Como é a correção da redação da Unicamp?
Saiba o que é considerado na correção da redação e aumente as suas chances no vestibular da Unicamp
A segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2020 ocorre nos próximos dias 12 e 13 de janeiro. Na próxima etapa, os candidatos terão que realizar as seguintes provas:
1º dia da segunda fase
- 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura;
- 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa;
- Produção de uma redação.
2º dia da segunda fase
- 6 questões de Matemática;
- 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas;
- 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.
- Além disso, o candidato também terá que responder seis questões específicas, de acordo com as opções de curso escolhidas durante a inscrição.
Anteriormente, a universidade cobrava a produção de duas redações do vestibulando, porém, a partir do processo seletivo de 2020, isso mudou! Agora, o candidato receberá duas propostas de redação, mas terá que produzir apenas um texto.
Para Sérgio Paganim, coordenador de Linguagens do Anglo Vestibulares, essa mudança é benéfica para os estudantes.
“Escolher apenas um
[tipo de redação] me parece muito mais tranquilizador. Primeiro porque é um modelo convencional de todas as bancas. Segundo porque isso vai render muito mais tempo de preparação, revisão e de melhorias no texto. Terceiro porque o candidato pode escolher com base na preferência temática ou na relação com os gêneros”, aponta.Entretanto, apesar da obrigatoriedade da produção de apenas uma redação, o candidato precisa ficar mais atento, já que ele será avaliado por apenas um texto. Como fazer isso? A resposta está na correção da redação!
Como é a correção da redação da Unicamp?
A partir da edição de 2019 do vestibular, a Unicamp utiliza uma nova grade de correção, a grade analítica, que elenca quatro elementos que apontam o que é importante na avaliação da redação.
É nessa grade que os corretores se baseiam para avaliar a redação. Sérgio Paganim acredita que essa é a maior “carta na manga” que um aluno pode ter, pois esse documento dá dicas do que é importante.
Veja o que significa cada um dos elementos avaliados na grade:
- Proposta temática: essa categoria indica o que o aluno precisa discutir no texto, do que se trata o tema.
- Gênero: se o que o candidato produziu parece mesmo com aquilo que a banca solicitou.
- Leitura dos textos: para o coordenador de Linguagens, esse é um dos elementos em que o candidato precisa ficar mais atento, já que ele avalia a proficiência de leitura do candidato.
“Ela já avaliava esse tópico no passado, mas por meio de outros parâmetros. Agora, existe um tem um critério muito explícito, que é a leitura dos textos de apoio. A prova de redação da Unicamp é formulada por meio de uma cena enunciativa, com um contexto que eles criam, e alguns textos de base. Esses textos têm níveis de leitura, então, quanto o candidato consegue aproveitar dos textos de base na redação é o que será avaliado”, reforça Sérgio Paganim.
- Convenções da escrita e coesão: essa categoria avalia as questões de normas de acentuação, de ortografia, de vírgula, crase, regência e de coesão.
Ainda de acordo com o professor, dando a atenção necessária aos critérios que serão avaliados, as chances do aluno conquistar uma boa nota aumentam consideravelmente. “Agora, a Unicamp transforma a grade em uma grade mais explicitadora do que ela pretende”, ressalta o coordenador.
Preparado para a segunda fase do vestibular? Clique aqui e veja tudo sobre a redação da Unicamp.