Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Papelaria online confiável: veja onde comprar e como economizar

por Thales Valeriani em 07/01/21

Foto mostra canetas, tesouras e outros materiais escolares dispostos em cima de uma mesa colorida. No novo normal, as papelarias online são uma ótima alternativa para as famílias que querem comprar sem sair de casa.

O começo do ano é uma época marcada por contas: além de ter que pagar a água, a luz, a internet, há o IPVA e o IPTU; no caso de quem tem filhos, material escolar. Em meio a tantas despesas, conseguir economizar é essencial. Pensando nisso, nós listamos algumas papelarias online confiáveis.

Só que além de comprar em uma loja de confiança, o bom é pagar um preço baixo, ou justo. E segundo o Sindicato das Papelarias e Livrarias do Distrito Federal (Sindipel), os materiais escolares acumularam neste último ano um aumento médio de 9% no preço, valor muito acima da da inflação de 4% do mesmo período. Então, preparamos também algumas dicas para te ajudar a economizar na hora da compra.

+ Saiba como escolher uma escola para o seu filho
+ Descubra o valor médio da mensalidade de escolas particulares no Brasil

A lista de papelarias foi montada a partir de alguns critérios: primeiro, evidentemente, a papelaria ou a loja indicada deve ter um site próprio e entregar em todas as regiões do país; segundo, ela tem que ter um número mínimo de avaliações no site Reclame Aqui; terceiro, tem que ser bem avaliada neste mesmo site, tendo resolvido a maioria dos problemas. 

Confira a nossa lista de papelarias online confiáveis:

  1. Tilibra 

    Nota: 9.0
    Número de reclamações: 38
    Principal reclamação: produto errado;
  2. Lojas Americanas

    Nota: 8.4
    Número de reclamações: 26.402
    Principal reclamação: atraso na entrega;
  3. Magazine Luiza

    Nota: 8.3
    Número de reclamações: 90.150
    Principal reclamação: atraso na entrega;
  4. Submarino

    Nota: 8.2
    Número de reclamações: 11.322
    Principal reclamação: atraso na entrega;
  5. Kalunga

    Nota: 7.4
    Número de reclamações: 3.584
    Principal reclamação: atraso na entrega;
  6. Saraiva

    Nota: 5.7
    Número de reclamações: 3.875
    Principal reclamação: atraso na entrega.

A vantagem da lista de papelarias online é a oportunidade de poder comparar os preços dos produtos sem sair de casa. Na verdade, além do preço, também é possível verificar se há promoção e se o produto é bem avaliado por outros clientes

Lembre-se de que alguns sites oferecem descontos exclusivos para cadastrados ou assinantes. Neste caso, é preciso colocar cada preço na ponta do lápis ou na calculadora para descobrir qual alternativa tem um custo menor.

Dicas para economizar na compra de materiais escolares

É importante lembrar que as escolas só podem exigir materiais que serão utilizados em exercícios pedagógicos e terão uso individual. A quantidade exigida também deve ser coerente e sem exigência de marca. Além disso, o colégio não pode exigir a compra do material no próprio estabelecimento caso ele também tenha uma papelaria.

+ Matrícula escolar: veja o que a escola pode ou não exigir

Feitas essas considerações, entram em cena as estratégias para economizar. Confira:

  • Verifique quais materiais do ano anterior podem ser reaproveitados;

  • Junte-se com outros pais para fazer compras em grupo. As chances de conseguir bons descontos aumentam, já que é comum os estabelecimentos darem descontos para compras em grande quantidade;

  • Evite produtos com reprodução de personagens ou desenhos infantis. A qualidade costuma ser a mesma dos que possuem uma estampa comum, já o preço é diferenciado;

  • Compre os materiais que não serão usados logo no início das aulas mais adiante, já que, em geral, os preços caem no final de fevereiro ou começo de março;

  • Respeite a lista, isto é, não compre nada que não conste nela;

  • Envolva com moderação as crianças no processo de compra. Se por um lado é interessante a criança participar do processo de escolha do material, por outro, ela é mais suscetível a ser influenciada por modismos; 

  • Compare os preços. Apesar desta dica já ser velha, ela continua válida. Lembre-se: com exceção das apostilas, a escola não pode determinar a marca de nenhum material escolar;

  • Confira a nota fiscal. Veja se o valor que consta nela é o mesmo que você pagou no site, verifique também se a descrição do produto é fiel ao que foi comprado.


Não esqueça de permanecer atento durante a compra pela internet, pois há sites maliciosos que são usados para aplicar golpes. 

Veja como fazer compras seguras em papelarias online confiáveis


Optar pelas papelarias online uma facilidade para o consumidor, afinal, é possível comparar preços e conhecer produtos sem sair de casa, sem ficar exposto ao sol ou à chuva, entre outras comodidades. Só que o universo virtual também possui alguns problemas. Então, o importante é tomar alguns cuidados antes de registrar o cartão de débito ou crédito em algum site.

Antes de comparar os preços, é importante listar quais serão os sites visitados. Neste caso, escolha apenas os que são confiáveis. Caso a plataforma seja desconhecida por você, peça a opinião de conhecidos ou amigos. Uma outra dica é pesquisar a reputação do site em plataformas de avaliação, como Procon ou Reclame Aqui. 

Confira se o site informa alguns dados básicos sobre a empresa: CNPJ, endereço, telefone e contato do SAC. Tome cuidado com os preços muito baixos, já que os produtos costumam ter uma mesma faixa de preço nas lojas. 

Utilize computadores privados para realizar a compra. Isso porque computadores públicos podem conter vírus que são capazes de guardar informações registradas nele, como senhas e e-mails de login. Lembre-se, então, de ter o antivírus atualizado no seu computador, caso contrário, o risco também será considerável.

Esperamos que essas dicas ajudem você a economizar ainda mais na hora de comprar o material escolar dos seus filhos. Boa sorte!


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54