Estudar inglês, que pode ser usado como idioma universal em diversas partes do mundo, também é fundamental. Assim como criar uma rede de suporte e de contatos com pessoas ao redor do mundo que poderão te socorrer caso você necessite.
Confira: 5 profissões para quem gosta de liberdade
Como trabalhar como nômade digital?
Existem uma série de profissões que permitem que seus profissionais tenham maior possibilidade de se tornar digital. De modo geral, aquelas formações ligadas à tecnologia e comunicação são exemplos dessas profissões, já que, muitas posições desses mercados estão diretamente relacionadas ao trabalho remoto.
Trabalhar como nômade digital sendo influenciador digital, editor de vídeos, fotografia, social media, ilustrador, desenvolvedor ou tradutor também são possibilidades. De qualquer modo, ser autônomo ou contratado de uma empresa que te permita trabalhar de casa, onde quer que ela seja, é um dos principais pontos para viabilizar sua inserção no nomadismo digital.
Quanto ganha um nômade digital?
Como o nomadismo digital não é exatamente uma profissão, e sim um estilo de vida, existem nômades digitais que possuem variadas rendas. Além disso, o distanciamento de um vínculo empregatício, já que muitos nômades digitais são freelancers ou trabalham de maneira autônoma, também dificulta a precisão de quanto ganha um nômade digital.
Dependendo da área onde você for atuar, o salário de um nômade digital pode ultrapassar os 20 mil reais mensais. Áreas como programação e desenvolvimento de software, além de consultoria para mercado específicos, costumam ter remunerações mais altas. Outras áreas, com menor reconhecimento internacional pagam salários por projeto ou mensais menores. De maneira geral, e um uma estimativa ampla, a maioria dos nômades digitais começa ganhando em torno de 5 a 7 mil reais.