato passa a ter duração de três anos e pode ser realizado em diferentes instituições, como o Hospital das Clínicas da Secretaria de Saúde de SP (Enfermarias, Ambulatórios, Pronto Socorro e Unidades de Terapia intensiva), Unidades Básicas de Saúde e de Saúde de Família, Centro de Saúde Escola, Pronto Socorro Pediátrico e Pronto Socorro Municipal de Botucatu.

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Instituída em 1938, a graduação em Medicina da Unifesp é uma das melhores do país. Um dos diferenciais desse curso é que ele reúne conhecimentos das ciências biológicas e sua contextualização social, histórica e cultural. 

Assim, além de aprender a pesquisar, prevenir, diagnosticar, tratar e orientar pessoas doentes, esses profissionais são capazes de compreender a dimensão social e psicológica do processo saúde-doença.

Essa universidade oferece excelentes laboratórios de pesquisa, uma das maiores bibliotecas do país na área médica, hospital escola e uma rede de  assistência primária e secundária para a população. A duração do curso é de seis anos, composto por três ciclos: o básico (desenvolvido nos dois primeiros anos, profissionalizante (terceiro e quarto) e internato (os últimos dois anos).

Para alguns cursos, como o de Medicina, da Unifesp adota um sistema misto de seleção, que une a nota do Enem e das duas provas específicas formuladas pela universidade. As provas específicas são compostas por redação, língua portuguesa e questões expositivas de matemática, química, física e biologia.

A graduação em Medicina é o curso mais disputado do país e exige muita disciplina, esforço e uma rotina organizada de estudos. Matérias como biologia e química costumam ter maior peso nas provas (seja no Enem ou na segunda fase das provas organizadas por cada universidade).

Faculdades de Medicina com bolsas de estudo 

Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina, possui bolsas de estudo de até 80% em mais de mil universidades espalhadas pelo país. 

Na plataforma, você encontra bolsas diversos cursos, inclusive para Medicina. Para ver todas as opções, basta acessar o site, selecionar o curso de Enfermagem e escolher a cidade que deseja cursar a graduação. Simples, não é mesmo?

Bolsas de estudo para Enfermagem

Conheça as faculdades parceiras da Quero Bolsa:


As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações