
Para que serve a Biomedicina? Entenda o que faz um biomédico!
Isabella Baliana | 02/04/25Quer entender o que faz um biomédico e em que áreas ele pode trabalhar? Saiba tudo sobre Biomedicina e veja onde estudar com desconto.
A Zootecnia abrange um conjunto de atividades e habilidades para desenvolver, promover e controlar a produção e a produtividade dos animais úteis ao homem. No aspecto socioeconômico e para o desenvolvimento do agronegócio, ela tem uma grande importância, já que trabalha com fatores administrativos e econômicos da produção.
Segundo Marcela Barbieri Boro, zootecnista e médica veterinária, o profissional da área é responsável pela produção animal, ou seja, ele trabalha com tudo que envolve o animal para que ele possa viver da melhor forma e assim produzir o melhor que puder.
A formação, geralmente, engloba conhecimentos sobre nutrição, manejo, meteorologia, estatística e até mesmo construções rurais.
Veja mais
Medicina Veterinária e Zootecnia: entenda a diferença
Em que áreas o zootecnista pode atuar
De acordo com o relatório de 2019 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o estado brasileiro com o maior número de profissionais atuantes é São Paulo, com 1.550 zootecnistas. O Amapá possui o menor número desses profissionais.
No Brasil, quem se forma no curso de Zootecnia possui um salário médio de R$ 3.373,86. O estado com os salários mais altos também é São Paulo, no valor de R$ 4.629,70, de acordo com dados do Caged 2018. O saldo de vagas no ano passado para esse campo foi positivo, com 283 contratações e 265 demissões.
Atualmente, uma das áreas em alta na Zootecnia é a indústria alimentícia, com uma grande exigência de qualidade em relação aos produtos consumidos pelos rebanhos e pelos pets.
A formação de um zootecnista conta com o aprendizado em disciplinas como Nutrição animal; Ciências do Solo e Forragicultura; Biologia Molecular e Melhoramento Genético Animal; Produção Animal em Culturas Zootécnicas; Gestão em Agronegócio; Biotecnologias Aplicadas em Zootecnia; Atividades Agropecuárias com Sustentabilidade Ambiental; Tecnologia e Biosseguridade dos Produtos de Origem Animal; Sociologia e Extensão Rural; Criação e Preservação de Animais Silvestres; Criação de Animais de Companhia, Lazer e Esportes.
Algumas faculdades focam também em animais silvestres. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. A duração média do curso é de cinco anos.
Veja: Faculdade de Veterinária: conheça tudo sobre a área e profissão
+ Medicina Veterinária: valor da mensalidade com bolsa de estudos é muito menor; confira!
A Zootecnia é voltada principalmente para a produção animal, com ênfase na eficiência das criações voltadas ao setor agropecuário. Já a Medicina Veterinária tem como objetivo central a saúde dos animais, incluindo o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.
A Zootecnia aborda aspectos como manejo, nutrição, reprodução e bem-estar de rebanhos. O zootecnista atua em fazendas, indústrias de alimentos, pesquisa e empresas de nutrição animal, desenvolvendo estratégias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade das criações.
Por outro lado, a faculdade de Medicina Veterinária forma profissionais para cuidar da saúde individual dos animais. O médico veterinário trabalha em clínicas, hospitais veterinários, saúde pública e inspeção de produtos de origem animal, com atuação que vai desde o tratamento de pets até a garantia da segurança alimentar.
Em resumo, enquanto o zootecnista busca melhorar a eficiência e a gestão de grandes rebanhos no setor agropecuário, o veterinário foca no cuidado individual dos animais e na saúde pública.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.