Fazer uma pós-graduação é o desejo de muitas pessoas que querem focar em certa área do conhecimento. Para isso, como o próprio nome diz, é necessário primeiro realizar uma graduação.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Mas será que o diploma de um curso tecnólogo é considerado suficiente para poder dar início a uma especialização?

Leia também:
+ Quem pode fazer pós-graduação?
+ Quando começar uma pós-graduação?
+ Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a resposta é: sim. Isso quer dizer que os diplomas de graduação dos tecnólogos tem validade não apenas para os cursos de pós-graduação, mas também para concursos públicos de nível superior.
Segundo o próprio órgão educacional, assim como bacharéis ou quem cursou alguma licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, mestrado (acadêmico ou profissional) ou doutorado.
Outro fator importante é que muitos estudantes optam por dar início a um tecnólogo (ou graduação tecnológica) em razão da rapidez de ingresso na vida profissional.
Isso porque, além de serem mais voltados para as demandas do mercado de trabalho, eles têm duração mais curta, de 2 a 3 anos. Isso significa que, em menos de cinco anos, por exemplo, é possível que o aluno já esteja formado não apenas na faculdade, mas também em uma pós-graduação.
Como fazer pós com bolsa de estudo
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.