A Prova Nacional Docente (PND) 2025 será aplicada em 26 de outubro, com abertura dos portões às 12h e início da prova às 13h30.
Para brasileiros, são aceitos documentos oficiais com foto, como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, CIN e versões digitais válidas nos aplicativos oficiais.
Participantes estrangeiros podem apresentar passaporte, CRNM, DPRNM ou documento de identidade emitido por países do Mercosul.
Veja todos os documentos abaixo!
A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) 2025 será aplicada neste domingo, dia 26 de outubro, em todo o Brasil. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h00. Assim, a provainicia às 13h30 e os candidatos terão até às 19h para terminar.
Além do horário da prova, uma dúvida comum entre os candidatos é sobre os documentos aceitos no dia da prova. A seguir, saiba quais documentos você deve levar e se planeje para fazer o exame com tranquilidade.
Segundo o edital oficial do PND 2025, para os participantes brasileiros, no dia da prova é obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial e original com foto, emitido por órgãos brasileiros.
Os documentos permitidos para identificação do participante são:
Cédulas de Identidade (RGs) expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
Carteira de Identidade Nacional – CIN;
Documentos digitais com foto (e-Título, CNH, RG e CIN) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.
Vale ressaltar que os participantes podem conferir, por meio do Sistema PND, o Cartão de Confirmação de Inscrição do exame, que traz o local de prova, data e horários de realização.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep, órgão responsável pela prova, recomenda levar o Cartão de Confirmação no dia da aplicação do exame.
Já para os participantes estrangeiros, são permitidos os seguintes documentos:
Passaporte;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
Documentos digitais com foto (Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM e Documento Provisório de Registro Nacional – DPRNM) apresentados no aplicativo Carteira Digital do Migrante.
Se você está em busca de uma pós, mas precisa fazer com que esse investimento caiba no seu bolso, precisa conhecer a Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Veja as bolsas de estudo disponíveis para o curso que deseja abaixo: