
O que é a relação candidato-vaga? Entenda e veja exemplos
Isabella Baliana | 16/10/25Compreenda o que é a relação candidato-vaga, aprenda a calcular a concorrência e confira exemplos de cursos altamente disputados.
Compreenda o que é a relação candidato-vaga, aprenda a calcular a concorrência e confira exemplos de cursos altamente disputados.
Em resumo:
Continue na leitura para entender mais!
A relação candidato-vaga é uma maneira de avaliar a concorrência de um curso na faculdade. Esse índice é calculado dividindo o número total de inscritos pelo número de vagas disponíveis no vestibular para aquele curso específico.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A seguir, entenda o que é a relação candidato-vaga, como ela é calculada e sua importância nas escolhas dos candidatos. Além disso, confira exemplos práticos de como essa relação se aplica aos cursos mais concorridos.
Relação Candidato/Vaga Fuvest 2026: confira
+ Qual é a relação candidato-vaga para Medicina na Unicamp 2026?
A relação candidato-vaga é a métrica utilizada para avaliar o grau de concorrência em processos seletivos, como vestibulares e concursos públicos. Ela é calculada dividindo o número total de candidatos pelo número de vagas disponíveis para um determinado curso ou cargo.
Por exemplo, se um curso tem 100 vagas e 1.000 candidatos se inscrevem, para saber a relação candidato-vaga basta dividir 1000 por 100, o que daria 10. Isso quer dizer que a relação candidato-vaga desse curso seria 10 para 1 (10:1), ou seja: há 10 candidatos concorrendo por vaga.
Assim, quanto maior a relação, mais difícil é o ingresso, pois um número maior de candidatos disputa um número reduzido de vagas e quanto menor a relação candidato-vaga, menos concorrido é o curso.
No entanto, é importante ressaltar que uma relação candidato-vaga alta não significa que o candidato não tenha chances, mas sim que a concorrência será mais acirrada e que, para aumentar suas chances de aprovação, é preciso tirar uma boa nota.
O número exato de candidatos por vaga considerado “concorrido” pode variar dependendo da percepção do candidato, do curso e da instituição de ensino escolhida.
Porém, em termos gerais, uma relação candidato-vaga acima de 20:1 já é considerada bastante concorrida. Para se ter uma ideia, nos cursos mais concorridos de universidades renomadas, podem ter relações de 50:1 ou até mais, o que significa uma competição extremamente acirrada.
No vestibular da Fuvest 2026, por exemplo, Medicina tem uma relação candidato-vaga de 90,7 por 1, ou seja, quase 91 candidatos concorrendo por uma vaga, o que é extremamente concorrido. Em outros cursos, apesar de também serem concorridos, os números são um pouco mais baixos: Psicologia (58,6), Relações Internacionais (37,9) e Audiovisual (30,6).
Por outro lado, em cursos com menor demanda, a relação pode ser bem menor, o que facilita o ingresso dos candidatos, como é o caso de Gestão Ambiental, também da Fuvest 2026, com uma relação candidato-vaga de 2,2, ou o curso de Licenciatura em Matemática/Física, com 2,7 (ou seja, praticamente 3 candidatos concorrendo por vaga).
De modo geral, quanto mais alta a relação, mais desafiador se torna o processo seletivo, exigindo um preparo intenso para os candidatos.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.