Pelé: conheça a faculdade e carreira acadêmica do rei do futebol
Saiba qual faculdade o rei do futebol Pelé fez e onde se formou quando já era jogador da Seleção Brasileira
No dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o eterno rei do futebol, também conhecido como Pelé, faleceu. O ex-jogador tinha câncer de cólon e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Pelé é considerado o maior jogador da história, sendo o responsável por 1.283 gols e o único a conquistar três Copas do Mundo. Além disso, foi premiado como Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional e nomeado Embaixador Mundial do Futebol. Mesmo após a sua morte, sempre será lembrado e reverenciado como o rei do futebol.
Veja mais: 7 melhores cursos de Educação Física EaD, segundo o MEC
+ Governo sanciona com vetos lei que regulamenta a profissão de educação física
Veja: Copa: 18 jogadores de futebol que fizeram faculdade
+ 5 profissões na Copa do Mundo para trabalhar além do campo de futebol
Qual faculdade Pelé fez?
O que muitas pessoas não sabem é que, além de toda a fama e reconhecimento no esporte, o rei Pelé também valorizava muito a educação, tendo cursado faculdade mesmo depois de ser jogador famoso.
Incentivado pela sua mãe, Celeste, Pelé iniciou o curso de Educação Física na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em 1970, quando já jogava pela Seleção Brasileira. Sua formação aconteceu após quatro anos, em 1974.
Veja também: Teste Vocacional para Educação Física
Em entrevista ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) de São Paulo em 2013, ele destacou a importância de continuar os estudos:
“Aqui[no Brasil] o garoto vai para o futebol e para de estudar. Nos Estados Unidos é o contrário, eles vão para a escola, vão para a universidade e se tornam atletas. […] Temos excelentes meninos no Brasil, mas eles começam a jogar futebol e, por conta da situação financeira, porque precisam ganhar dinheiro, para jogar futebol e, praticar o esporte, ele para de estudar”, afirmou o rei.
Em 2018, Pelé recebeu da Unimes o título de Doutor Honoris Causa, maior honraria acadêmica existente atribuída pela universidade a alguém que teve um papel participativo em alguma área do conhecimento.
“A importância desse título é a mensagem que posso deixar para os amigos, familiares, as novas gerações. Tem de ter uma base, tem de estudar, porque a fama só não adianta. Tive a felicidade de me formar na Unimes e esse é o grande valor desse título”, disse.
Durante sua formação, Pelé se destacou nas aulas de psicologia da educação, bem como em esportes como vôlei e basquete, mostrando seu talento para além do futebol. Também passaram pela mesma faculdade alguns ex-companheiros de Pelé no Santos, como Pepe, Chico Formiga, Cabralzinho, e o jogador palmeirense Leivinha.
Confira: 5 lições para aprender com a Copa do Mundo de Futebol Feminino
+ Faculdades para quem quer seguir carreira no futebol, mesmo não sendo tão bom de bola
Já pensou em fazer Educação Física?
Assim como Pelé, você é da área de biológicas, gosta de esportes ou tem interesse em fazer faculdade de Educação Física? Temos uma ótima notícia!
A Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em cursos de Educação Física, em centenas de faculdades por todo o país. O melhor é que, diferente de outras formas de ingresso, não é necessário comprovar renda ou cumprir requisitos socioeconômicos e nem ter feito o Enem.
Para encontrar a bolsa ideal para você e começar logo o seu curso, basta acessar o site:
Além disso, conheça abaixo algumas boas opções de faculdades que possuem ótimos cursos de graduação em Educação Física e são reconhecidas pelo MEC: