Prouni 2024.2: como funciona a classificação da lista de espera?
A lista de espera é a última chance do candidato conseguir uma bolsa de estudo pelo Prouni. Saiba como essa etapa funciona!
O resultado do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 saiu nesta quarta-feira (31). Os pré-selecionados precisam comprovar as informações até o dia 14 de agosto. Em 20 de agosto será lançada a segunda chamada, com o prazo de 30 de agosto para comprovar as informações.
Se até esse momento você não for aprovado no processo seletivo, calma! Ainda há mais uma chance de conseguir uma bolsa de estudo pelo Prouni: a lista de espera.
Veja mais: Simulador de notas de corte grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Os interessados terão os dias 9 e 10 de setembro para participar da lista de espera, sendo que o nome dos aprovados será divulgado em 13 de setembro. A comprovação de informações vai ocorrer entre os dias 16 e 25 de setembro.
Considerando que a lista de espera é uma oportunidade para os candidatos entrarem no ensino superior, vale a pena entender como funciona a classificação dessa lista.
Leia mais: 50 melhores faculdades de Publicidade e Propaganda, segundo o MEC
+ Por que o curso técnico em edificações é uma boa opção para você?
Como funciona a classificação da lista de espera do Prouni?
A lista de espera do Prouni é uma última chance para os candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares do programa. Após a divulgação dos resultados das duas chamadas principais, os estudantes que não foram convocados ou que foram pré-selecionados para cursos que não se formaram turma podem manifestar interesse em participar da lista de espera. Essa lista é utilizada pelas instituições de ensino para preencher as vagas remanescentes, caso ainda existam.
Para participar da lista de espera do Prouni 2024.2, os candidatos precisam acessar o site oficial do programa durante o período especificado no cronograma e manifestar seu interesse em continuar concorrendo às bolsas de estudo. O processo é simples e rápido, exigindo apenas que o estudante confirme sua participação diretamente no sistema.
Após a manifestação de interesse e a classificação dos candidatos, as instituições de ensino realizam a convocação para que os estudantes aprovados na lista de espera apresentem a documentação necessária para comprovar as informações fornecidas na inscrição. Lembrando que a falta de comprovação ou a apresentação de documentos inconsistentes pode levar à desclassificação do candidato.
Critérios de classificação na lista de espera
A classificação na lista de espera segue uma ordem específica, levando em consideração as notas do Enem, a modalidade de concorrência e as opções de curso escolhidas. A ordem de prioridade é a seguinte:
Professores da rede pública: para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação de professores da educação básica, se houver candidatos nessa situação.
Estudantes de escolas públicas: aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública.
Estudantes de escolas públicas e privadas com bolsa integral: aqueles que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada, como bolsistas integrais.
Estudantes de escolas públicas e privadas com bolsa parcial ou sem bolsa: aqueles que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada, como bolsistas parciais ou sem bolsa.
Estudantes de escolas privadas com bolsa integral: aqueles que cursaram todo o ensino médio em instituição privada, como bolsistas integrais.
Estudantes de escolas privadas com bolsa parcial ou sem bolsa: aqueles que cursaram todo o ensino médio em instituição privada, como bolsistas parciais ou sem bolsa.
Veja também: Precisa fazer faculdade para ser policial? Entenda!
+ 50 melhores faculdades de Agronomia do Brasil, segundo o MEC
A participação na lista de espera também varia de acordo com a opção de curso escolhida. Veja como funciona:
Para a primeira opção de curso:
Pode participar o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares.
Pode participar o candidato que foi pré-selecionado na segunda opção de curso, mas foi reprovado por não formação de turma.
Para a segunda opção de curso:
Pode participar o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares porque não houve formação de turma na primeira opção de curso.
Pode participar o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares porque não havia bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
Pode participar o candidato que foi pré-selecionado na primeira opção de curso, mas foi reprovado por não formação de turma.
Leia mais: 50 melhores faculdades do Brasil, segundo o MEC
+ 7 cursos que as empresas mais pedem
Como conseguir bolsa sem ser pelo Prouni?
Se você está em busca de bolsas de estudo além do Prouni, existem várias outras opções disponíveis no Brasil. Uma das alternativas populares é a Quero Bolsa. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80%. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como: