Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

12 melhores profissões para quem quer ser nômade digital e trabalhar por aí

Conheça cursos e profissões ideais para ser nômade digital e seguir o estilo de vida viajando sem endereço fixo e sem ficar preso a escritórios e salas de reunião

Ser nômade digital se tornou um estilo de vida que atrai muita gente que deseja trabalhar estando em qualquer lugar do mundo. Viajando por praias, montanhas e grandes cidades, mas sempre tirando um tempo para produzir e dar conta das obrigações profissionais.

Essa é a rotina tão sonhada por muitas pessoas que desejam ser nômades digitais e sair por aí, mesmo sem estar de férias. O nomadismo é uma antiga forma de viver em que as pessoas não possuem residência fixa e se deslocam em vários locais para se estabelecer.

Foto: Peggy Anke/Unsplash
Um computador com uma boa conexão com a internet é tudo o que nômades digitais precisam para trabalhar

Hoje, o nomadismo também se modernizou, e os nômades digitais tentam unir o trabalho com o estilo de vida livre de endereços, moradias fixas e escritórios.

O que faz um nômade digital?

O nômade digital é o profissional que trabalha de forma remota longe de escritórios e, mesmo durante o expediente, não tem um endereço fixo onde vive e trabalha. Geralmente costumam viajar ao redor do Brasil e do mundo, atuando com uma boa conexão de internet para cumprir as obrigações do trabalho e conseguirem bancar os custos desse estilo de vida.

Há nômades digitais que atuam em empresas que aceitam o trabalho de forma totalmente remota. Existem também os profissionais que trabalham como autônomos e freelancers, com vínculos empregatícios mais flexíveis com as empresas, que não exigem idas aos escritórios.

Cursos para se tornar um nômade digital

Não existem profissões específicas para ser um nômade digital. No entanto, há algumas carreiras que são mais fáceis de trabalhar de forma remota, em que a exigência é apenas ter uma boa conexão com a internet para entregar as demandas às empresas.

A Revista Quero listou aqui alguns cursos de graduações que podem formar profissionais que atuam de forma flexível, possibilitando trabalhar e viajar pelo mundo como nômades digitais. Fazer uma faculdade pode ser a melhor maneira de ingressar no mercado de trabalho e conseguir remunerações compatíveis com o estilo de vida nômade.

Confira algumas sugestões de cursos e entenda as possíveis profissões:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A lista começa com o curso tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Essa graduação forma profissionais na área da tecnologia da informação (TI) e pode abrir espaço em um mercado de trabalho muito aquecido. Muitas empresas têm procurado desenvolvedores web e programadores para criar sites e programas de computador e smartphones.

Teste Vocacional para análise e Desenvolvimento de Sistemas

2. Engenharia de Software

O curso de Engenharia de Software também é outra boa opção para quem quer atuar com tecnologia, principalmente como programador ou desenvolvedor. As companhias aceitam que esses profissionais atuem de forma remota, o que permite a vida de nômade digital. Outro ponto atraente dessa profissão é a possibilidade de encontrar boas remunerações ao longo da experiência.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

3. Administração

O bacharelado em Administração forma profissionais com visão empreendedora, que dá um olhar de gestão aos negócios, boas habilidades para quem quer ter o próprio negócio. É possível ser nômade digital tocando a própria empresa, vendendo produtos e administrando um e-commerce, por exemplo. Hoje em dia, dá para ser um administrador sem estar o tempo todo dentro de um escritório.

Teste: Você tem perfil para cursar Administração?

4. Fotografia

Saber fotografar é uma das melhores qualidades que um nômade digital pode ter. Já que está visitando as paisagens urbanas e naturais mais bonitas do planeta, nada como tirar boas fotos e vender para empresas e bancos de imagem na internet. Além disso, é possível também trabalhar como fotógrafo local e vender imagens para turistas e habitantes locais.

5. Jornalismo

A versatilidade da profissão de jornalista também facilita a atuação de um nômade digital. Formados em Jornalismo possuem muito espaço em empresas que precisam de redatores, roteiristas e produtores de conteúdo. Praticamente qualquer empresa que produz algum conteúdo escrito ou audiovisual precisa de um jornalista. E escrever é uma atividade que pode ser facilmente feita de maneira remota.

Teste Vocacional para Jornalismo: descubra se tem perfil para o curso

6. Publicidade e Propaganda

Seguindo a linha do Jornalismo, o curso de Publicidade e Propaganda é outra graduação da área de comunicação que forma profissionais que se encaixam de diversas maneiras dentro de empresas. Muitos conseguem atuar como redatores publicitários e, dessa forma, não precisam estar dentro de escritórios para exercer suas atividades.

Teste Vocacional para Publicidade e Propaganda

Muitos nômades digitais atuam como redatores e roteiristas (Foto: Freepik)

7. Marketing

O curso de Marketing trabalha nos estudantes conceitos fundamentais de vendas e comunicação com o público. Com a ascensão do Marketing Digital como tendência de mercado, a possibilidade de atuar de forma online abriu as portas para profissionais do marketing – de diversos segmentos – viverem como nômades digitais.

Encontre bolsas de estudos de até 80% para Marketing
Teste Vocacional para Marketing: descubra se tem perfil para o curso

8. Produção Audiovisual

Trabalhar com Produção Audiovisual muitas vezes exige a presença em estúdios de gravação e filmagens. Mas há formas de atuação que podem ser feitas de maneira remota. Edição de vídeo e de fotos, por exemplo, escrita de roteiros e outras etapas da produção audiovisual podem ser realizadas de qualquer lugar que tenha bons computadores e boa internet.

9. Design Gráfico

Profissionais de Design Gráfico estão constantemente trabalhando com criatividade. Podem trabalhar para uma empresa fixa, mas também atuam de forma independente, sendo responsáveis pela criação de identidades visuais de diversos clientes. Por isso, é outra forma de atuar como nômade digital e não precisar entrar em escritórios todos os dias.

10. Letras

O curso de Letras é um dos mais buscados por quem pretende ser professor. Como professor, cursos online de qualquer área são tendências no meio digital, e podem ser gravados ou ministrados de qualquer lugar do mundo. Mas uma área nem sempre explorada pelos formados em Letras é trabalhar como tradutor. É possível traduzir textos, sites e documentos das empresas de forma remota. Conhecer a língua local também abrirá portas para atuar no país onde está vivendo.

Teste Vocacional para Letras: descubra se tem perfil para o curso

11. Ciências Contábeis

Contadores são profissionais que estão habituados a atuar de forma autônoma, por conta própria e buscando os próprios clientes. Dessa forma, não precisam necessariamente estarem dentro de escritórios. As reuniões e encontros com pessoas e empresas podem ser feitas de forma virtual, para que formados em Ciências Contábeis possam trabalhar como nômades digitais.

Teste: Você tem perfil para cursar Ciências Contábeis?

12. Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira é uma boa oportunidade para quem quer atuar com o mercado financeiro. Os negócios financeiros estão cada vez mais digitais, então os profissionais podem trabalhar de forma remota, usando apenas o computador e a internet. Gestores financeiros podem atuar como investidores ou como analistas e consultores de investimentos, longe de escritórios.

Teste Vocacional para Gestão Financeira

Como se tornar um nômade digital?

É necessário muito planejamento para se tornar um nômade digital. Escolher uma profissão é um dos principais pontos, já que não dá para ter um estilo de vida como esse sem ter uma renda que sustente o nômade por onde ele viaja. Assim, ter uma carreira que possibilite a dinâmica de trabalhar remoto enquanto viaja.

Foto: Unsplash
man and woman sitting outdoors
É necessário ter uma profissão para bancar os custos de viver como nômade digital

Não é de um dia para o outro que o nômade digital sai por aí, viajando e trabalhando. Então, se você se interessou por algumas dessas carreiras, pode começar a investir na sua profissão entrando em uma faculdade. Assim, depois de conseguir um diploma e uma profissão, pode ser a hora de fazer as malas e viajar.

Onde estudar?

Na Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo em faculdades espalhadas por todo o Brasil. É possível estudar em cursos presenciais e no ensino a distância (EaD) (já pensou viver como nômade digital enquanto estuda?).

São bolsas de até 80% nas mensalidades ao longo de toda a formação. Isso significa que o benefício vale por todo o curso, até você conseguir o diploma. Conheça algumas faculdades parceiras da Quero Bolsa:

Encontrar bolsas de estudo

Leia também:
Profissões para quem gosta de viajar
O futuro do trabalho é remoto: como o profissional pode se preparar?

De malas prontas? Conte para a gente qual das profissões para ser nômade digital mais te chamou a atenção!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações