Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Bacharelado: o que é e diferenças entre cursos

Se você tem dúvida sobre o que é um bacharelado ou precisa de uma ajudinha para escolher qual o melhor curso para você, essa matéria irá ajudar a resolver seus problemas.

Para quem está adentrando pela primeira vez no mundo do ensino superior, é muito comum enfrentar diversas dúvidas ao escolher um curso ou instituição. Esses questionamentos acontecem porque com a popularização desta etapa de ensino e o aumento do acesso a esses itinerários formativos, cada vez mais a oferta de cursos aumenta. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você tem dúvida sobre o que é um bacharelado, quem pode cursar, quais são as diferenças deste para outros tipos de graduação ou ainda precisa de uma ajudinha para escolher qual o curso mais adequado aos seus objetivos, essa matéria irá ajudar a resolver seus problemas.

estudante fazendo faculdade - o que é bacharelado

O que é bacharelado?

Bacharelado é um tipo de curso de graduação generalista que tem como foco o desenvolvimento de habilidades ligadas à prática intrínseca de determinada profissão. Um indivíduo que cursa bacharelado em enfermagem, por exemplo, terá contato durante sua formação com conteúdos que irão subsidiar a realização das tarefas que compõem o cotidiano da vida profissional de um enfermeiro. 

Pela pluralidade de opções de cursos de bacharelado que encontramos ao procurarmos sobre as formações de ensino superior disponíveis, podemos concluir que este é o tipo de curso de graduação mais comum e com maior oferta de vagas. Confira uma lista de exemplos de cursos de bacharelados:

Leia Mais: Vejo quais são os 10 bacharelados mais cursados segundo o MEC

Quem pode cursar o bacharelado?

Assim como qualquer outro tipo de curso de graduação, os únicos requisitos que são cobrados de quem quer fazer um bacharel é a conclusão do ensino médio e a aprovação em algum exame de seleção, o vestibular. Apesar destes serem os requisitos básicos, é sempre importante ficar atento ao curso e instituição que você escolheu, já que elas podem definir mais critérios a serem cumpridos por quem quer iniciar um curso de bacharelado.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Por que fazer bacharelado?

Cursar um bacharelado pode representar uma inserção no mercado de trabalho ou uma mudança de área. Além disso, durante a graduação, você irá aprofundar seus conhecimentos em diversos temas ligados a sua profissão e ainda ganhar repertório para continuar em sua jornada profissional já que, com o diploma de bacharel você torna-se apto para cursar uma pós-graduação, por exemplo. 

Como funciona o bacharelado?

Um curso de bacharelado funciona, na parte teórica, de maneira semelhante ao ensino médio regular, já que nele também pode ser observada a divisão por disciplinas e o ensino de maneira progressiva. No entanto, no bacharelado é comum que os alunos tenham cargas horárias reservadas para estágio e disciplinas com foco na prática, preparando-os para exercer sua profissão. Veja a seguir mais algumas especificidades desse tipo de curso:

Estrutura dos cursos 

Assim como outras formações, o curso de bacharelado costuma ser dividido em disciplinas que compõem uma grade curricular. Desse modo, conteúdos teóricos e práticos são organizados de maneira complementar com o objetivo de construir uma sólida base de conhecimentos exigida a cada profissão. 

Alguns cursos podem contar com horas de estágio e atividades complementares a serem cumpridas. Outro elemento que compõe a maioria dos cursos de bacharel é o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

Tempo de duração

A duração média de um curso de bacharelado é de quatro anos, podendo variar entre três e seis anos, divididos em semestres. 

Diploma

O documento concedido a um aluno que termina um curso de bacharelado é um diploma de nível superior que, para ser válido, precisa ter sido emitido por uma instituição que tenha o curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

Áreas de atuação

Existem cursos de bacharelado em todas as áreas do conhecimento, o que significa que os bacharéis podem atuar em diversos segmentos. Além do mercado de trabalho tradicional, aqueles que concluíram um curso de bacharelado podem atuar na pesquisa ou continuar sua jornada profissional rumo à docência no ensino superior. 

Veja Também: Bacharelado Interdisciplinar: saiba tudo sobre essa formação 

Quais são os formatos de aula no bacharelado?

Nos últimos anos, novos formatos e metodologias de ensino têm sido empregadas pelas faculdades e universidades com o intuito de atrair novos alunos e aumentar as possibilidades daqueles que têm menos tempo disponível ou que precisam concluir um curso de bacharelado de forma remota. Existem três principais formatos: Presencial, EAD e Semipresencial. 

Presencial

Formato tradicional, nele o aluno precisa se deslocar até a faculdade ou universidade onde o curso é ministrado para assistir as aulas ministradas presencialmente por um professor. Alguns bacharéis com grande carga horária prática, como Medicina, só estão disponíveis nesse formato. 

EAD

Com um número de adeptos em grande expansão na última década, a metodologia de Ensino a Distância, o EAD, permite que o aluno veja as aulas remotamente através de um dispositivo de áudio e vídeo. Nesse caso o conteúdo pode ser gravado pela instituição ou transmitido aos estudantes simultaneamente, em uma aula ao vivo. 

Semipresencial

Nesse formato, o aluno se desloca até a instituição em alguns dias da semana ou em momentos específicos, como para a realização de provas e apresentação de trabalhos, mas continua tendo a maior parte de suas aulas de maneira remota.

Quais são as principais diferenças entre o bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Essa é outra dúvida muito comum de quem está a procura de um curso de nível superior. Por mais que a nomenclatura do curso assuste um pouco, é muito importante entender as diferenças entre os cursos de bacharelado, licenciatura e de graduação tecnológica para que você não tenha surpresas com o foco do curso após já tê-lo iniciado. 

Duração do curso

Um curso de bacharelado ou de licenciatura costuma ter duração entre três e seis anos, dependendo da área escolhida e da carga horária que eles possuem. Já um tecnólogo costuma ser mais curto, com duração entre dois e três anos. 

Tipo de diploma

De maneira geral, não existem grandes diferenças entre o diploma de um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo já que os três conferem certificação em nível superior e permitem que o formando dê continuidade a sua formação em um curso de pós-graduação. 

Foco da formação

Aqui estão as maiores diferenças dessas três nomenclaturas. Um curso de bacharelado fornece ao estudante uma formação generalista que permitirá que ele exerça a profissão que dá nome ao curso. Um curso de licenciatura tem como foco a formação de professores que irão ministrar aulas em todos os níveis de ensino, com foco no ensino fundamental e médio. Por esse motivo, durante a formação o aluno de licenciatura verá disciplinas sobre conteúdos pedagógicos, como didática e metodologia de aprendizagem. 

O foco da formação de um curso tecnólogo é a prática da profissão em si, reduzindo a carga horária de disciplinas teóricas e focando em uma formação rápida voltada ao mercado de trabalho. 

Áreas de Atuação

Enquanto os bacharéis tem como área de atuação uma grande gama de possibilidades, da arquitetura à farmácia, o aluno formado em um curso de licenciatura terá como ambiente profissional uma instituição educacional. Já o tecnólogo atuará diretamente no mercado tradicional de trabalho, em áreas às quais seu curso teve foco. Por ser mais rápido e com foco mais definido, os formados em cursos tecnólogos tem uma atuação mais restrita que os bacharéis. 

Leia Ainda: É possível cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

Como é o mercado de trabalho para quem cursou bacharelado?

Quem cursou algum curso de bacharel tem grandes chances de ser inserido no mercado de trabalho com certa facilidade. É claro que algumas áreas, como tecnologia, possuem maior número de vagas abertas e com maiores salários. Outro ponto importante a ser observado por quem pretende cursar um bacharelado é que, para algumas profissões, o aluno precisa ser registrado no conselho de classe regional para ficar apto a exercer sua profissão. 

Como ingressar em um curso de bacharelado?

Para ingressar em um curso de bacharelado o futuro aluno precisa ser aprovado no processo de seleção de uma universidade ou faculdade. O mais tradicional desses processos é o vestibular. No entanto, hoje é muito comum que diversas instituições permitam que os alunos sejam aprovados para matrícula utilizando como método de seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou com a apresentação de um diploma de nível superior, para os casos de segunda graduação.

Onde estudar?

Após escolher seu curso de bacharelado, começa a etapa onde você irá procurar pela instituição que mais se encaixa em seus objetivos e o lugar onde você será inserido no ensino superior. Para te ajudar nessa busca, você pode acessar o Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudos da América Latina. Lá você encontra uma infinidade de cursos com bolsas de estudos de até 80%. É impossível que você não encontre um curso que é a sua cara!

Caso você precise de uma forcinha para escolher uma instituição de ensino, separamos uma lista com faculdades e universidades com cursos reconhecidos pelo MEC e com ótimas oportunidades para novos alunos. Confira:

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações