logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

O que o curso de Comunicação Organizacional pode oferecer?

por Hans Moura em 04/07/17 1,9 mil visualizações

A história do Pedro Henrique Pereira dos Santos e sua preparação para o vestibular já pôde ser conferida aqui na Revista Quero. Atualmente, ele é formado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Organizacional (ComOrg) na Universidade de Brasília (UnB). Agora ele mostra para gente como foi a sua experiência como universitário.

estrutura da universidade

A UnB é um mundo de oportunidades nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, segundo o estudante. “Sem dúvidas, foi o lugar que me proporcionou maior crescimento pessoal e profissional. São quatro campi distribuídos em Planaltina, Gama, Ceilândia e Plano Piloto (Darcy Ribeiro). O fato de ser uma universidade pública não diminui a estrutura dessa prestigiosa instituição de ensino. Obviamente que nem tudo é um mar de rosas, porém a UnB oferece serviços essenciais, como o restaurante universitário, assistência estudantil, bolsas de estudo para pesquisa, monitoria, extensão, entre outros", disse.

O curso

A graduação em Comunicação Organizacional possui oito semestres (quatro anos) de duração. O curso é abrangente. “Ele me passava a ideia de um profissional completo, que pode desempenhar atividades jornalísticas, publicitárias e audiovisuais voltadas a qualquer organização. Estou imensamente realizado profissionalmente”, revela.


Em Planaltina (DF), fazendo a apuração de uma matéria


Comunicação Organizacional é o "mix" da Comunicação. Se você quer adquirir visão estratégica, planejar, gerir e conhecer a fundo como é ser gestor em uma organização, a dica de Pedro é fazer esse curso. “Não desista e continue tentando. Pode parecer difícil, mas a força de vontade e a persistência são grandes aliadas para vencer as batalhas da vida. Aproveite todas as oportunidades. Envolva-se! Participe! A FAC possui uma ótima estrutura física, bons docentes e vários projetos para se apaixonar. A UnB é um mundo especial”, conclui.

O primeiro dia de aula

O primeiro dia de aula gera sempre muita história para contar. “Houve uma recepção aos calouros. Visitamos as empresas juniores da Faculdade de Comunicação, e os professores nos falaram brevemente sobre o curso e as disciplinas. Calouro, viva a universidade! Não se acomode nunca”, reforça.

“Nenhum veterano obrigou ninguém a beber. Só ingeriu álcool quem quis. Tínhamos até a opção de tomar leite. Tivemos que repetir o juramento do curso, apresentamo-nos, recebemos apelidos, dançamos e conversamos. Por fim, mas não menos importante, houve o leilão de veteranos que é uma forma de acolhimento aos calouros. Eles doaram livros, apostilas e nos orientaram sobre as atividades do meio acadêmico. O valor arrecadado no trote proporcionou a realização de um churrasco. O preço pago também incluía a troca de materiais durante o curso", conta.

Comunicação Organizacional: mercado de trabalho

O comunicador organizacional pode atuar em organizações privadas, públicas e do terceiro setor, sendo responsável por toda a gestão da Comunicação. Ele pensa a Comunicação de forma integrada, levando em consideração a Comunicação Institucional, Administrativa, Interna e Mercadológica. O profissional deve conhecer e ter um sólido conhecimento em planejamento e nas respectivas áreas comunicacionais, como o Jornalismo, Publicidade, Audiovisual e Relações Públicas.

O mercado de trabalho está em constante expansão, pois os egressos podem trabalhar em qualquer área da Comunicação. “O curso é muito vasto. Se o aluno se especializar em uma área, poderá atuar tranquilamente na redação de um jornal, agência de publicidade, assessoria de comunicação ou produtora”, comenta.

Curiosidades sobre a trajetória acadêmica

Pedro foi aprovado em primeira chamada no vestibular da UnB pelo sistema de cotas para negros. Além disso, participou por três anos do Programa de Extensão Comunicação Comunitária e o Patrimônio Cultural e Natural de Planaltina (DF). Também foi extensionista do projeto Informação e Comunicação da Extensão Universitária na Universidade de Brasília (INDEX). Participou dos projetos de pesquisa em Comunicação Comunitária e Cidadania, Monitoramento e Análise da Programação Radiofônica da Empresa Brasil de Comunicação e, por fim, do projeto sobre O Uso das Novas Tecnologias Virtuais pelas Rádios e Televisões Públicas na América Latina.

Pedro e o diretor da Faculdade de Comunicação da UnB na formatura


O estudante vivenciou uma temporada na Espanha, onde estudou na Universidad Carlos III de Madrid, em intercâmbio realizado pelo Banco Santander, no programa de Bolsas Ibero-Americanas. “Além de praticar a língua espanhola, queria muito sair do Brasil e conhecer outras culturas. O impacto desse intercâmbio agregou muito em minha vida pessoal e também me abriu oportunidades no mercado de trabalho”, declara.

No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi elaborado um planejamento estratégico
em Comunicação Organizacional para a proposta de ação de extensão Forward (FWD).
O projeto teve o objetivo de produzir serviços e produtos em comunicação para o
enfrentamento de problemas sociais.



banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54