logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

O que significa "persona non grata"? Entenda o termo e seu uso

por Amanda Nonato em 28/02/24

Uma onda de questionamentos sobre o significado do termo "persona non grata" tomou conta do debate público no Brasil, por conta de uma fala do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês de fevereiro.

Encontre bolsas de estudo de até 80% 

Ele foi declarado "persona non grata" pelo governo de Israel depois de comparar a atuação militar israelense na Faixa de Gaza com o massacre de judeus durante o regime nazista de Adolf Hitler.

As declarações de Lula, acompanhadas de ampla repercussão nas redes sociais e na mídia, provocaram uma curiosidade geral acerca de sua definição precisa, suas implicações legais e morais, e como ele pode ser aplicado em diferentes contextos. Entenda ao longo do artigo!

O que é gíria regional? Conheça o termo e quais são as mais populares do Brasil
Calabreso existe? Veja significado do termo usado por Davi no BBB 24 


Foto do Jus.com.br

Mas o que é “persona non grata”?
O termo "persona non grata" é uma expressão latina que significa "pessoa não bem-vinda". Originariamente utilizado no contexto diplomático, se refere a alguém que, por suas ações ou comportamento, acabou se tornando indesejável para um governo ou organização. 

Quando uma pessoa é declarada persona non grata, ela frequentemente perde certos privilégios ou direitos, podendo inclusive ser obrigada a deixar um país.

A aplicação deste termo se estendeu além do cenário político, alcançando também ambientes religiosos e sociais. No contexto religioso, pode ser usado para descrever indivíduos ou grupos que são considerados contrários aos ensinamentos ou práticas de uma determinada fé.

No âmbito político, a declaração de uma pessoa como persona non grata é um instrumento usado por governos para expressar desaprovação a ações de diplomatas ou representantes estrangeiros, sem necessariamente romper relações diplomáticas. 

Encontre bolsas de até 80%

Exemplos de "personas non gratas"

Ao longo da história e em contextos variados, diversas figuras se tornaram "personas non gratas" por uma série de razões, abrangendo desde desavenças políticas até questões de segurança nacional ou violações de normas internacionais. 

Alguns exemplos são países que expulsam diplomatas estrangeiros como resultado de espionagem, interferência em assuntos internos ou como resposta a atos similares por parte do país do diplomata. 

Em regimes autoritários ou em países com liberdade de imprensa restrita, ativistas pelos direitos humanos, jornalistas e críticos do governo podem ser declarados "personas non gratas", muitas vezes sendo forçados ao exílio.

Celebridades ou figuras públicas podem ser declaradas "personas non gratas" por governos ou organizações devido a declarações controversas, comportamento considerado inapropriado ou apoio a causas que contrariam os interesses ou valores locais.

Como se escreve? Faça o teste de português e veja quantas palavras você acerta
Cinco apps gratuitos para te ajudar a treinar o português

Estude a origem das palavras

Para aqueles que são apaixonados por essa área, existem várias maneiras de estudar, como uma formação em Letras ou Linguística. Esses campos de estudo proporcionam uma compreensão abrangente das palavras em diferentes línguas. 

Ao ingressar em uma faculdade ou universidade que ofereça programas nessas áreas, os estudantes têm a oportunidade de explorar disciplinas específicas voltadas para a etimologia e a história das palavras. 

Veja oportunidades na Quero Bolsa, com bolsas de até 80% nas mensalidades, em diversas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC):

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54