O Vírus Nipah é um agente zoonótico transmitido de animais para humanos. Ele é altamente infeccioso, não tem cura e pode levar a morte em até 75% dos casos.
A transmissão acontece mediante o contato com animais infectados, alimentos contaminados ou de pessoa para pessoa.
Embora preocupante, as chances do agrave se tornar uma epidemia global é baixa, especialmente devido à transmissão estar relacionada ao contato prolongado com o patógeno.
A Índia e outros países do sul asiático seguem em alerta máximo para o Vírus Nipah — um patógeno altamente infeccioso que já colocou mais de 110 pessoas em quarentena no Estado indiano de Bengala Ocidental.
Embora recorrente e documentada desde 1999, a contaminação pelo vírus é mortal e ainda não possui cura comprovada.
Mas, afinal, há motivo para pânico? O mundo corre o risco de enfrentar uma nova crise sanitária global?
Para responder a essas e outras perguntas, confira tudo o que se sabe sobre a doença.
O que é o Vírus Nipah?
O vírus Nipah é um agente zoonótico, ou seja, transmitido de animais para humanos.
Seu hospedeiro natural é o morcego frutífero (da família Pteropodidae), mas ele também pode infectar porcos e outros animais domésticos antes de chegar ao homem.
Identificado pela primeira vez em 1999, na Malásia, o vírus preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao seu alto potencial epidêmico.
A contaminação acontece principalmente por três vias:
Contato direto: Com animais infectados (como morcegos ou porcos) ou seus fluidos corporais (saliva, urina, fezes);
Alimentos contaminados: Consumo de frutas ou produtos (como seiva de palmeira crua) que tenham sido mordidos ou contaminados por morcegos infectados;
De pessoa para pessoa: Contato próximo com fluidos corporais de uma pessoa infectada (cuidadores e familiares de pacientes são o grupo de maior risco).
Quais são os sintomas?
A infecção pelo Nipah pode ser assintomática em alguns casos, mas geralmente evolui para um quadro respiratório agudo e encefalite (inflamação do cérebro), que pode ser fatal.
Os sintomas iniciais incluem:
Febre alta;
Dores de cabeça;
Dores musculares;
Vômitos;
Dor de garganta.
Em estágios avançados, o paciente pode apresentar tontura, sonolência, alteração de consciência e sinais neurológicos que indicam encefalite aguda, podendo evoluir para o coma em 24 a 48 horas.
Há risco de o vírus chegar ao Brasil?
Até o momento, o risco de introdução do vírus Nipah no Brasil é considerado baixo pelas autoridades sanitárias.
A transmissão de humano para humano exige contato próximo e prolongado, o que dificulta uma disseminação global rápida como a de vírus respiratórios transmitidos pelo ar.
Além disso, não há voos diretos frequentes entre as áreas afetadas na Índia e o Brasil, e as espécies de morcegos que atuam como reservatórios naturais do Nipah na Ásia não são encontradas na fauna brasileira.
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.