Melhores faculdades de Medicina de São Paulo
O curso de Medicina é conhecido por ser o mais concorrido entre os oferecidos na graduação. Veja quais são as melhores faculdades da área
Você sonha em atuar na medicina e quer saber quais são as melhores graduações de São Paulo? Veja a lista das principais a seguir!
A graduação em Medicina é uma jornada que exige preparação, disciplina e condições de estudar. Isso começa antes do vestibular e continua nos cursos de especialização e residência.
+ Encontre bolsa de estudos de até 80% para Medicina
O estado de São Paulo possui cerca de 40 universidades públicas e privadas que oferecem o curso de Medicina e são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo o curso mais disputado de todos, essa graduação exige muita disciplina, foco e uma rotina de estudos bem organizada.
Por isso, se você sonha em cursar uma graduação de medicina, veja quais são as melhores faculdades do estado de São Paulo e algumas dicas para se preparar para a carreira mais disputada dos vestibulares!
Leia mais
+ 15 pós-graduações mais procuradas da Medicina
+ Conheça as 50 melhores faculdades de Medicina, segundo o MEC
Universidade de Campinas (Unicamp)
Considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina, a Unicamp foi fundada em 1962 e possui um vestibular próprio para os novos ingressantes de todos os cursos. A duração dura pelo menos seis anos ou, no máximo, nove anos.
Medicina é o curso mais antigo da universidade (fundado em 1963) e oferece diversos programas de pesquisa, assistência médica e docência, além de possuir um complexo docente-assistencial completo composto pelo Hospital de Clínicas, Hemocentro, Gastrocentro, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), entre outros vários centros de saúde da rede pública de Campinas.
Universidade de São Paulo (USP)
Considerada a maior universidade da América Latina, a USP oferece cursos de Medicina em duas cidades paulistas: a capital e Ribeirão Preto. Em São Paulo, há 175 vagas por ano, enquanto, em Ribeirão Preto, 122 vagas.
Para ingressar nos cursos da USP, existem duas formas: uma é o vestibular da instituição, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). A outra é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu), cuja prova é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
O curso de graduação da Unesp é oferecido na cidade de Botucatu e oferece 90 vagas por ano. Metade delas é destinado aos estudantes que aderem ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Para ingressar no curso, é preciso realizar a prova organizada pela própria instituição.
Desde 2019, o curso possui uma nova estrutura curricular, que passou a ser organizada em eixos formativos feitos para integrar diferentes áreas e valorizar a pesquisa e os projetos de ações de extensão na formação profissional. Os eixos formadores envolvem biologia, fisiologia, integralidade do cuidado, clínicas das doenças, raciocínio científico, habilidades médicas e atividades eletivas.
Nessa nova estrutura, o internato passa a ter duração de três anos e pode ser realizado em diferentes instituições, como o Hospital das Clínicas da Secretaria de Saúde de SP (Enfermarias, Ambulatórios, Pronto Socorro e Unidades de Terapia intensiva), Unidades Básicas de Saúde e de Saúde de Família, Centro de Saúde Escola, Pronto Socorro Pediátrico e Pronto Socorro Municipal de Botucatu.
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Instituída em 1938, a graduação em Medicina da Unifesp é uma das melhores do país. Um dos diferenciais desse curso é que ele reúne conhecimentos das ciências biológicas e sua contextualização social, histórica e cultural.
Assim, além de aprender a pesquisar, prevenir, diagnosticar, tratar e orientar pessoas doentes, esses profissionais são capazes de compreender a dimensão social e psicológica do processo saúde-doença.
Essa universidade oferece excelentes laboratórios de pesquisa, uma das maiores bibliotecas do país na área médica, hospital escola e uma rede de assistência primária e secundária para a população. A duração do curso é de seis anos, composto por três ciclos: o básico (desenvolvido nos dois primeiros anos, profissionalizante (terceiro e quarto) e internato (os últimos dois anos).
Para alguns cursos, como o de Medicina, da Unifesp adota um sistema misto de seleção, que une a nota do Enem e das duas provas específicas formuladas pela universidade. As provas específicas são compostas por redação, língua portuguesa e questões expositivas de matemática, química, física e biologia.
A graduação em Medicina é o curso mais disputado do país e exige muita disciplina, esforço e uma rotina organizada de estudos. Matérias como biologia e química costumam ter maior peso nas provas (seja no Enem ou na segunda fase das provas organizadas por cada universidade).
Faculdades de Medicina com bolsas de estudo
A Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina, possui bolsas de estudo de até 80% em mais de mil universidades espalhadas pelo país.
Na plataforma, você encontra bolsas diversos cursos, inclusive para Medicina. Para ver todas as opções, basta acessar o site, selecionar o curso de Enfermagem e escolher a cidade que deseja cursar a graduação. Simples, não é mesmo?
Bolsas de estudo para Enfermagem
Conheça as faculdades parceiras da Quero Bolsa:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.