O que estuda um Bacharelado Interdisciplinar?
O BI oferece diferentes disciplinas, a fim de dar suporte teórico e prático para que o aluno desenvolva senso crítico. O resultado é uma formação generalista e dinâmica, que, conectando diversos conhecimentos, habilita a pessoa a compreender os desafios da sociedade.
“O BI é um programa de formação em nível superior em uma grande área, com uma forte fundamentação básica, para que o estudante possa seguir seus estudos na própria universidade, num curso de formação específica ou numa pós-graduação, e depois dessa etapa, continuar em um ambiente de trabalho”, resume o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Wesley Góis.
Uma característica marcante dos bacharelados interdisciplinares é a convivência diversa, que possibilita uma forte integração na relação aluno-aluno e aluno-professor.
“É muito difícil os alunos escolherem as mesmas disciplinas em suas trajetórias acadêmicas, porque o currículo é muito flexível. Um aluno que quer fazer Engenharia Aeroespacial, por exemplo, pode fazer uma disciplina de início de curso junto com alunos com aspirações que completamente diferentes. Por isso, o professor tem que pensar na dinâmica da disciplina não para um curso específico, mas numa condição mais generalista”, relata o docente da UFABC.
Outro atributo que atrai diversos estudantes aos Bacharelados Interdisciplinares é a possibilidade de decidir ao longo do curso qual caminho seguir. Por isso, as pessoas que terminam o ensino médio sem ter certeza da graduação específica que quer cursar costumam se interessar por essa formação.
De acordo com o professor Góis, há muito interesse no cursos de BI por parte dos jovens, por serem uma geração mais antenada, ligada à tecnologia e mutante. Além disso, outra característica que chama a atenção do futuros universitários é a liberdade curricular.
Veja também: 10 cursos para quem gosta de História
+ 10 cursos tecnólogos com os melhores salários
Como os bacharelados interdisciplinares funcionam?
Os Bacharelados Interdisciplinares são graduações completas, que conferem diploma de nível superior. Elas foram pensadas para ter três ciclos: o bacharelado interdisciplinar; seguido da formação profissional; e, enfim, a pós-graduação.
Ou seja, concluindo um BI, o estudante pode escolher partir para o mercado de trabalho ou para uma pós-graduação. Além disso, aos que desejarem se especializar, há a possibilidade de prosseguir os estudos nos cursos no segundo ciclo. Neste último caminho, ganha-se outro diploma, referente ao curso específico.
É válido mencionar que os Bacharelados Interdisciplinares fogem da lógica tradicional da escola e isso pode causar estranhamento nos que ingressarem nesse modelo de graduação.
“É muito desafiador para os alunos desde o início. Eles vêm do ensino médio que é muito disciplinar e chegam no BI que tem um projeto completamente diferente, onde eles têm liberdade para fazer tudo”, diz o professor Wesley.