Novo presidente do Inep é demitido
Vicenzi ocupava o cargo desde 29 de abril.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Vicenzi, foi demitido na tarde desta quinta-feira (16), de acordo com texto publicado pelo Estadão. O órgão é o responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por todas as avaliações educacionais do Ministério da Educação (MEC).
Já de acordo com a apuração do jornal O Globo, Vicenzi foi responsabilizado por informar o número errado do custo da avaliação do Ensino Básico. Na ocasião, em coletiva de imprensa, o Ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que as avaliações custariam R$500 mil, sendo que o valor correto é R$500 milhões. No mesmo dia, o Inep divulgou uma nota informando que o valor apresentado era incorreto.
Vicenzi ocupava o cargo desde o dia 29 de abril para substituir Marcus Vinicius Rodrigues, que também foi demitido após declarar que acabaria com a avaliação de alfabetização.
Na última terça-feira, dia 14 de maio, Vicenzi participou da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na qual afirmou que o cronograma original do Enem não seria alterado. Além disso, ele também declarou que nenhuma autoridade superior pediu para fiscalizar a prova.
Veja também:
Presidente do Inep afirma que cronograma do Enem será mantido
Tema de redação do Enem 2019 ainda não foi decidido, segundo o Inep