
Curso de cibersegurança: como se especializar?
Isabella Baliana | 13/11/25Conheça o curso de cibersegurança, salários, tempo de formação e as oportunidades da área. Veja como a especialização em cybersecurity pode impulsionar a carreira.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva, sendo que, desses, cerca de 2,2 milhões encaixam-se na categoria severa.
Esses dados mostram como é importante ter em nossa sociedade interessados em conhecer mais sobre Libras (Língua Brasileira de Sinais) e uma das possibilidades para isso é fazer uma pós-graduação.
Leia também: Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?
+ Quem pode fazer pós-graduação?
Esse conjunto de sinais gestuais formam a linguagem mais utilizada hoje no Brasil para se comunicar com quem possui esse tipo de deficiência. Ela tem sua origem baseada em sinais criados na França e é existente no mundo inteiro.
É possível fazer um graduação em grau de bacharelado ou licenciatura em Libras. Na primeira opção, os profissionais atuarão como tradutores e intérpretes dessa língua. Já quem escolher a licenciatura poderá trabalhar como professor.
Já os cursos de pós-graduação em Libras (que têm duração média de 12 meses) são direcionados para qualquer pessoa que tenha o Ensino Superior completo e que queira se aprofundar no assunto e atuar junto a deficientes auditivos.
Um aluno que faz essa pós-graduação tem que ter em mente que ela é uma extensão dos estudos, então é indicada para quem já tem algum conhecimento sobre aquele assunto que será abordado. Ou seja, é preferível que já se tenha certo conhecimento sobre Libras antes de começar as aulas.
O objetivo principal dessa pós-graduação é levar o aluno a refletir sobre a elaboração e implementação de propostas educacionais de inclusão de alunos com deficiência auditiva. Além disso, ela forma profissionais que tenham conhecimentos sobre o acesso à comunicação, à informação e à educação desse público, assegurando-lhes a igualdade de direitos.
Ao final do curso, se aprovado no trabalho de conclusão, o estudante receberá um certificado (e não um diploma) e poderá atuar como tradutor e intérprete de Libras-português.
Ele também poderá dar aulas, ajudando a esclarecer dúvidas sobre Libras e difundir essa linguagem. Todavia, caso queira dar aulas em escolas, faculdades ou universidades, o pós-graduando deve realizar antes um curso de licenciatura na área.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: