USP, Unesp e Unicamp aderem ao Vestibular Paulista Seriado; entenda melhor
Entenda como vai funcionar o Vestibular Paulista Seriado, também chamado de "Provão Paulista". Descubra também quem pode participar
Uma nova forma de ingresso nas universidades estaduais paulistas foi aprovada. A partir de 2024, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) terão o Vestibular Paulista Seriado.
Essa nova modalidade de entrada nos cursos de graduação será destinada a alunos de escolas estaduais paulistas. O vestibular será aplicado pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) e, em sua primeira edição, serão oferecidas 3.854 vagas.
Baixe já: Plano de estudo grátis para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
A proposta é que os candidatos não precisem se deslocar para fazer o exame. Assim, ele deve acontecer de forma semelhante ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que é realizado nas próprias escolas, sem pagamento de taxa de inscrição.
Vale destacar que, nessa primeira aplicação da prova, serão considerados apenas os estudantes do último ano do ensino médio.
Leia mais: 7 profissões mais legais do mundo: confira todas!
+ Redação do Enem 2023: confira 11 possíveis temas
A iniciativa é resultado da parceria entre as universidades estaduais paulistas e a Secretaria Estadual de Educação. Essa colaboração também planeja pagar um auxílio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que ingressarem por meio do vestibular seriado, a fim de evitar a evasão dos alunos.
O Vestibular Paulista Seriado, também chamado de “Provão Paulista”, tem como objetivo incluir mais estudantes da rede pública no ensino superior. “A ideia é fazer com que o aluno do ensino médio veja sentido em concluir e seguir com os estudos, além de ter algum apoio para fazer uma universidade”, afirmou o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, no portal da instituição.
Na prática, os alunos vão prestar o vestibular durante todo o ensino médio. No final, a nota desse vestibulando será a média das três avaliações, uma para cada ano desse nível de ensino. Com o resultado em mãos, o estudante poderá se candidatar a uma vaga no curso que preferir na Unesp, USP ou Unicamp.
Confira: Confira 6 escritores contemporâneos para usar na redação do Enem
+ É noveleiro? Confira 8 novelas para citar na redação do Enem
Outras formas de entrar na faculdade
Você também pode entrar no ensino superior por um valor que cabe no seu bolso com a Quero Bolsa. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação. Confira todas as oportunidades:
São mais de 1.000 faculdades parceiras, como: