
Vestibulinho ETEC: classificação geral é liberada; confira!
Isabella Baliana | 14/07/25Classificação do Vestibulinho Etec 2025 já está disponível! Veja cronograma de matrícula para cursos presenciais, semipresenciais e online.
Diversas pessoas levantam essa questão e têm receio de fazer a graduação sem ter feito o curso técnico. Ao estudar Nutrição na Unip (Universidade Paulista) é possível ver lados positivos e negativos dentro desse contexto.
No curso técnico de Nutrição, são explorados diversos conteúdos, porém a maioria deles possui questões relacionadas à cozinha industrial, ou seja, de forma geral esse profissional trabalha de maneira mais relacionada aos processos de preparo e cocção dos alimentos. Já a graduação em Nutrição possui uma quantidade maior de segmentos de atuação, porém os conteúdos encontrados no curso técnico também estão presentes no Ensino Superior. A diferença é que como a carga horária é maior, o foco da graduação é mais abrangente, pois o aluno passa por áreas relacionadas à cozinha industrial, doenças, planejamentos de cardápios, etc. Dessa forma, ambos possuem visões profissionais diferentes, embora existam conteúdos semelhantes que estão presentes em ambos.
Como demonstrado anteriormente, ambos possuem semelhanças e diferenças. Fazer o técnico antes ajudaria os alunos em algumas matérias, mas a relação entre o tempo de duração do curso técnico contra a quantidade de conteúdo facilitado não resulta em algo tão expressivo. Em outras palavras, valeria a pena estudar cerca de dois anos para ter certa facilidade em algumas matérias da graduação? A resposta para essa pergunta é individual, porém na minha opinião não valeria, considerando o investimento de tempo e dinheiro. No entanto, quem já realizou o técnico antes sem pretensão da formação superior e mudou de ideia não terá perdido tempo.
Ao cursar o Técnico em Nutrição, o aluno terá mais conhecimento sobre a ciência da Nutrição e como ela funciona. Isso pode ajudar muito no momento da escolha e se este curso é o ideal para seguir. Esse entendimento próprio pode ajudar aqueles que poderiam desistir dos estudos e mudar de área de atuação, apesar de existir outras maneiras de conhecer esses conteúdos.
Quando as matérias do técnico surgirem na graduação, tudo será ensinado do início, então aqueles que não possuem conhecimento prévio não serão prejudicados, pois todos seguirão com o mesmo ritmo de ensino.
Não é necessário ser Técnico em Nutrição para realizar a graduação, porém alguns assuntos serão entendidos mais facilmente para esses profissionais, mas o ensino é voltado para o público em geral.