
6 cursos de Compliance para você iniciar em 2025
João Marcondes | 08/08/25O objetivo do Compliance é prevenir riscos legais, éticos e financeiros, assegurando a integridade e a transparência das operações corporativas.
*Texto escrito pela colaboradora Brenda Torres
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é uma das mais conceituadas universidades públicas do Brasil. Fazer um curso de mestrado na UFRJ pode ser o grande destaque do seu currículo.
Se você está a fim de se aprofundar melhor em sua área de formação e atuação profissional, entrar para um programa de mestrado pode ser a sua melhor iniciativa.
Para tanto, é necessário decidir em qual módulo de mestrado a sua pesquisa e o seu perfil se encaixam melhor. Após isso, é importante decidir a instituição de ensino que abrange o seu estudo tanto em questão de área de conhecimento, quanto em estrutura.
O curso de mestrado é dividido em duas categorias: o mestrado profissional e o mestrado acadêmico.
Na primeira categoria, a profissional, o foco é o mercado de trabalho, já que o aluno trabalhará suas performances teóricas e analíticas para colocar em prática na sua área de atuação.
E na segunda categoria, a acadêmica, os estudos são mais voltados a pesquisas de aprofundamento teórico, principalmente para quem pretende atuar como docente.
Tendo em vista a crescente demanda de profissionais mais qualificados, o conhecimento acadêmico pode ser a chave para o seu destaque no mercado de trabalho.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, ou UFRJ para os mais antenados, é a maior Universidade Federal do Brasil e um dos centros de excelência em ensino superior e pesquisa no país e na América Latina.
Leia também:
+ UFRJ oferece pós-graduação em nove áreas diferentes
+ Como é fazer um mestrado?
O programa de mestrado da UFRJ é administrado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a PR2, que formula, coordena e supervisiona as normas para o curso.
Bora entender melhor como funciona o programa de mestrado na UFRJ? Confira os tópicos a seguir e analise se essa pode ser a grande oportunidade para seu crescimento acadêmico e profissional.
Os cursos de mestrado da UFRJ são divididos em, como a própria universidade denomina, “grandes áreas de conhecimento”: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.
Sendo que, a partir dessas grandes áreas de conhecimento, existem outras subdivisões de acordo com as linhas de pesquisas disponíveis para cada segmento.
Veja também UFRJ oferece pós-graduação em nove áreas diferentes
Sim, os cursos de mestrado da UFRJ estão disponíveis tanto na linha acadêmica quanto na linha profissional para aqueles que procuram se desenvolver em seus estudos e aprendizados.
Todos possuem carga horária regular, sendo que para o mestrado a duração mínima é de 360 horas, segundo critérios impostos pela Capes.
A UFRJ possui bolsas para mestrado disponíveis pelas instituições de fomento à pesquisa, através das Coordenações de Pós-Graduação da própria universidade.
Estão disponíveis bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Os cursos de mestrado, assim como os demais programas de estudo regidos pela UFRJ são públicos e gratuitos, mantidos pelo Ministério da Educação (MEC), órgão do Governo Federal.
Confira bolsas de estudos em universidades reconhecidas pelo MEC, através da ferramenta de pesquisa da Quero Bolsa.
Se você prestou atenção à leitura, essa pergunta já deve estar respondida. Mas vale ressaltar algumas características da UFRJ que serão ótimas para seu desenvolvimento durante o seu mestrado.
Além de ser muito conceituada no mundo acadêmico e de pesquisa, a UFRJ oferece em seus cursos de mestrado uma equipe docente experiente, reconhecimento institucional, além de uma estrutura com laboratórios de pesquisas e espaços para estudos.
Em um levantamento realizado pela Revista Quero Bolsa sobre as 11 universidades mais procuradas no Sisu, a UFRJ ocupou o quarto lugar.
O levantamento levou em consideração as notas de corte do Sisu mais procuradas, além das universidades mais acessadas no Simulador de Nota de Corte do Enem, entre o final de 2019 e o início de 2020.
Para participar de um curso de mestrado na UFRJ é necessário participar de um processo seletivo que consiste em fazer uma inscrição eletrônica e realizar um teste de proficiência, e após isto, a instituição avalia e classifica os candidatos que serão selecionados de acordo com suas posições.
Para participar do processo seletivo do mestrado da UFRJ é necessário que o candidato tenha um diploma de graduação reconhecido pela Capes, o que consequentemente torna o diploma reconhecido também pelo MEC.
O candidato também pode ser portador de um diploma emitido por uma instituição estrangeira devidamente reconhecido pelo MEC ou algum órgão similar do país onde foi realizada a graduação.
Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona um curso de mestrado, confira a página voltada exatamente para esse tipo de pós-graduação, disponível no site Quero Bolsa, em Mestrado – Tire suas dúvidas e garanta sua bolsa!
Se você pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Veja as bolsas disponíveis:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.