A iniciativa é resultado da parceria entre as universidades estaduais paulistas e a Secretaria Estadual de Educação. Essa colaboração também planeja pagar um auxílio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que ingressarem por meio do vestibular seriado, a fim de evitar a evasão dos alunos.
O Vestibular Paulista Seriado, também chamado de “Provão Paulista”, tem como objetivo incluir mais estudantes da rede pública no ensino superior. “A ideia é fazer com que o aluno do ensino médio veja sentido em concluir e seguir com os estudos, além de ter algum apoio para fazer uma universidade”, afirmou o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, no portal da instituição.
Na prática, os alunos vão prestar o vestibular durante todo o ensino médio. No final, a nota desse vestibulando será a média das três avaliações, uma para cada ano desse nível de ensino. Com o resultado em mãos, o estudante poderá se candidatar a uma vaga no curso que preferir na Unesp, USP ou Unicamp.
Teste vocacional gratuito
Confira: Confira 6 escritores contemporâneos para usar na redação do Enem
+ É noveleiro? Confira 8 novelas para citar na redação do Enem
Outras formas de entrar na faculdade
Você também pode entrar no ensino superior por um valor que cabe no seu bolso com a Quero Bolsa. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação. Confira todas as oportunidades:
Encontre bolsas de estudo
São mais de 1.000 faculdades parceiras, como: