Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Tudo o que você precisa saber sobre uma pós-graduação em Psicopedagogia

* Texto escrito pela colaboradora Marcela Schiavon

A pós-graduação em Psicopedagogia é muito relevante para profissionais da área. Ela pode fazer com que alguém ganhe um grande destaque, aprendendo muito mais, se especializando em certo campo e expandindo suas ideias. É uma grande chance para quem deseja construir uma carreira de sucesso!

psicopedagogia aluno professora
Tudo o que você precisa saber sobre uma pós-graduação em Psicopedagogia

Existem muitas opções de pós-graduações em Psicopedagogia, tanto na modalidade lato sensu, quanto stricto sensu. A primeira traz o universo de especializações e do MBA. Entre as especializações, o leque de cursos é bastante extenso e traz opções voltadas a diversos seguimentos. Já os MBAs, por serem mais voltados ao mundo corporativo, têm uma menor variedade de matérias voltadas para Psicopedagogia. 

Já os cursos stricto sensu, como mestrado e doutorado, também são bastante importantes para quem deseja uma carreira consolidada em Psicopedagogia. Esses programas são mais indicados para aqueles que desejam seguir pela pesquisa acadêmica e científica

Saiba mais:
Guia completo para escolher o seu curso de pós-graduação
O que faz um profissional de Psicopedagogia?

Larissa Fonseca é pedagoga graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Ela possui duas pós-graduações: uma em Psicopedagogia (Parental Coaching), pelo Professional Course Educational Corporation, de Orlando, EUA, e a outra em Educação Infantil.

A profissional, que hoje tem 39 anos, também é especialista em Psicanálise e Educação pelo Instituto de Psicologia da USP. Ela atua na área há 15 anos. 

“A especialização se torna proveitosa na medida em que visa a reflexão sobre diferentes aspectos relacionados à construção do conhecimento escolar, especialmente no tocante à aprendizagem e às suas dificuldades”, ressalta a profissional.

Pós-graduações a distância em Psicopedagogia

Para a área, existem muitas opções de cursos de especialização na modalidade a distância (EaD). Larissa coloca que é sempre bom consultar o reconhecimento da instituição e do curso pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, fique atento à grade curricular, quem são os professores, os materiais disponíveis, o suporte e não deixe de buscar indicações sobre as aulas. 

Saiba mais:
10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia
+ Pós-graduação EaD: 8 curiosidades que você deve saber

Presencialmente ou não, é sempre importante se preparar cada vez mais para o mercado (e para a concorrência). “Estudos são sempre muito agregadores quando o estudante se dedica e se envolve com a aprendizagem, seja ela na modalidade presencial, ou a distância”, aponta Larissa.

Como a pós-graduação pode aumentar o seu salário?

É notório que a pós-graduação em Psicopedagogia promove um aumento salarial significativo, bem como acontece em diversas áreas. Afinal, especializar-se é sempre proveitoso.

Segundo Larissa, uma pós-graduação promove maior qualificação, mais conhecimento, atualização e melhora o desempenho do profissional. Além disso, a profissional reitera: "Também há uma contribuição muito positiva para a formação continuada do profissional, agregando possibilidades em sua atuação e, consequentemente, possibilitando maior remuneração”.

Quer ganhar mais conhecimento e ter um salário maior? Uma pós-graduação pode ajudar nessa missão! Para isso, clique no botão abaixo e veja algumas opções de pós na área de Psicopedagogia

Pós-graduações imperdíveis em Psicopedagogia


Pós-graduação é uma chance de aprimoramento contínuo

Ainda em relação às pós-graduações, Larissa afirma que a formação continuada, o que engloba especializações, cursos, frequência em seminários, simpósios, congressos e demais encontros, são fundamentais para a qualificação profissional.

“A educação está em constante movimento e estar sempre atualizado, estudando, trocando experiências, conhecendo mais de diversas áreas é algo extremamente agregador que amplia as possibilidades de atuação do profissional”, aponta. 

Aprendizado na pós-graduação em Psicopedagogia

“Todo o conjunto de aprendizagens, sejam elas teóricas, práticas, ou mesmo as vivências e experiências que tive enriqueceram minha prática profissional”, diz Larissa. Para ela, isso agregou positivamente as abordagens em seus atendimentos e permitiu que promovesse intervenções e orientações efetivas nos atendimentos.

A especialista também pontua que sensibilizar os profissionais da área para uma compreensão ampla e atualizada dos processos educacionais é importante. “Com um enfoque interdisciplinar e estabelecendo diálogos entre a Pedagogia, a Psicologia e as várias áreas do conhecimento escolar."

Diferença de uma pós-graduação em Psicopedagogia, em Pedagogia e em Psicologia

Para esclarecer, embora essa seja uma confusão bastante comum entre algumas pessoas, Larissa explica, de forma didática, qual é a diferença entre a pós-graduação voltada para Psicopedagogia, Pedagogia e Psicologia. 

"A pedagogia é uma ciência interdisciplinar que estuda os métodos e princípios aplicados nos processos da educação. Já o pedagogo, às vezes, é confundido com professor, porém, ele atua em diversas áreas, seja em escola, hospitais, recursos humanos", explica a especialista.

Ainda, segundo ela, além disso, dentro da pedagogia escolar ainda existem possibilidades de segmentos de atuação como professor, orientador, supervisor, administrador, dentre outros.

Saiba mais:
12 profissões para quem quer trabalhar com crianças
10 motivos para começar já sua pós-graduação

“A Psicologia também envolve o estudo das motivações para o comportamento das pessoas, passando pela análise dos processos mentais. Seu campo de atuação pode também ser em clínicas, escolas, consultórios e hospitais, por exemplo", diz Larissa.

Por fim, a pós-graduação em Psicopedagogia tem um foco mais específico no processo da aprendizagem. De acordo com a entrevistada, esse é o segmento responsável por analisar como os seres humanos constroem o conhecimento.

professor gif
Saiba mais sobre a pós-graduação em Psicopedagogia

Larissa finaliza: “depois de identificar as etapas desse processo, o psicopedagogo escolhe as melhores estratégias e ferramentas para favorecer o aprendizado e, principalmente, para intervir nas dificuldades de aprendizagem". Segundo ela, a atuação desse profissional é normalmente clínica ou escolar/institucional.

Como fazer uma pós-graduação em Psicopedagogia?

Existem diversas opções de cursos de especialização disponíveis em diferentes áreas, inclusive da Psicopedagogia. Uma delas é conseguir uma bolsa de estudo para essa pós-graduação que pode mudar a sua vida (e, claro, sua carreira!). Para isso, conte com o Quero Bolsa!

A plataforma digital possui milhares de opções de pós por todo o Brasil , tanto especializações, quanto MBA, mestrado ou doutorado. A melhor parte é que você pode ter até 80% de desconto nas mensalidades do curso (sem precisar pagar mais nada depois!). Dê uma olhada nas oportunidades que ainda estão abertas!

Melhores bolsas para pós-graduação

Quer opções de instituições de ensino para fazer a sua pós-graduação?

Para dar esse passo tão importante quanto escolher onde fazer a sua pós-graduação, é preciso focar em instituições de ensino de qualidade. Para isso, deixamos aqui uma lista de instituições parceiras do Quero Bolsa que oferecem diferentes tipos de pós-graduação. Confira:


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54