logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Pode mentir no Questionário Socioeconômico do Enem?

Para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso seguir todo o cronograma previsto pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Algumas etapas são: isenção, inscrição, pagamento da taxa, entre outras.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Somente para se inscrever já é necessário uma série de documentos e, juntamente a isso, o preenchimento de um Questionário Socioeconômico. Este, por sua vez, costuma gerar dúvidas, como exemplo: pode mentir no Questionário Socioeconômico do Enem? 

A Revista Quero esclarece esse e outros tópicos importantes sobre a etapa!

questionário socioeconômico do Enem

Leia mais: Edital Enem 2022: saiba os pontos mais importantes
Calendário do Enem 2022

O que é o Questionário Socioeconômico do Enem?

O Questionário Socioeconômico do Enem é um conjunto de perguntas sobre a situação do candidato, incluindo ano de formação do ensino médio, tipo de escola, renda, profissão, entre outras.

Ele surgiu em 2003, na sétima edição do Enem, com objetivo de colher informações importantes que podem servir de base para a formulação de novas políticas públicas na área da educação.

Para que serve o Questionário Socioeconômico do Enem?

O Questionário Socioeconômico do Enem tem como função identificar qual é a realidade de cada candidato do exame. 

Como já dito, as respostas coletadas no formulário também possibilitam o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas. É por isso que é importante ser honesto na hora de preencher essa etapa.

Como é o Questionário Socioeconômico do Enem?

O Questionário Socioeconômico do Enem é formado por 25 questões fechadas. Nele, há perguntas sobre:

  • Renda mensal da família;

  • Quantidade de eletrodomésticos na casa;

  • Escolaridade dos responsáveis;

  • Ocupação dos responsáveis;

  • Número de pessoas que residem na casa.

Vale pontuar que as informações obtidas por meio do questionário são sigilosas e só são utilizadas a favor de programas federais.

Pode mentir no Questionário Socioeconômico do Enem?

Muitos estudantes se perguntam sobre a necessidade de falar a verdade no Questionário Socioeconômico do Enem. A resposta para a questão é que não se pode mentir no preenchimento dessas informações. 

No edital do Enem 2022, há um tópico específico para isso, que determina:


 ”O participante é responsável por preencher corretamente as informações prestadas no sistema de inscrição, inclusive as relacionadas ao Questionário Socioeconômico, inserir os documentos solicitados e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.”

Como alterar informações no Questionário Socioeconômico do Enem?

O edital do Enem 2022 estabelece que não é possível alterar as informações inseridas no Questionário Socioeconômico:

“Os dados informados no Questionário Socioeconômico e os referentes à situação do ensino médio não poderão ser alterados.”

Dessa forma, é muito importante ter atenção na hora de preencher essa etapa. Além disso, outras informações também não podem ser modificadas depois do envio da inscrição, como: a opção entre Enem digital ou impresso; dados sobre o ensino médio; etc.

Veja também:
Quais são as matérias que mais caem no Enem?
Enem 2022: máscara não será obrigatória em alguns estados; veja lista

Errei no preenchimento do Questionário Socioeconômico, e agora?

Em casos de erros no preenchimento do Questionário Socioeconômico do Enem, não se desespere. Apesar de ser proibida a alteração de informações, ficar com algum dado errado nessa etapa não implica, necessariamente, em eliminação do exame.

Porém, continua sendo importante salvar informações corretas no questionário, pois, dados incoerentes impactam nas pesquisas do Ministério da Educação (MEC). 

Além disso, posteriormente, o órgão também confere a condição comunicada pelos candidatos. Assim, dá para impedir que um candidato pegue uma bolsa integral em algum programa estudantil sem cumprir requisitos necessários, por exemplo.

Saiba mais:
13 citações para usar em qualquer tema de redação
Modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009

Como me preparar para o Enem?

Pensando em te dar uma força na preparação para o Enem, a Quero Bolsa está oferecendo o Plano de Estudo Enem de Boa 2022. Nele, há indicações diárias sobre o que estudar, junto com vídeo-aulas e exercícios. 

O cronograma é totalmente gratuito e, ao se cadastrar, você também ganha acesso a dicas de estudo extras. É só clicar no botão abaixo e começar a utilizar o plano!

Plano de Estudo Enem de Boa

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54