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Universidades

Publicidade e Propaganda: Entrevista com o coordenador do curso da Anhanguera de Jacareí

por Palloma Gabriela em 29/01/18 600 visualizações

Olá, galera! Entrevistei o coordenador do curso Publicidade e Propaganda da Anhanguera de Jacareí. A entrevista ficou muito bacana, tenho certeza de que vocês vão curtir, já que nela falamos sobre o mercado da publicidade, comunicação corporativa, expectativa do mercado, salários, diferença entre publicidade e marketing, e muito mais.


Vale a pena ler, pois o professor Cleo Andrade é um profissional bastante conceituado no mercado de comunicação corporativa e já atuou na área de comunicação de importantes empresas do Vale do Paraíba, o que enriqueceu ainda mais a entrevista, além de mandar superbem como coordenador e professor.

Revista Quero: Recentemente o curso de Publicidade da Anhanguera de Jacareí recebeu nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A que se deve esse resultado?

Cleo Andrade: É por meio do Enade que o MEC (Ministério da Educação) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação com relação ao conteúdo, ou seja, a qualidade do curso e a aptidão dos estudantes para o mercado de trabalho. A nota 4 conquistada pelo curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera de Jacareí (em uma escala que vai de 1 a 5) atesta o compromisso da instituição por meio de um corpo docente preocupado com a alta qualidade no ensino e claro, o comprometimento dos próprios estudantes, protagonistas do processo de aprendizagem. É um mérito que agrega no currículo profissional e acadêmico de todos os envolvidos, além de promover um destaque especial na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

RQB: Como está o mercado de trabalho na área de Publicidade hoje?

C.A: Atualmente, mesmo com a já conhecida crise econômica e política que o País enfrenta, a área de comunicação deve ser vista como uma área estratégica de negócios. Seja em agências de publicidade (comunicação interna ou mercadológica) ou em empresas privadas e/ou públicas nas áreas de marketing, comunicação corporativa e relacionamento. A internet e as redes sociais fazem com que o mercado para profissionais com conhecimento em mídias sociais esteja em alta. Hoje temos casos de sucesso de ex-alunos que abriram seus próprios negócios, desbravam pelo ramo do empreendedorismo e até empregam atuais alunos do curso.

RQB: O que um profissional de comunicação precisa ter?

C.A: Competências profissionais como conhecimento em softwares para criação e edição de imagem, vídeo e áudio, mídia, excelente redação e capacidade de planejamento são muito importantes, mas ser um profissional com ótimo relacionamento pessoal é imprescindível para um publicitário. Conseguir se comunicar de forma clara e objetiva para trabalhar bem em equipe e compreender e analisar o comportamento humano é essencial.

RQB: Você tem muita experiência em comunicação corporativa. Qual dica você dá para quem pensa em atuar nesta área?

C.A: Atuar em comunicação organizacional traz inúmeras vantagens ao profissional de comunicação, pois, na maioria dos casos e empresas, ele vai atuar com comunicação integrada: comunicação interna e endomarketing, comunicação externa e assessoria de imprensa, além de suportar áreas como assuntos regulatórios/responsabilidade social, vendas e treinamento, ou seja, frentes bem diversas de trabalho, um leque impressionante de atividades. Atuei com vendas, aos 18-19 anos, em uma agência de comunicação e, nos últimos dez anos, atuei em duas empresas multinacionais na área de comunicação organizacional: uma escola sem precedentes. Há quase cinco anos, também leciono e coordeno o curso de Comunicação da Anhanguera Jacareí.

RQB: Qual a diferença entre os cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing?

C.A: Os termos marketing, publicidade e propaganda, apesar de terem tudo a ver, não possuem o mesmo significado. Costumo brincar que Marketing é mais razão, lógica, enquanto publicidade e propaganda são mais emoção, criatividade. Não que um elemento não seja importante ou não estejam ligados uns aos outros. Enquanto o Marketing ocupa-se de informações de mercado e o desenvolvimento de preço e produto, a Publicidade consiste na popularização de uma ideia e a Propaganda atua com a construção de conceitos e imagem. No curso de Propaganda e Marketing, há um foco mais administrativo sobre a empresa e sua engrenagem; em Publicidade e Propaganda, o foco é construção da reputação e a divulgação da imagem da empresa, marca ou produto, dando a ela uma identidade, um posicionamento junto ao público-alvo.

RQB: Quais são os diferenciais da Faculdade Anhanguera em relação às outras instituições do Vale do Paraíba?

C.A: Além dos conceitos positivos junto ao MEC no que diz respeito às exigências para o bom funcionamento de qualquer Instituição de ensino, na Anhanguera de Jacareí existe uma cultura de comunicação muito forte. Professores, coordenadores e a Direção da instituição têm proximidade com os alunos, o que ajuda no cotidiano: sanar dúvidas, resolução de demandas específicas, bem como diversas formas e canais de comunicação, promovendo um diálogo constante. Em 2017, a Faculdade Anhanguera de Jacareí completa 10 anos de atuação na cidade, colaborando na formação de diversos profissionais e alterando positivamente o contexto social e econômico do município e as cidades ao entorno.

RQB: Todo profissional de publicidade precisa ser criativo e dominar ferramentas como Illustrator?

C.A: A criatividade é uma competência obrigatória para quem quer estudar ou atuar em comunicação. A criatividade pode (e deve) ser desenvolvida por meio de muita bagagem cultural, por meio de contato com maior número de pessoas diferentes, culturas, leituras diversas e experiências pessoais, acadêmicas, etc. Já sobre dominar ferramentas específicas, creio que seja importante o conhecimento básico de tudo que envolve a área de formação em comunicação, mas também depende do ramo que o profissional de publicidade queira seguir. Por exemplo, áreas de design e criação exigem habilidades em softwares, mas há outras como planejamento, mídia, marketing, inteligência, assessoria, que vão exigir a aplicação de outras competências.

RQB: Quais as áreas de atuação possíveis para um profissional formado em Publicidade e Propaganda na Anhanguera?

C.A: O profissional de Publicidade e Propaganda trabalha em agências e veículos de comunicação (TV, rádio, jornais, revistas, internet), áreas de comunicação, marketing, atendimento, vendas e relacionamento de empresas públicas e privadas, assessoria de comunicação, eventos e indústria gráfica. Além de estar apto a atuar em fotografia, webdesign e design gráfico.

RQB: Qual o tempo médio de colocação no mercado para um recém-formado na Anhanguera?

C.A: Pode variar por fatores diversos, como a economia local aquecida, o perfil dos profissionais (ou seja, não apenas a formação acadêmica) estar adequado ao perfil daquela vaga, por exemplo. Mas, no curso, temos vários exemplos de alunos que atuam, como profissionais ou estagiários, no ramo da comunicação.

RQB: Vamos falar um pouquinho sobre salários. Como estão os salários para os profissionais desta área?

C.A: Com um mercado de trabalho bem amplo, pode variar bastante de acordo com a localização geográfica, porte da empresa, senioridade e experiência do profissional, bem como sua posição na hierarquia. Há salários entre R$ 900,00 e R$ 1,8 mil para estagiários e Analistas Jr., e para Especialistas e Seniores entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, sem contar os postos de gestão em comunicação.

RQB: Qual o papel do coordenador de curso na vida acadêmica dos alunos?

C.A: O coordenador é o profissional que, ao mesmo tempo em que representa o curso, atua nos bastidores dele. Faz a gestão do corpo docente, garantindo a melhor equipe, o professor certo para a disciplina certa, administra o relacionamento com o aluno, estabelece parcerias e networking, em prol de ganhos acadêmicos e profissionais aos alunos, como um gestor de oportunidades para o curso. É ele que também faz o acompanhamento e calendário escolar, além da implementação e gestão do modelo acadêmico. Lida com indicadores, processos e, de novo, relacionamento.

RQB: Com o surgimento de novas tecnologias, quais são os desafios do Publicitário hoje?

C.A: Atuar na área é um desafio constante, afinal, comunicar-se assertivamente é se fazer entender, é entender a cultura, o comportamento humano para transmitir mensagens de significativo impacto e relevância, sejam elas mercadológicas ou não. Mesmo diante dos desafios enfrentados em um mercado cada vez mais exigente e pressionado pela instabilidade econômica. A publicidade atua com pessoas, independentemente do veículo, e tudo é tão dinâmico, em constante mudança, que não devemos nos prender. Então, ater-se à verdades absolutas e ter uma visão limitada... Amanhã já é outro dia, vamos apreciá-lo.

RQB: Qual o papel da Anhanguera na formação dos alunos?

C.A: A instituição tem o lema de colaborar na realização do projeto de vida do aluno. Esse projeto é individual, particular e, nesse contexto, a instituição é o meio pelo qual o aluno vai galgando degraus em sua vida pessoal e profissional. Além dos conteúdos trabalhados nas disciplinas, distribuídos em uma matriz curricular moderna e alinhada às exigências do mercado de trabalho, o aluno da Anhanguera dispõe de serviços que visam colaborar nesse desenvolvimento, como o Canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade criada para aproximar alunos dos empregos disponíveis na região, bem como auxiliar as empresas na indicação dos melhores profissionais, de acordo com suas demandas mercadológicas atuais. Gratuita e inédita, a ferramenta permite às empresas a divulgação de suas vagas em aberto, incluindo estágio, visualização de currículos, agendamento de entrevistas e, ainda, a gestão de seus processos seletivos até a contratação do aluno/candidato.

No caso do curso bacharelado em Publicidade e Propaganda, o curso forma o profissional com senso crítico, apto a agir eticamente, capaz de elaborar estratégias e inovações, bem como planejar, criar e gerenciar a comunicação, desenvolvendo soluções de comunicação eficazes para os objetivos e estratégias de marketing a partir de quatro pilares básico de profissionalização: Comunicação, Marketing, Técnicas e Práticas Publicitárias.

RQB: Conte uma experiência boa e uma ruim da profissão.

C.A: A vantagem de atuar na profissão de Publicitário é lidar com atividades sem rotina, o aprendizado constante, a oportunidade de lidar com diversos perfis de pessoas, clientes, empresas, instituições e estimular a criatividade a todo tempo. Como qualquer profissão, deve haver momentos de altos e baixos, mas confesso que amo a profissão que escolhi e, mesmo naqueles momentos de alta pressão e estresse, não consideraria fazer outra coisa.

RQB: Fale um pouquinho sobre o laboratório de comunicação e como ele é utilizado pelos alunos e professores.

C.A: Essa é uma parte muito bacana. O curso mantém um laboratório de comunicação, denominado Agência Experimental, com computadores que oferecem softwares específicos para o mercado, laboratórios de fotografia, estúdios para a produção e edição de áudio e vídeo que dispõem de equipamentos adequados para a realização de trabalhos, aulas práticas e atividades, o que colabora no desenvolvido do curso de forma interativa, atualizada e dinâmica, alinhada às novas tecnologias.

RQB: Qual dica você daria para quem está pensando em entrar na área?

C.A: A área de comunicação permite que você atue com flexibilidade e criatividade, e na maioria das atividades não há rotina, sempre há um desafio e uma aprendizagem diferente. O futuro estudante e profissional de comunicação deve considerar o relacionamento interpessoal como ferramenta fundamental de trabalho, gostar de lidar com pessoas já ajuda e muito. Curtir leitura, estar antenado com as notícias da área e também um pouco de economia, política, social, etc., colabora na formação do repertório pessoal e profissional. E claro, identificar com qual habilidade você se identifica mais, se é design, relacionamento, oratória, criação, redação, entre outros. A área agrega os mais diferentes perfis de pessoas e profissionais.

Agradeço o Cleo Andrade pela entrevista. Este bate-papo foi bem esclarecedor.

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