logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Posso começar a pós-graduação sem ter me formado?

por Caroline Sassatelli em 15/04/19 7,1 mil visualizações

Fazer uma pós-graduação é o desejo de muitas pessoas que querem se tornar profissionais ainda mais especializados em sua área de atuação. Mas, afinal, quando é possível começar a fazer o curso?


De acordo a Resolução nº 1/2007, artigo 1º, parágrafo 3, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), apenas portadores de diploma de curso superior podem fazer matrícula em cursos de pós-graduação lato sensu. Isso quer dizer que somente os estudantes que finalizaram a graduação e colaram grau sem nenhuma dependência podem iniciar uma especialização.

Leia também:
+ Quando começar uma pós-graduação?
Qual é o caminho para quem quer seguir carreira profissional?

Ainda, o mesmo vale para cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Segundo o inciso III, do artigo 44 da Lei nº 9.394/1996, entre as exigências para participar dos programas é ser devidamente diplomado em algum curso superior de graduação.

Apesar do determinado em lei, é comum encontrar instituições que permitam que alunos que estejam na fase final do curso superior iniciem a pós ou o MBA. Ou seja, na prática, poder fazer ou não uma pós depende muito do que é determinado pela própria escola.

Mas e se nem comecei a graduação?

Se você ainda nem começou o seu curso superior, vamos por partes, querido leitor. Primeiro de tudo é importante saber qual faculdade fazer. Para chegar a esse resultado tenha em mente qual carreira você gostaria de seguir e qual seu objetivo profissional para o futuro.

Depois é só dar uma olhada em alguma das milhares de opções de bolsas de estudo no site do Quero Bolsa para fazer sua facul com um valor que cabe no bolso.

Leia também:
Teste Vocacional para Direito: descubra se tem perfil para o curso
Como lidar com os palpites na hora de escolher uma profissão?

Agora, se você já terminou ou está finalizando a sua graduação, dê uma olhada em todas as opções de cursos que podem ser muito úteis no seu desempenho no mercado de trabalho. E, para isso, nem precisa gastar uma baita grana. No Quero Bolsa também existem muitas opções de pós-graduações com bolsas de estudo de até 75%. Ou seja, acabaram as desculpas para dar aquele upgrade na carreira, né?

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54