Por que fazer uma pós-graduação em Gestão de Projetos?
Entenda melhor quais são as vantagens de se fazer uma pós-graduação em Gestão de Projetos
Você está a procura de uma pós-graduação que pode ser útil para definir estratégias, alinhar resultados e tornar sua empresa mais competitiva no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vantagens do curso de Gestão de Projetos, também conhecido como Gerenciamento de Projetos.
Essa pós prepara o aluno para gerenciar iniciativas utilizando das melhores práticas para o sucesso de projetos. Apesar de serem aulas mais voltadas para quem trabalha em empresas, o curso pode ser realizado por pessoas com formação superior em qualquer área, pois suas técnicas podem ser aplicadas em diversos seguimentos.
Mas, afinal, você sabe o que é um projeto?
Antes de entender melhor sobre a pós-graduação focada nessa matéria, é necessário saber exatamente qual será o objeto do seu estudo. Considera-se um projeto um conjunto de atividades temporárias que resultarão em um produto, serviço ou resultado em particular.
Essas iniciativas devem ser gerenciadas de forma especializada para que se chegue no objetivo esperado, superando qualquer imprevisto que apareça. Quem lidera essa função é o gestor de projetos, que será responsável por aplicar, de forma estratégica, conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.
Segundo o Project Management Institute (PMI), o Brasil é o quinto país que mais oferecerá oportunidades para gestores de projetos nos próximos anos, com cerca de 1,3 milhão de novas vagas. Isso porque, a cada dia, novos projetos são criados e por isso a demanda por profissionais que conhecem a fundo as melhores práticas de gestão é grande.
Leia também:
+ 14 pós-graduações mais procuradas na área de Gestão
+ Como um MBA pode alavancar a sua carreira?
Pós-graduação em Gestão de Projetos
Existem diversos cursos de pós-graduação voltados para a Gestão de Projetos, incluindo, em sua maioria, especializações. Depois de formado, o profissional pode investir na sua pós e, assim, turbinar o seu currículo e aumentar o networking, conhecendo outras pessoas que também têm interesse na área.
Bianca Manso dos Reis, de 29 anos, investiu em um MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ela, que é graduada em Ciências Contábeis, decidiu realizar o curso em razão de seu momento profissional na época. “Atuava na gestão estratégica de uma empresa de contabilidade e sentíamos muita necessidade de organizar nossos processos e projetos de expansão. Para suprir essa necessidade escolhemos pelo curso de Gestão de Projetos.”
O curso da pós-graduanda era presencial e acontecia duas vezes por semana. Segundo conta, as aulas exigiam muito estudo paralelo – além dos já realizados em sala de aula. Isso é bastante comum em cursos de pós-graduação, pois, apesar das aulas serem em menos dias da semana, é necessário ficar por dentro da matéria que se está estudando. Essa rotina independe da pós ser presencial ou a distância (EaD).
Leia também:
+ Como é uma pós-graduação em Gestão?
+ Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?
Segundo conta Bianca, suas aulas eram bastante focadas em exemplos práticos da rotina de um profissional atuante no mercado de trabalho. Isso era facilitado pela vivência dos professores, que realmente tinham experiência na área e conseguiam trazer aos alunos uma visão realista da função, solucionando, assim, as dúvidas com maior facilidade.
“Além dos estudos, todas as disciplinas tinham livro e material de apoio. Ainda, os trabalhos eram recorrentes e tinham que ser executados rapidamente, pois nesta modalidade se cursa uma disciplina por vez, sendo que, cada uma, tinha duração máxima de duas semanas”, afirma a entrevistada.
Para Bianca, ter feito a pós-graduação em Gestão de Projetos transformou a sua visão de mercado. Isso porque, fora os conhecimentos teóricos, os alunos são expostos a uma interação que, segundo ela, não existe na graduação.
“Com as aulas somos levados a entender a importância do networking e dos relacionamentos na vida profissional, porque vale muito mais fazer parte de uma rede de profissionais que se completam e podem dar suporte uns aos outros do que buscar incessantemente deter todo o conhecimento”, aponta Bianca.
Quer fazer sua pós-graduação?
Quer dar aquela alavancada na carreira e se tornar um especialista em um assunto? Então chegou a hora de começar a fazer uma pós-graduação. Chega de perder tempo e bora moldar o seu futuro. Para isso, nada melhor do que estudar em uma instituição reconhecida e pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, não é mesmo?
Então está na hora de conhecer o Quero Bolsa, o site onde você pode garantir sua vaga e começar o curso dos seus sonhos – seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. São diversas opções de especializações, MBA, doutorado e mestrado.
Está esperando o quê? Dê uma olhada!