Como vai funcionar o Provão Paulista?
Segundo o governo, o Provão Paulista será aplicado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas a partir de 2023, de forma fracionada, ou seja, a cada final de ano letivo. Dessa forma, vai funcionar como um vestibular seriado: será aplicado no 1º, 2º e 3º ano gradualmente aos alunos.
No final, a nota desse vestibulando será a média das três avaliações, uma para cada ano desse nível de ensino. Com o resultado em mãos, o estudante poderá se candidatar a uma vaga no curso que preferir nas universidades participantes.
Entenda: O que é ebulição global e como o tema pode cair no Enem?
+ O que estudar para o Enem? Veja o que mais cai
Como a proposta é que os candidatos não precisem se deslocar para fazer o exame, o Provão Paulista deve acontecer de forma semelhante ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que é realizado nas próprias escolas, e sem pagamento de taxa de inscrição.
No primeiro ano de aplicação, no caso, 2023, apenas os alunos do 3º ano concorrerão às vagas com o resultado da pontuação feita no exame. Já nas próximas edições, a nota será acumulativa com o 1º e 2º ano do ensino médio.
Confira: Enem USP 2023: saiba o que é e como se inscrever
+ Unicamp 2024: inscrições abertas; saiba como se inscrever
+ Calendário Unesp 2024
O que cai no Provão Paulista?
Segundo a Secretaria de Educação de São Paulo, ao todo, o caderno de prova de cada série possui 90 questões de múltipla escolha. Além disso, as questões foram elaboradas de acordo com o Currículo Paulista e busca avaliar as diferentes habilidades que os estudantes desenvolveram ao longo do Ensino Médio.
No primeiro dia de prova, caem os conteúdos de duas áreas do conhecimento: Linguagens e Ciências da Natureza. A área de Linguagens inclui 20 questões de língua portuguesa e quatro questões de língua inglesa. Já Ciências da Natureza e suas Tecnologias é formada pelos componentes de física, química e biologia – cada uma com oito questões.
No segundo dia de prova é a vez das áreas de Matemática e Ciências Humanas e Sociais. Como o próprio nome diz, em matemática caem 2o questões de matemática. Já em ciências humanas, a prova possui sete questões do conteúdo de história e outras sete de geografia, além de quatro de sociologia e mais quatro de filosofia.
Atenção: para os alunos que estão na 3ª série do ensino médio, o segundo dia de prova também possui a redação, que exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, semelhante ao Enem.
Quais faculdades participam do Provão Paulista?
Ao todo, serão 5 instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo que irão adotar o Provão Paulista como uma das formas de ingresso de novos alunos. Confira quais são abaixo:
Como entrar na faculdade com bolsa?
Além do Provão Paulista, você também pode entrar no ensino superior por um valor que cabe no seu bolso com a Quero Bolsa!
A Quero Bolsa é o maior portal de educação do país e oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação, em mais de 1,2 mil instituições de ensino superior parceiras. Confira as oportunidades clicando abaixo:
Encontre bolsas de estudo
São várias faculdades parceiras, veja algumas muito procuradas: