
Enem 2025: prazo para pedir isenção termina nesta sexta (25)
Isabella Baliana | 25/04/25Resultado será divulgado em 12 de maio e quem tiver o pedido negado poderá solicitar recurso; veja datas
Entenda como funciona o processo e o que fazer para aumentar suas oportunidades
Para os estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares do Programa Universidade Para Todos (Prouni), a lista de espera representa uma nova chance de conquistar uma bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior. Mas quais são, de fato, as chances de ser chamado? Como medir essa possibilidade? E o que fazer enquanto aguarda?
Pensando em responder essas perguntas, a Revista Quero conversou com o Diretor Pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, Antunes Rafael, que esclareceu os principais pontos sobre o tema e trouxe dicas para quem ainda sonha com a vaga.
Leia mais: Como conseguir bolsa de estudo em faculdade?
+ Não passei no Sisu e no Prouni. E agora?
A lista de espera do Prouni reúne candidatos que não foram aprovados nas chamadas regulares, mas que ainda desejam concorrer às bolsas remanescentes. As vagas são disponibilizadas conforme outros candidatos deixam de efetivar a matrícula ou não comprovam as informações exigidas.
Segundo Antunes Rafael, “o mais importante é ficar de olho nos prazos e estar pronto para entregar a documentação caso seja convocado”.
O período de manifestação de interesse na lista de espera do processo de 2025 é 26 e 27 de março de 2025, e os resultados estarão disponíveis no dia 1º de abril, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O número de pessoas chamadas na lista de espera do Prouni varia a cada edição e depende de fatores como a quantidade de bolsas não preenchidas nas chamadas regulares e o número de desistências dos candidatos aprovados anteriormente.
Diferente das chamadas regulares, a lista de espera não possui um número fixo de vagas disponíveis, pois elas surgem conforme outros candidatos deixam de efetivar a matrícula ou não conseguem comprovar as informações exigidas.
Além disso, a quantidade de convocados na lista de espera muda de acordo com o curso e a instituição.
Para acompanhar sua posição e verificar as chances de ser chamado, o candidato pode consultar diretamente a instituição de ensino após a divulgação da lista de espera no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Saiba mais: Quando sai a lista de espera do Prouni 2025?
+ Como conseguir bolsa em uma faculdade particular?
Mas, afinal, quais são as probabilidades de ser chamado na lista de espera? Segundo Rafael, isso depende de três fatores principais:
Em outras palavras, quem está mais bem classificado tem maiores chances de ser chamado, mas a movimentação depende da quantidade de candidatos que desistirem ou não apresentarem a documentação corretamente.
Para saber se foi aprovado na lista de espera do Prouni, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no dia 1º de abril de 2025, quando a lista será divulgada. No site, basta fazer login com a conta Gov.br e verificar se o nome aparece na lista de convocados.
Caso tenha sido selecionado, será necessário comparecer à instituição de ensino para comprovar as informações declaradas na inscrição dentro do prazo estipulado pelo cronograma oficial. Além disso, a instituição pode solicitar documentos adicionais para validar a matrícula.
Se o candidato não for chamado, ainda pode buscar outras alternativas, como o Fies ou bolsas institucionais oferecidas diretamente pelas faculdades.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Se você está na lista de espera do Prouni e ainda não foi convocado, é essencial ter um plano B. O especialista aconselha:
No site da Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil, você encontra bolsas de estudo de até 90% de desconto em vários cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país, com a Mega Bolsa.
Acesse o botão abaixo e veja as bolsas disponíveis para o curso que deseja:
Várias instituições parceiras da Quero Bolsa garantem a vantagem de até duas mensalidades grátis.
Outra coisa boa é que os valores das mensalidades cabem no bolso. Você pode fazer faculdade a partir de R$37,90 por mês!
E você pode economizar até R$180 mil com bolsas nos cursos mais procurados do Brasil
Conheça algumas das faculdades parceiras que oferecem descontos especiais: