Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Mestrado na UFRJ: tire todas as suas dúvidas

* Texto escrito pela colaboradora Brenda Torres

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é uma das mais conceituadas universidades públicas do Brasil. Fazer um curso de mestrado na UFRJ pode ser o grande destaque do seu currículo.

Se você está a fim de se aprofundar melhor em sua área de formação e atuação profissional, entrar para um programa de mestrado pode ser a sua melhor iniciativa.

ufrj
Mestrado na UFRJ: tire todas as suas dúvidas

Para tanto, é necessário decidir em qual módulo de mestrado a sua pesquisa e o seu perfil se encaixam melhor. Após isso, é importante decidir a instituição de ensino que abrange o seu estudo tanto em questão de área de conhecimento, quanto em estrutura.

O curso de mestrado é dividido em duas categorias: o mestrado profissional e o mestrado acadêmico.

Na primeira categoria, a profissional, o foco é o mercado de trabalho, já que o aluno trabalhará suas performances teóricas e analíticas para colocar em prática na sua área de atuação.

E na segunda categoria, a acadêmica, os estudos são mais voltados a pesquisas de aprofundamento teórico, principalmente para quem pretende atuar como docente.

Tendo em vista a crescente demanda de profissionais mais qualificados, o conhecimento acadêmico pode ser a chave para o seu destaque no mercado de trabalho.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, ou UFRJ para os mais antenados, é a maior Universidade Federal do Brasil e um dos centros de excelência em ensino superior e pesquisa no país e na América Latina.

Leia também:
UFRJ oferece pós-graduação em nove áreas diferentes
Como é fazer um mestrado?

O programa de mestrado da UFRJ é administrado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a PR2, que formula, coordena e supervisiona as normas para o curso.

Bora entender melhor como funciona o programa de mestrado na UFRJ? Confira os tópicos a seguir e analise se essa pode ser a grande oportunidade para seu crescimento acadêmico e profissional.  

Quais os cursos de mestrado disponíveis na UFRJ?

Os cursos de mestrado da UFRJ são divididos em, como a própria universidade denomina, “grandes áreas de conhecimento”: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Sendo que, a partir dessas grandes áreas de conhecimento, existem outras subdivisões de acordo com as linhas de pesquisas disponíveis para cada segmento.

Veja também UFRJ oferece pós-graduação em nove áreas diferentes

Existem cursos de mestrado profissional e acadêmico na UFRJ?

Sim, os cursos de mestrado da UFRJ estão disponíveis tanto na linha acadêmica quanto na linha profissional para aqueles que procuram se desenvolver em seus estudos e aprendizados.

Todos possuem carga horária regular, sendo que para o mestrado a duração mínima é de 360 horas, segundo critérios impostos pela Capes.

Existem bolsas para mestrado na UFRJ?

A UFRJ possui bolsas para mestrado disponíveis pelas instituições de fomento à pesquisa, através das Coordenações de Pós-Graduação da própria universidade.

Estão disponíveis bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Os cursos de mestrado, assim como os demais programas de estudo regidos pela UFRJ são públicos e gratuitos, mantidos pelo Ministério da Educação (MEC), órgão do Governo Federal.

Confira bolsas de estudos em universidades reconhecidas pelo MEC, através da ferramenta de pesquisa da Quero Bolsa.

Por que fazer um curso de mestrado na UFRJ?

Se você prestou atenção à leitura, essa pergunta já deve estar respondida. Mas vale ressaltar algumas características da UFRJ que serão ótimas para seu desenvolvimento durante o seu mestrado.

Além de ser muito conceituada no mundo acadêmico e de pesquisa, a UFRJ oferece em seus cursos de mestrado uma equipe docente experiente, reconhecimento institucional, além de uma estrutura com laboratórios de pesquisas e espaços para estudos.  

Em um levantamento realizado pela Revista Quero Bolsa sobre as 11 universidades mais procuradas no Sisu, a UFRJ ocupou o quarto lugar.

O levantamento levou em consideração as notas de corte do Sisu mais procuradas, além das universidades mais acessadas no Simulador de Nota de Corte do Enem, entre o final de 2019 e o início de 2020.

Como participar de um curso de mestrado na UFRJ?

Para participar de um curso de mestrado na UFRJ é necessário participar de um processo seletivo que consiste em fazer uma inscrição eletrônica e realizar um teste de proficiência, e após isto, a instituição avalia e classifica os candidatos que serão selecionados de acordo com suas posições.

Para participar do processo seletivo do mestrado da UFRJ é necessário que o candidato tenha um diploma de graduação reconhecido pela Capes, o que consequentemente torna o diploma reconhecido também pelo MEC.

O candidato também pode ser portador de um diploma emitido por uma instituição estrangeira devidamente reconhecido pelo MEC ou algum órgão similar do país onde foi realizada a graduação.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona um curso de mestrado, confira a página voltada exatamente para esse tipo de pós-graduação, disponível no site Quero Bolsa, em Mestrado - Tire suas dúvidas e garanta sua bolsa!

A Quero Bolsa é a maior rede de bolsas para ensino superior na América Latina, e no Brasil a plataforma conta com mais de seis mil instituições parceiras, entre faculdades e escolas. 

Bolsas de mestrado com desconto


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54