
O que posso citar na redação do Enem? Confira!
Isabella Baliana | 05/11/25Entenda o que pode ser usado como citação na redação do Enem e confira como fazer a citação da forma certa.
A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unesp) 2026 foi aplicada na tarde deste domingo (2). Ao todo, 65.208 candidatos estavam inscritos para fazer a prova que permite o ingresso na instituição.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
O gabarito oficial das questões será divulgado ainda hoje, na página da Vunesp. Mas, se você quiser consultar as questões da prova, saiba que o PDF da primeira fase já está disponível para consulta no site.

Calendário Unesp 2026: veja todas as datas do vestibular
Unesp 2026: quando sai a lista de aprovados para a segunda fase? Confira!
A Vunesp já divulgou a prova da primeira fase na noite deste domingo (2). Para acessar as questões, é só seguir os passos abaixo:

O caderno de questão geral divulgado pela Vunesp também pode ser encontrado no link de Editais e Documentos.

A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 28 de novembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase e as notas de corte.

+ 8 coisas que você precisa saber sobre o vestibular da Unesp 2026
Segundo a Vunesp, o gabarito oficial da primeira fase da Unesp 2026 foi disponibilizado no próprio domingo, 2 de novembro, às 20h.
Você pode acompanhar também a correção da prova usando o gabarito do Curso Anglo, que é divulgado em parceria com a Revista Quero.
Unesp 2026: qual a nota de corte de Medicina?
Quando sai o gabarito oficial da Unesp 2026?
Segundo Viktor Lemos, diretor geral do Curso Anglo, a prova da Unesp deste ano teve como grande característica a interdisciplinaridade.
“Em todas as disciplinas, tivemos pelo menos uma, e em alguns casos até mais, questões que relacionavam conhecimentos de diferentes áreas. No caso específico desta edição, essa interdisciplinaridade foi muito positiva. Em muitas das questões, não se tratava apenas de abordar um tema de outra disciplina, mas realmente de exigir o domínio de conteúdos de duas ou mais áreas simultaneamente“, explica o diretor.
A seguir confira o comentário dele em cada uma das áreas da prova:
A prova apresentou uma forte interdisciplinaridade. “Houve, por exemplo, uma questão que relacionava gramática e figuras de linguagem com progressão aritmética e geométrica da Matemática; outra que unia interpretação de texto com lógica; uma terceira que conectava Literatura e Filosofia; e uma quarta que relacionava Literatura, História e Artes. Portanto, logo no início, a prova já se mostrou bastante interdisciplinar”, constata Viktor.
De acordo com ele, chama atenção também o uso de um romance em quadrinhos nas questões de 1 a 5, algo inédito nas provas da Unesp. “Essa escolha contribuiu para torná-la bastante diferente dos anos anteriores, reforçando o caráter interdisciplinar e inovador da prova.”
A prova de Inglês da Unesp deste ano manteve as características de sempre, com diferentes gêneros textuais e temas relacionados ao Brasil, sendo considerada uma prova tradicional dentro do estilo da banca, segundo a análise do diretor do Anglo.
O mesmo vale para Filosofia e Sociologia. “Quando digo “tradicional”, não me refiro a algo antiquado, mas ao padrão da Unesp: provas modernas, que dialogam com a atualidade”, reforça o especialista.
Em Filosofia, por exemplo, houve uma mescla entre conceitos clássicos da história da filosofia e situações cotidianas; em Sociologia, observou-se a mesma tendência. Assim, essas três disciplinas (Inglês, Filosofia e Sociologia) mantiveram o padrão dos anos anteriores, mas dentro de uma abordagem contemporânea.
Nas provas de Matemática e Física, também houve destaque para a interdisciplinaridade.
“A prova de Matemática abordou temas tradicionais, mas com uma cobrança moderna e contextualizada, incluindo questões que relacionavam Matemática e Geografia”, lembra Viktor.
Em Física, os enunciados foram longos, com muitos textos e figuras que exigiam interpretação. “Foi uma prova considerada difícil e trabalhosa, mas que também trouxe elementos interdisciplinares, especialmente com a Biologia”, alerta.
Em Biologia, a prova foi muito bem elaborada e moderna, com questões analíticas e temas relevantes, sem foco excessivo em detalhes decorativos.
“Mais uma vez, destacou-se a interdisciplinaridade: houve três questões que envolviam Biologia com Geografia, História e Química”, relata o diretor.
Para Viktor, a prova de Geografia foi de nível médio para difícil, abordando temas tradicionais como cartografia, solos e geomorfologia, além de tópicos contemporâneos e interdisciplinares, como transgênicos e a relação entre solos e construção civil.
“Chama atenção, contudo, a ausência de questões sobre demografia e geografia urbana”, disse.
A prova de História da Unesp também apresentou um nível de dificuldade médio, mas incluiu questões que exigiam certa interpretação e atenção do candidato.
“Destaco a questão 32, que abordava Idade Média com o uso de um meme. Embora não haja erro de gabarito, o meme pode induzir o candidato a marcar a alternativa incorreta, o que provavelmente gerará dúvidas e discussões”, sugere Viktor.
Vale mencionar também a questão 38 de Matemática, que também é interdisciplinar, mas de forma menos positiva. “Trata-se de uma questão de História que, na prática, exige apenas cálculos matemáticos, sem explorar de fato o conteúdo histórico.”
A questão 39, que traz a capa do álbum Survival, de Bob Marley, lançado em 1979, também merece atenção.
“Embora o aluno pudesse chegar à resposta correta por eliminação, a questão demandava um conhecimento bastante aprofundado de iconografia, especialmente sobre o tráfico negreiro. Esse é um ponto de atenção, pois não é comum que alunos do ensino médio dominem esse tipo de conteúdo com tanta profundidade”, enfatiza o diretor.
Depois de fazer a prova da primeira fase da Unesp 2026, veja quais são as próximas datas importantes do vestibular:
+ Unesp 2026: veja a nota de corte de cada curso nos vestibulares anteriores
+ Quando sai a nota de corte da Unesp 2026?
Mesmo que você tenha sentido que não foi bem neste ou em outro vestibular, saiba que você não precisa desistir de entrar na faculdade.
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.