Segundo o Manual do Candidato do Vestibular 2025, existem três situações em que isso pode acontecer. Confira a seguir!
O que pode anular ou zerar a redação da Unicamp?
Bom, de acordo com o Manual do Candidato do Vestibular 2025, na página 55, a redação o que pode zerar a redação da Unicamp são as seguintes situações:
Se o candidato tratar na redação outro tema que não o da proposta apresentada (nesse caso, são duas propostas, e você escolhe a que preferir);
Se o candidato não cumprir o que foi solicitado na proposta e não seguir os gêneros discursivos solicitados;
Se o candidato copiar os textos da prova (ou partes dela). Aqui, valem enunciado e até mesmo a coletânea da proposta escolhida.
Como funciona a redação da Unicamp?
Uma coisa importante de lembrar também é que a redação da Unicamp costuma ser um pouco diferente de outros vestibulares e até mesmo da redação do Enem.
No caso da Unicamp, os gêneros textuais costumam variar a cada edição da prova.
Por exemplo, diferente do Enem que exige na redação um texto dissertativo-argumentativo ou até mesmo da Unesp e da Fuvest que adotam a dissertação, a Unicamp pode trazer a cada diferentes formas de texto. Só para você ter uma ideia, em edições de vestibulares anteriores, ela já exigiu na redação uma carta, abaixo-assinado, depoimento, thread, enfim, vários tipos de texto.
Outro ponto relevante para lembrar é que, na redação da Unicamp, você pode escolher entre duas propostas. Isso pode facilitar a sua vida ao escolher a que você se sente mais confortável para escrever.
Segundo a Comvest, responsável pela aplicação da prova, a redação da Unicamp vale 12 pontos.
Fonte: Manual do Candidato Vestibular 2025
Quer começar uma faculdade?
Se você está em busca de um curso superior, saiba que a Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% e não é preciso comprovar renda. Confira as ofertas: