O Provão Paulista aborda conteúdos de Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa.
A avaliação é composta por 90 questões, com a nota final sendo a soma das pontuações das provas realizadas ao longo dos três anos do Ensino Médio.
Uma nova forma de ingressar nas principais universidades públicas do Estado de São Paulo está em vigor em sua 3ª edição: o Vestibular Paulista Seriado, ou, como ficou mais conhecido: “Provão Paulista“.
Durante os dias de 4 a 12 de novembro, alunos da rede pública de ensino passam pela avaliação, que determinará os aprovados para mais de 13 mil vagas oferecidas pela USP, UNICAMP, UNESP, UNIVESP e Fatecs.
A seguir, confira como funciona a prova e descubra o que cai no Provão Paulista.
O conteúdo exigido no Provão Paulista segue o Currículo Paulista do Ensino Médio. A avaliação é dividida em dois dias de provas, totalizando 90 questões que abordam um conjunto específico de áreas do conhecimento.
1º Dia de Prova
No primeiro dia, os candidatos enfrentam questões de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Linguagens e suas Tecnologias: A primeira parte da prova concentra-se principalmente em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Para Língua Portuguesa, os estudantes precisam responder a 18 questões sobre interpretação de textos, gramática e literatura. Já as 6 questões de Língua Inglesa exigem dos alunos compreensão de textos e vocabulário em inglês.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Este bloco inclui conteúdos de Biologia, Física e Química. São 24 questões divididas igualmente entre essas disciplinas (8 de cada).
O primeiro dia também é marcado pela redação. Os estudantes devem produzir um texto dissertativo-argumentativo, com coerência, coesão e respeito à norma padrão da língua portuguesa.
2º Dia de Prova
No segundo dia, as questões de Matemática e Ciências Humanas e suas Tecnologias ocupam a avaliação.
Matemática e suas Tecnologias: São 18 questões que abordam tópicos clássicos da Matemática do Ensino Médio.
Ciências Humanas e suas Tecnologias: Este bloco é composto por 24 questões que avaliam o conhecimento dos estudantes em História, Geografia, Filosofia e Sociologia. São 7 questões de História, 7 de Geografia, 5 de Filosofia e 5 de Sociologia.
O que é o Provão Paulista?
O Provão Paulista é uma avaliação estadual destinada aos estudantes da rede pública do de São Paulo, que oferece acesso a vagas em universidades públicas do estado.
Com a proposta de facilitar o ingresso no ensino superior para alunos do ensino médio, o exame é dividido em três etapas, sendo a nota final o acúmulo das pontuações obtidas em cada uma das três edições da prova.
Como funciona o Provão Paulista?
O Provão Paulista é uma avaliação seriada, ou seja, o exame é realizado ao longo dos três anos do Ensino Médio, com o objetivo de acompanhar o desempenho do estudante durante toda a sua trajetória escolar.
Essa abordagem permite que a nota final seja composta pelo acúmulo das notas de cada um dos anos.
Veja como é calculada a pontuação:
1ª Série (Primeiro ano do Ensino Médio): A prova realizada nesta série tem peso de 15% na nota final.
2ª Série (Segundo ano do Ensino Médio): A avaliação da segunda série tem peso de 25% na nota final.
3ª Série (Terceiro ano do Ensino Médio): As provas de múltipla escolha realizadas no último ano têm peso de 40%. Além disso, a redação realizada no último dia de prova tem peso de 20% na nota final.
Quem faz o Provão Paulista?
O Provão Paulista é destinado a estudantes da rede pública de ensino do estado de São Paulo, incluindo alunos das ETECs, escolas municipais e unidades de ensino federais que estejam matriculados no Ensino Médio.
Qual é o calendário Provão Paulista?
Confira o calendário oficial desta edição do Provão Paulista:
Aplicação das provas – 1º ano do Ensino Médio: 6 e 7 de novembro
Aplicação das provas – 1º ano do Ensino Médio: 11 e 12 de novembro
Aplicação das provas – 3º ano do Ensino Médio e EJA: 4 e 5 de novembro
Divulgação do gabarito: 8 de dezembro
Resultado e 1ª chamada: 19 de janeiro de 2026
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.