logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Qual a diferença entre diploma EaD e Presencial?

por Isabela Giordan em 23/01/18 16 mil visualizações

Atualizado em: 11/01/2022

Segundo o Ministério da Educação (MEC), não importa a modalidade que o aluno fez o curso. Por exemplo, se o universitário concluiu a graduação, seu diploma será de graduação. Ou seja, não há diferença nenhuma no diploma de quem fez um curso Educação a Distância (EaD) ou presencial

Encontre bolsas de estudo de até 80% em cursos EaD

diploma ead e presencial

Isso significa que você pode escolher em qual modalidade estudar sem se preocupar se isso implicará em algo no seu diploma. É importante ressaltar que não é especificado no certificado se o curso foi feito presencialmente ou não.

No final, o importante é estudar, independente se o curso é presencial ou a distância, ainda mais quando você pode ter uma ótima bolsa de estudo.

Teste vocacional gratuito: descubra qual é a sua profissão ideal

Qual é a diferença entre um curso EaD e Presencial?

Entretanto, muitas pessoas não sabem qual é a diferença entre um curso EaD e aqueles que são presenciais. Não se preocupe porque iremos explicar para você:

  • Modalidade Presencial

O curso presencial é aquele em que alunos e professores se encontram em um lugar para ter as aulas. Nesse caso, os alunos têm aula na maioria dos dias na instituição de ensino escolhida em um horário pré-acordado.

  • Modalidade EaD

Segundo Ivete Palange, conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o “processo educacional em que há uma separação física entre o educando e o educador é chamado de educação a distância”. Nesse caso, as aulas são feitas online e o encontro com o professor é feito somente em momentos marcados.

Isso permite que diversas pessoas que possuem uma agenda agitada tenham a oportunidade de estudar, visto que o horário de estudo é algo flexível e decidido pelo próprio aluno.

Entretanto, não se engane. Ser um curso a distância não significa que ele será mais fácil de fazer. “O aluno necessita se organizar, estudar de forma autônoma e independente, identificar suas dificuldades e pedir ajuda para solucioná-las, realizar todas as atividades previstas e a avaliação. Não cumprir as atividades previstas a serem realizadas a distância ou ter um desempenho sofrível nas provas presenciais podem reprovar o aluno. Assim, o curso a distância não é mais fácil, exige até mais esforço que o presencial”, explica a conselheira.

Há preconceito no mercado de trabalho?

Ivete também afirma que o preconceito no mercado de trabalho diminuiu bastante nos últimos anos, isso se deve ao fato de que muitas empresas começaram a utilizar o método de educação a distância para realizar treinamentos, o que amenizou muito os julgamentos feitos contra a modalidade.

Além disso, as características necessárias para concluir um curso EaD também são muito valorizadas em profissionais como, por exemplo: proatividade, organização, autonomia e independência.

Como conseguir uma bolsa de estudo em um curso EaD?

Se você está decidido em começar um curso EaD no próximo ano, a Quero Bolsa pode te ajudar!

Encontre bolsas de estudo

O site oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.200 faculdades brasileiras. Para garantir a sua vaga é muito fácil, é só escolher a faculdade, o curso e o quanto você pode pagar. Clique aqui e veja como funciona a Quero Bolsa.




Publicado originalmente em: 23/01/2018

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54