
Faltam 4 meses para o Enem 2025: veja dicas e prioridades na reta final
João Marcondes | 08/07/25O Enem é utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção para programas como o Sisu, o Prouni e o Fies.
As redes públicas que aderiram poderão utilizar a Prova Nacional Docente como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos simplificados a partir de 2026.
A Prova Nacional Docente (PND), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), já conta com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (7).
A proposta faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo apoiar os entes federativos na seleção e contratação de professores da educação básica.
As redes públicas que aderiram poderão utilizar a PND como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos simplificados a partir de 2026.
Veja também
+ Prova Nacional Docente: prazo para pedir isenção de taxa termina nesta sexta (4)
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
A PND foi criada para avaliar conhecimentos e competências profissionais de docentes, além de estimular a realização de concursos e valorizar a formação de professores em todo o país.
A aplicação da prova será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
+ Prova Nacional Docente: concluintes do Enade 2025 estão automaticamente inscritos
Segundo o MEC, 22 unidades da Federação manifestaram interesse, incluindo estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará e Pará.
Também participam mais de 1.500 municípios, com 18 capitais estaduais entre eles — como Recife, Natal, Salvador, Porto Alegre, Cuiabá e São Paulo.
A adesão representa uma manifestação de interesse, mas os entes que quiserem utilizar a prova em processos seletivos já em 2026 devem publicar edital ou ato normativo até 10 de julho e informar o MEC por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Confira a lista preliminar dos entes que manifestaram interesse em participar da PND.
Veja também:
+ A Prova Nacional Docente é um concurso público?
+ Quais são as diferenças entre a Prova Nacional Docente e o Enade das Licenciaturas?
O edital com as regras para inscrição foi publicado pelo Inep no dia 17 de junho.
A iniciativa visa a criação de um instrumento nacional de referência para avaliar e selecionar profissionais da educação básica.
Além disso, contribui para a elevação da qualidade da formação docente e para a ampliação do número de professores qualificados nas redes públicas de ensino.
Se você está em busca de uma pós, mas precisa fazer com que esse investimento caiba no seu bolso, precisa conhecer a Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Veja as bolsas de estudo disponíveis para o curso que deseja abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
+ As informações acima foram veiculadas primeiramente pelo Inep.