Além disso, a cada dia surgem novos gêneros, como a thread do X (antigo Twitter), exemplifica a professora Gabrielle. Dessa forma, o mais aconselhável é estar apto a identificar o que é pedido na proposta.
“Se alguém leva uma bronca pelo WhatsApp, sabe que está levando uma bronca, pelas características daquele texto, que não tem um tom amigável, que pende para o formal, que relaciona verbos no imperativo, que propõe uma interlocução peculiar, chamando a vítima da bronca a todo momento”, explicou o professor Milton.
Saiba como fazer um projeto de texto
3. Assinar um grande jornal diário
De acordo com o professor Milton Costa, dedicar uma hora de leitura diariamente a esses jornais é uma boa forma de adquirir repertório conteudístico, referente ao que está acontecendo no mundo; e repertório técnico, ou seja, como os discursos são estruturados.
Essa dica também é válida para aqueles que deixaram os estudos para última hora. Nesse caso, Milton aconselha ampliar a leitura desse conteúdo para 2 horas ao dia e, juntamente a isso, ficar ligado nas retrospectivas do ano.
Tem redação na primeira fase da Unicamp?
Unicamp 2025: 8 assuntos que podem ser o tema da redação
4. Ler atentamente a proposta da redação
Essa dica é muito importante pois é preciso saber interpretar a situação de produção dada para produzir um texto autoral que atinja uma boa nota.
Por exemplo: a Unicamp já cobrou diversas vezes carta e sempre de forma diferente. Isso porque o discurso do texto muda dependendo se você é um vereador, estudante, trabalhador rural, etc.
Logo, prestar atenção no que a proposta está pedindo e ler com cuidado os textos fornecidos é indispensável.
Aprenda a escrever uma carta para o vestibular
5. Aproveitar os materiais fornecidos pela própria Unicamp e Comvest
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e os próprios professores da Unicamp fornecem materiais analisando e explicando a prova de redação do vestibular.
Um exemplo de um bom conteúdo a ser estudado é a coletânea anual organizada pela Comvest com as redações que mais se destacaram na última edição do vestibular.
A professora Gabrielle conta que, no vestibular 2021, três alunos seus do Poliedro Campinas, trabalhando de forma adequada à Unicamp, tiveram suas produções selecionadas para esse livro de melhores redações.
A professora Gabrielle ainda comenta alguns passos que podem ser úteis aos estudantes que não puderam se dedicar o ano todo à preparação para Unicamp.
O primeiro deles é acessar as aulas da Unicamp sobre a segunda fase no YouTube. Em segundo lugar, no site da Comvest há provas antigas com comentários disponíveis, que também são boas opções de estudo.
Essa dica é importante pois é preciso saber como funciona a prova e também como interpretar a situação de produção dada para elaborar um texto que atinja uma boa nota.
Veja outras dicas para mandar bem nas redações
Redação da Unicamp 2024 aborda escravidão moderna e refugiados; veja análises
6. Ler as duas propostas antes de escolher entre elas
Parece uma dica boba, mas ler por inteiro cada proposta de redação oferecida no vestibular é importante para o estudante tomar a melhor decisão.
O aluno deve escolher a proposta na qual ele se sente mais confortável no entendimento da situação de produção e tem mais clareza do projeto de texto que vai ter que fazer a partir do que foi lido.
“A prova da Unicamp é uma prova de leitura, tudo que o aluno vai ter que fazer ele extrai do enunciado da prova e dos textos que ela oferece. É na leitura que ele vai decidir.”, diz Gabrielle.
7. Focar na autenticidade
A autenticidade conta muito para os critérios de avaliação da Unicamp.
“Saia dos limites de parecer uma redação de vestibular e pareça uma redação real, que realmente funcionaria dentro do contexto de produção que a Unicamp criou” diz Gabrielle.
Entenda as diferenças entre as redações do Enem, Unesp, Usp e Unicamp