logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Pós-graduação tem período de férias?

por Caroline Sassatelli em 03/07/19 520 visualizações

Está pensando em fazer uma pós-graduação? Então é melhor estar preparado para estudar bastante. Isso porque muitos desses cursos são contínuos, ou seja, não têm períodos de férias como acontece em uma graduação, por exemplo.

Pós-graduação tem férias?
Pós-graduação tem férias?

Mas, então, você se pergunta: todos os cursos de pós-graduação não têm férias? A resposta é não.

Leia também:
Você está preparado para fazer uma pós-graduação?
10 motivos para começar já sua pós-graduação

Na verdade, ter ou não um período de recesso coletivo de 30 dias durantes os meses de julho e janeiro, como acontece normalmente no colégio ou na formação superior, depende muito do que é estabelecido pela instituição que está oferecendo o curso ou, então, da modalidade da pós. 

Geralmente, pós-graduações lato sensu (especialização ou MBA) com períodos menores (como as de 6 meses) não possuem período de recesso ou de férias. Já aquelas que se estendem por mais tempo, com duração de até dois anos, têm alguns dias de folga. Porém, como dito antes, depende da faculdade ou universidade determinar quando serão essas férias e quando acontecerão. 

O importante é lembrar que, mesmo que tenha um período de recesso, o aluno não deve deixar seus estudos totalmente. Isso porque uma atitude como essa pode ser bastante prejudicial nos estudos de um curso que já tem um período mais enxuto. Ainda, é necessário dar seguimento à preparação do trabalho de conclusão, o qual é obrigatório ao final das aulas em algumas instituições. 

Férias no stricto sensu

As pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado) são um caso à parte. Por serem mais voltadas ao meio acadêmico, é mais comum que elas também acompanham o ritmo das universidades e faculdades e, por isso, os estudantes também garantam seu período de férias.

Leia também:
Como é fazer um mestrado?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Porém, é importante dizer que, por terem uma carga maior de estudos e de trabalhos, dificilmente o aluno conseguirá realmente descansar durante os dias sem aula. Isso porque as pesquisas não param e a preparação do projeto de dissertação ou da tese continuam a todo vapor

No entanto, assim como no caso das pós lato sensu, alguns programas de mestrado e doutorado não têm períodos de férias e, nesses casos, as aulas e orientação com os professores continuam sem descanso. 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54