Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Universidades

Provão Paulista: o que é, como funciona e quais faculdades participam

Confira a resposta para as principais dúvidas sobre o Provão Paulista, nova forma de ingresso nas universidades estaduais públicas de São Paulo aprovada pelo governo

O governo estadual de São Paulo aprovou uma nova forma de ingresso no ensino superior para os estudantes de todo o estado, chamada Vestibular Paulista Seriado, ou, como ficou mais comum: “Provão Paulista“. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O programa tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes de escolas públicas do estado às universidades e faculdades paulistas.

Ao todo, o Provão Paulista vai oferecer 13 mil vagas em cursos superiores das instituições de ensino participantes. 

Se você ainda está com dúvidas sobre esta nova forma de ingresso, confira a seguir tudo sobre o programa: o que é e como vai funcionar o Provão Paulista, quais as faculdades que irão ofertar vagas e quem poderá participar!

Provão Paulista: o que é, como vai funcionar e quais faculdades participam

Veja: USP, Unesp e Unicamp aderem ao Vestibular Paulista Seriado; entenda melhor

Quando foram as inscrições do Provão Paulista?

O Vestibular Paulista Seriado, ou como ficou mais conhecido, Provão Paulista tem a previsão de abrir inscrições todos os anos.

O local de prova dos candidatos de outros estados fica disponível no Cartão de Confirmação, divulgado no site da Secretaria de Educação de SP.

Veja abaixo qual será a quantidade de vagas destinada para cada faculdade participante:

O que é o Provão Paulista?

O Provão Paulista é uma nova forma de ingresso nas universidades estaduais paulistas proposta e desenvolvida pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp. O exame será destinado aos estudantes do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo. 

Segundo a Secretaria da Educação, além de facilitar a entrada no ensino superior, o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual e também como um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar.

A prova do Provão Paulista será composta por questões de múltipla escolha e uma redação. A aplicação do exame será em data única, de forma presencial e fiscalizada nas escolas estaduais. Veja as datas de aplicação definidas para cada série do ensino médio:

 

Leia mais: Suspensão do Novo Ensino Médio: veja o que muda no Enem 2024
Revisão Enem: estude os principais temas em 3 meses com plano de estudo grátis

Quem pode participar do Provão Paulista?

Todos os estudantes que estão no ensino médio em escolas públicas do estado de São Paulo e Etecs poderão participar do Provão Paulista.

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Como vai funcionar o Provão Paulista?

Segundo o governo, o Provão Paulista começou a ser aplicado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas a partir de 2023, de forma fracionada, ou seja, a cada final de ano letivo. Dessa forma, vai funcionar como um vestibular seriado: será aplicado no 1º, 2º e 3º ano gradualmente aos alunos.

No final, a nota desse vestibulando será a média das três avaliações, uma para cada ano desse nível de ensino. Com o resultado em mãos, o estudante poderá se candidatar a uma vaga no curso que preferir nas universidades participantes.

Entenda: O que é ebulição global e como o tema pode cair no Enem?
O que estudar para o Enem? Veja o que mais cai

Como a proposta é que os candidatos não precisem se deslocar para fazer o exame, o Provão Paulista deve acontecer de forma semelhante ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que é realizado nas próprias escolas, e sem pagamento de taxa de inscrição.

No primeiro ano de aplicação, no caso, 2023, apenas os alunos do 3º ano concorreram às vagas com o resultado da pontuação feita no exame. Já nas próximas edições, a nota será acumulativa com o 1º e 2º ano do ensino médio.

O que cai no Provão Paulista?

Segundo a Secretaria de Educação de São Paulo, ao todo, o caderno de prova de cada série possui 90 questões de múltipla escolha. Além disso, as questões foram elaboradas de acordo com o Currículo Paulista e busca avaliar as diferentes habilidades que os estudantes desenvolveram ao longo do Ensino Médio.

No primeiro dia de prova, caem os conteúdos de duas áreas do conhecimento: Linguagens e Ciências da Natureza. A área de Linguagens inclui 20 questões de língua portuguesa e quatro questões de língua inglesa. Já Ciências da Natureza e suas Tecnologias é formada pelos componentes de física, química e biologia – cada uma com oito questões.

No segundo dia de prova é a vez das áreas de Matemática e Ciências Humanas e Sociais. Como o próprio nome diz, em matemática caem 2o questões de matemática. Já em ciências humanas, a prova possui sete questões do conteúdo de história e outras sete de geografia, além de quatro de sociologia e mais quatro de filosofia.

Atenção: para os alunos que estão na 3ª série do ensino médio, o segundo dia de prova também possui a redação, que exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, semelhante ao Enem. 

Quais faculdades participam do Provão Paulista?

Ao todo, serão 5 instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo que irão adotar o Provão Paulista como uma das formas de ingresso de novos alunos. Confira quais são abaixo:

Como entrar na faculdade com bolsa?

Além do Provão Paulista, você também pode entrar no ensino superior por um valor que cabe no seu bolso com a Quero Bolsa!

A Quero Bolsa é o maior portal de educação do país e oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação, em mais de 1,2 mil instituições de ensino superior parceiras. Confira as oportunidades clicando abaixo:


Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações